Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

ACADEMIA COMEMORA DIA DA ATIVIDADE FÍSICA EM BOA VIAGEM

No Dia Mundial da Atividade Física, comemorado neste domingo (5), a Prefeitura do Recife, por meio do Programa Academia da Cidade, aproveitou a data para estimular a prática de exercícios como forma de cuidar da saúde. O trecho correspondente ao Segundo Jardim da Avenida Boa Viagem foi fechado para o tráfego de veículos para que os profissionais do Programa Academia da Cidade pudessem desenvolver diversas atividades durante o período da manhã.
 
A programação começou pouco antes das 8h com uma aula de ioga em frente ao pólo. Quarenta e três pessoas, entre adultos e adolescentes, participaram dessa atividade originária da Índia, que promove a união do corpo e da mente por meio de um trabalho intenso de respiração e exercícios. “Estou no Academia há um mês e uma semana. Estou adorando. Já consegui perder um quilo com as aulas. Me sinto melhor e estou estimulando meus filhos a participarem também”, disse a dona de casa Maria José da Silva, usuária do pólo da Praça do Poeta, às margens da avenida Caxangá, no bairro de mesmo nome.
 
Além de ioga, foram realizadas palestras sobre nutrição e aula de ginástica. No Segundo Jardim, foi montada uma estrutura especial com cama elástica, trampolim acrobático, pista de skate e rede de vôlei para as pessoas desenvolverem atividades físicas. Cerca de 400 usuários do programa de diversos pólos estiveram presentes. A Frevioca comandou a animação, conduzindo primeiramente parte dos alunos da Pracinha de Boa Viagem até o pólo e depois animando as atividades ao som de muita música. “Não faço parte do Academia da Cidade, mas acho uma iniciativa ótima da Prefeitura do Recife. Dá oportunidade para que as pessoas que não podem pagar uma academia particular possam se exercitar”, opinou o aposentado Antônio Amaral, morador de Boa Viagem há mais de 10 anos.
 
“O nosso objetivo no dia de hoje é fazer as pessoas deixarem o sedentarismo de lado e aderirem a uma prática física, seja ela qual for, sempre sob a orientação de um especialista. Isso faz parte do cuidado com a saúde, especialmente a prevenção de doenças como o diabetes, a hipertensão e a obesidade, proposta principal do Academia da Cidade”, explicou a diretora do Distrito Sanitário VI da Secretaria Municipal de Saúde, Danielle Rodrigues.
 
O coordenador do programa, Wilson Damascena, reforçou a fala de Danielle dizendo que não é preciso freqüentar uma empresa particular para se exercitar. “As pessoas podem usar um dos 20 pólos do Academia ou aproveitar outras áreas de convivência, como praças e parques. Isso não representa custo financeiro algum, apenas ganho para a saúde, pois prevenirá doenças. No caso específico do Academia, a iniciativa representa uma política de promoção à saúde do município implantada em 2002 que enfatiza a atividade física, o lazer e a alimentação saudável”, argumenta.
 

Matérias Relacionadas
- Prefeito participa de varredura contra a dengue em San Martin
- PCR estimula a prática de Atividades Físicas
- Prefeito anuncia plano de combate à Dengue 2009
- Vigilância Sanitária intensifica fiscalização nesta Páscoa
- Servidores da Emlurb participam de seminário sobre Tuberculose
- Saúde capacitada funcionários da Emlurb sobre tuberculose
- Prefeitura promove ações de saúde em Dois Unidos
- Ações da Prefeitura destacam o Dia Mundial de Combate à Tuberculose
- Secretaria de Saúde debate violência em seminário
- PCR estende comemorações pelo Dia Mundial da Água
- Saúde comemora Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose
- Profissionais da saúde debatem a violência em seminário
- Secretário de Saúde do Recife participa de Congresso em Caruaru
- Dia Mundial da Água ganha comemoração especial da PCR
- Dia Mundial da Água é celebrado pela PCR
- PCR celebra Dia Mundial da Água nesta quinta (19) e sexta (20)
- PCR empossa Conselho de Saúde da Maternidade Professor Bandeira Filho
- PCR participa de Medtrop 2009
- Academia da Cidade é apresentada para especialistas de instituições de saúde
- Prefeitura participa de seminário sobre qualidade de vida


Enviar    Imprimir