Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Assistência Social

PREFEITURA REALIZA PRIMEIRA PRÉ-CONFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
00:00 Terça-feira, 7 de Julho de 2009

De olho na VII Conferência Municipal de Assistência Social do Recife – que será realizada nos dias 29 e 31, no Colégio Vera Cruz, nas Graças –, a Prefeitura do Recife promoveu, na tarde desta terça-feira (07), a primeira das seis pré-conferências que irão preparar as comunidades para o evento. O encontro aconteceu na Diretoria Geral de Tecnologia (DGTEC), na Boa Vista, e contou com a participação de entidades do segmento e de representantes das comunidades da RPA 1. A secretária de Assistência Social do Recife, Karla Menezes, liderou o encontro.

Seis pré-conferências – uma para cada RPA –, funcionarão como espaços descentralizados onde vão ser elaboradas as propostas que serão discutidas na Conferência, que trará o tema “Controle Social: a Participação no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Direitos do Usuário”. Além disso, nestes encontros serão eleitos os delegados que irão participar do evento. Para Karla Menezes, as pré-conferências servem como uma extensão das discussões que já acontecem normalmente com as comunidades. “Na realidade, as pré-conferências foram precedidas por uma série de mobilizações com os grupos de interesse da Assistência Social, como as entidades envolvidas nas execuções de ações da Secretaria e os representantes das comunidades. A expectativa é que nesses encontros nós possamos avançar, estabelecendo as prioridades para a próxima Conferência, daqui a dois anos, além de discutir as prioridades e o Plano Decenal, contando com a participação popular nessas discussões”, explicou a secretária.

Participaram deste primeiro encontro mais de 200 inscritos, que representaram os seguintes segmentos: Entidades; Trabalhadores; Usuários e Sociedade Civil. Após a apresentação da Política de Assistência Social do Recife, onde puderam conhecer os programas e a rede assistencial existente nos seus bairros, os participantes foram divididos em quatro grupos, que discutiram os seguintes eixos: Protagonismo, Participação Popular, Gestão Democrática e Controle Social. A partir das discussões desses grupos, foram levantadas as principais demandas das suas comunidades.

Sobre o tema central da VII Conferência Municipal de Assistência Social, Karla Menezes informou que as deliberações tomadas nas pré-conferências deverão girar em torno da participação dos usuários da Rede na construção das políticas e ações voltadas para o segmento. “É nossa intenção priorizar a voz ativa dos usuários, trazê-los para debater os principais temas e programas ligados à Assistência Social. Essa participação do usuário é importante para permitir que a Prefeitura saiba onde está acertando e onde deve melhorar no que diz respeito ao atendimento à rede assistencial da Cidade”, explicou a secretária.

A aposentada Vilma Gomes, moradora de Santo Amaro, chamou a atenção para a participação da população nas decisões sobre as políticas públicas adotadas pela gestão municipal. “Eu acredito que esse trabalho deve ser vice-versa. Tanto a Prefeitura, com suas secretarias, estar presente na comunidade, procurando conhecer as suas necessidades. Quanto à comunidade, esta deve procurar a Prefeitura e participar das decisões. É uma via de mão-dupla. Todos nós, sabendo dos nossos direitos, devemos cumprir também os nossos deveres”, observou Vilma. Após as reuniões dos grupos de trabalhos, foram escolhidos os 22 delegados que irão representar a RPA 1 na VII Conferência Municipal.

Confira abaixo as datas e locais das próximas Pré-Conferências.

09/07 – SEST/SENAT – Beberibe (RPA 2)
10/07 – Colégio Santa Catarina – Tamarineira (RPA 3)
14/07 – Centro Social Urbano – CSU Bidu Krause – Totó (RPA 5)
15/07 – Faculdade Maurício de Nassau – Derby (RPA 4)
20/07 – Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães – Geraldão – Imbiribeira (RPA 6)

Matérias Relacionadas
- Conselheiros tutelares iniciam I Módulo de Formação Continuada
- Desempenho do Planseq Recife é compartilhado na reunião do MDS
- Crianças da Creche Albérico Dornelas Câmara festejam o São João
- Prefeitura promove Caminhada com Idosos
- PCR realiza caminhada de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa
- Karla Menezes se reúne com coordenadores do OP
- Crianças e adolescentes serão assistidos durante o São João
- Curso de Formadores do PlanSeq é realizado no Forte de Brum
- Curso de Formadores capacita professores do PlanSeQ Bolsa Família
- Prefeitura promove festa junina para a pessoa idosa
- CSU Afrânio Godoy recebe evento de Hip-Hop
- Conselheiros tutelares tomam posse no Apolo
- Prefeitura faz alerta para a necessidade da erradicação do trabalho infantil
- PCR realiza seminário de enfrentamento do trabalho infantil
- PCR realiza seminário de enfrentamento do trabalho infantil
- Panfletagem mobiliza cidadãos para Erradicação do Trabalho Infantil
- PCR realiza mobilizações de enfrentamento ao trabalho infantil
- PlanSeQ Recife lidera inscrições no CRAS em todo o País
- PCR e Governo assinam convênios para a área de assistência social
- PCR prossegue o recadastarmento dos beneficiários do Bolsa Família no Recife


Enviar    Imprimir