Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Assistência Social

PRÉ-CONFERÊNCIA MUNICIPAL REÚNE MAIS DE 300 PESSOAS NO BIDO KRAUSE
00:00 Quarta-feira, 15 de Julho de 2009

Na tarde desta terça-feira (14), no Centro Social Urbano, CSU, Bido Krause, Totó, aconteceu mais uma etapa da Pré-conferência Municipal de Assistência Social do Recife. Mais de 300 pessoas, entre usuários, delegados governamentais e prestadores de serviços, participaram das plenárias e dos grupos temáticos com temas como Controle Social; Gestão Democrática; Protagonismo; e Participação Popular, onde debateram os assuntos contidos nos anais da última conferência.

Todos os participantes ao se cadastrarem, receberam uma senha que os credenciavam a eleger os delegados da região. Entre os 317 inscritos, 224 foram identificados como usuários, pessoas ou grupos formais ou informais vinculados aos programas, projetos, serviços e benefícios da política de assistência social; 46 delegados governamentais e 47 prestadores de serviço, que exercem atividades na Assistência Social de forma continuada e permanente, sem condicionar o atendimento a qualquer forma de pagamento ou colaboração.

Na composição da mesa, a secretária da Assistência Social do Recife, e a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Karla Menezes, a vice-presidente, Maria de Fátima, a secretária executiva do CMAS, Vania Maria, a secretária executiva do Instituto de Assistência Social e Cidadania (IASC), Ilka Falcão e o secretário executivo da Assistência, coronel José Ramos.

Após a mesa de abertura, a usuária assistida pela Associação Pernambucana de Cegos, Leilane Conceição, realizou a declamação do cordel com o decálogo dos direitos socioassistenciais. Durante o pronunciamento, a vice-presidente do CMAS, Mª de Fátima, falou sobre a importância da mobilização da comunidade. “Queremos ouvir a necessidade dos moradores da região, para melhor aplicarmos a política de assistência, por isso, é muito importante a participação de todos”, declarou Fátima.

Cleide Oliveira, professora de arte do IDESC, Instituto de Desenvolvimento Social e Cultural, participou pela 1ª vez da pré-conferência na condição de prestadora de serviço e acredita que momentos como esse proporciona consciência cidadã. “Acho importante a população ter conhecimento dos seus direitos para poder cobrar do governo, até porque a comunidade precisa ter consciência cidadã para que haja conquistas no campo social”, avaliou Cleide.

A secretária executiva do IASC, Ilka Falcão, mencionou que a pré-conferência é um momento para o exercício da democracia. “São as discussões de hoje que determinarão o progresso desta conferência e quando cada um de nós tem o direto de expressar sua opinião sobre o que precisa mudar na política de assistência do município, estamos no exercício da democracia”, afirmou Falcão.

A secretária de Assistência Social, Karla Menezes, fez uma apresentação sobre a Política de Assistência Social no município, sua abrangência e seus programas e ressaltou o comprometimento da gestão com a qualidade de vida dos recifenses. “O prefeito João da Costa, desde o início da sua gestão enfatizou sobre os projetos políticos na nossa cidade, tendo como objetivo oferecer à população, inclusão social e qualificação profissional. Programas como o Bolsa Família, ProJovem, PETI e o Planseq, fazem parte do plano de ação de uma gestão comprometida com a sociedade”, afirmou.

Ainda durante o seu pronunciamento, Karla Menezes apresentou para os presentes o Marco Legal da Assistência Social e a tríade de sua composição, a LOAS, Lei Orgânica de Assistência Social, o PNAS, Política Nacional de Assistência Social e a NOB/SUAS, Norma Operacional Básica do SUAS - Serviço Social.

Matérias Relacionadas
- Karla Menezes se reúne com representantes do CRESS
- Assistência Social realiza Pré-conferência na RPA4
- Pré-conferência de Assistência Social acontece no CSU Bido Krause
- Assistência Social realiza reunião do Comitê Gestor do BPC na Escola
- Oficina do PPA reúne gestores e técnicos da Assistência Social
- Entidades se reúnem para comemorar os 19 anos do ECA
- Secretaria de Assistência Social realiza oficina do PPA
- Funcionários do Iasc recebem aulas de gastronomia
- Pré-conferência reúne mais de 400 pessoas
- Delegados são eleitos na pré-conferência de Assistência Social
- Prefeitura realiza primeira Pré-Conferência de Assistência Social
- Conselheiros tutelares iniciam I Módulo de Formação Continuada
- Desempenho do Planseq Recife é compartilhado na reunião do MDS
- Crianças da Creche Albérico Dornelas Câmara festejam o São João
- Prefeitura promove Caminhada com Idosos
- PCR realiza caminhada de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa
- Karla Menezes se reúne com coordenadores do OP
- Crianças e adolescentes serão assistidos durante o São João
- Curso de Formadores do PlanSeq é realizado no Forte de Brum
- Curso de Formadores capacita professores do PlanSeQ Bolsa Família


Enviar    Imprimir