Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

SAÚDE PARTICIPA DE SIMPÓSIO SOBRE REALIDADE DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA MUNICIPAL
19:04 Quinta-feira, 25 de Março de 2010

A Secretaria de Saúde do Recife participa, na manhã desta sexta-feira (26), no auditório do Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco (Procape), do simpósio Assistência Farmacêutica: organização e perspectivas diante da nova regulamentação, evento organizado pela Secretaria Estadual de Saúde, por meio da Superintendência de Assistência Farmacêutica de Pernambuco.

O encontro, com início marcado para as 8h30, terá as presenças do secretário de Saúde do Recife, Gustavo Couto; do gerente de Assistência Farmacêutica do Recife, Hermias Veloso; representantes do Ministério da Saúde e das secretarias dos municípios, e abordará temas como Realidade e Perspectivas da Assistência Farmacêutica Integral e Elaboração de projetos para a estruturação de centrais de abastecimento e farmácias.

Durante a reunião, haverá a assinatura do termo de adesão dos municípios pernambucanos ao Hórus – Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica. O software, desenvolvido pela Prefeitura do Recife e lançado no último mês de novembro na capital pernambucana, é referência em todo o País na gestão da assistência farmacêutica no atendimento às necessidades da Saúde, sendo um facilitador do trabalho dos gestores na dispensação e gerenciamento da assistência farmacêutica do Município. Atualmente, o sistema já foi implantado em 350 municípios brasileiros – deste total, 40% no Sudeste e 30% no Nordeste.

Esta é mais uma experiência exitosa de referência no Recife e que serviu de modelo para a implantação em outros municípios brasileiros e o sistema utilizado pela Secretaria Municipal de Saúde foi eleito o que melhor atendia às necessidades de usuários, profissionais e gestores. Com a assinatura deste termo de adesão dos municípios pernambucanos para a implantação do sotware, ferramenta criada pela Empresa Municipal de Informática (Emprel), sob orientação da Saúde municipal, toda a população do Estado passa a ter acesso a um instrumento moderno e eficiente, dotado de toda a tecnologia para o funcionamento eficaz do processo”, destaca o secretário de Saúde do Recife, Gustavo Couto.

Implantação – A criação do software batizado como Hórus pelo Ministério da Saúde, surgiu da necessidade de um maior controle da distribuição de medicamentos feita gratuitamente pelos municípios. O novo programa criado pela Emprel possibilita que os gestores façam avaliação dos programas de saúde e, ao mesmo tempo, saibam o número exato de medicação distribuída e dispensada, permitindo um maior controle de estoque, evitando o desperdício e a evasão de produtos.

O sistema ainda ajuda na compra e solicitação de novos remédios, possibilitando um maior conhecimento do perfil de consumo da população atendida. Outra vantagem é que a nova tecnologia permite o acompanhamento dos pacientes por meio do agendamento de datas programadas de entrega e a retirada ou não da medicação.

Serviço:

O quê: Saúde participa de simpósio sobre realidade da Assistência Farmacêutica Municipal
Quando: nesta sexta-feira (26)
Onde: auditório do Procape (Rua dos Palmares, s/n, Santo Amaro).

Matérias Relacionadas
- Plenária interdistrital amplia discussão sobre a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental
- Caminhada em Brasília Teimosa chama atenção para a Tuberculose
- Saúde promove sensibilização sobre Gripe H1N1
- Presidente Lula entrega novas ambulâncias para ampliação da frota do Samu Recife
- Saúde promove atividades no Dia Mundial de Combate à Tuberculose
- Saúde promove atividades durante semana de combate à tuberculose
- Saúde alerta para a importância do aproveitamento da Água
- Saúde inicia segunda etapa de vacinação contra o vírus da Gripe A
- Academia da Cidade faz acompanhamento especial para diabéticos
- Prefeitura e UPE divulgam pesquisa sobre diabetes em usuários do Academia da Cidade
- Prefeitura inaugura o Serviço de Atenção Domiciliar do Recife - SAD
- Prefeitura define programação para o Dia Nacional de Promoção da Saúde
- Seminário sobre o SUS avalia políticas e práticas em saúde no Recife
- Secretaria de Saúde vacina contra o vírus Influenza A (H1N1)
- Saúde inicia vacinação contra o vírus da Gripe A no Recife
- Prefeito empossa novos conselheiros de saúde do Recife
- Saúde alerta idosos sobre riscos com o sol
- Prefeito do Recife empossa novos conselheiros de Saúde
- Missão dos CTAs é foco de encontro sobre DST e Aids
- Saúde participa de encontro estadual sobre DST e Aids


Enviar    Imprimir