Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

ACADEMIA DA CIDADE DO IBURA COMEMORA PRIMEIRO ANO DE VIDA
12:19 Quinta-feira, 26 de Agosto de 2010

Cerca de 300 usuários, familiares e amigos participarão de um grande café seguido de um aulão e apresentações culturais e esportivas

Por Clara Albuquerque

Os usuários que frequentam o espaço destinado ao Programa Academia da Cidade na Praça da Vitória, no Ibura, terão um motivo especial para ir ao local nesta sexta-feira (27). Lá será comemorado, a partir das 6h, o aniversário de um ano de existência do polo, que integra a rede de 20 outras unidades deste programa criado pela Prefeitura do Recife em 2002.

A programação começará bem cedinho, às 6h30, com um superaulão de ginástica já para esquentar a musculatura dos cerca de 300 frequentadores assíduos. Além da atividade física, o público também irá conferir apresentações culturais como a dos grupos de break, Step Evolution, Levi e Jeremias, jogos de vôlei, basquete, populares e skate. O evento contará com as presenças da coordenação do Programa, de representantes do Distrito Sanitário VI, além de todos os atores que desenvolvem atividades físicas no espaço. Também será feita uma grafitagem por um grupo do próprio bairro em uma das paredes dos pólos, com a temática de atividade física, esporte e lazer, em comemoração à data.

O polo da Academia da Cidade do Ibura tem uma história de superação. Devido à recuperação do espaço utilizado, a Praça recebeu o nome de Vitória. “Além do esforço da comunidade pela reutilização do espaço público, nós temos o prazer de proporcionar essa requalificação do local através de atividades que promovam o bem-estar”, afirma o coordenador do Programa Academia da Cidade do Recife, Ebrivaldo Cavalcanti. O espaço surgiu de uma reivindicação dos moradores por meio do Orçamento Participativo (OP) e reúne, não só os moradores da UR1, mas também dos arredores, como UR 2 e 3, Parque dos Milagres, Lagoa Encantada, Pantanal e 27 de Novembro. Num total de 3.600 metros quadrados de área, foram construídos uma quadra de futebol com arquibancada, playground, quiosque, área de ginástica, banheiros, sala de avaliação física e área de convivência para idosos, com mesa de jogos e bancos. Uma pista de cooper também circunda a Praça e foi requalificada para comportar o empreendimento, proporcionando mais uma opção de lazer para a comunidade. A Academia do Ibura conta com uma equipe de sete profissionais e um estagiário.

Existe uma participação ativa da comunidade. É interessante o encontro entre gerações neste espaço. A gente vê a avó que leva a neta, mães que levam os filhos; temos uma boa participação dos homens também. Os eventos que promovemos sempre dão a oportunidade de outros amigos e familiares conhecerem o Programa e participarem dele”, diz Ebrivaldo.

Academia da Cidade - Há oito anos em atividade, o Programa é referência no País para a prática regular de atividades físicas e de lazer em espaços públicos. Atualmente, existem 21 polos na Cidade, frequentados, mensalmente, por cerca de 30 mil pessoas. Com 80 profissionais nas áreas de educação física e nutrição, desenvolve trabalhos nos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), junto aos seus usuários, com a orientação de atividades físicas, jogos e passeios temáticos.

No último dia 16, a PCR, em parceria com o Governo do Estado, deu início às obras de construção de mais um polo do Academia da Cidade. A nova unidade funcionará no Parque 13 de Maio e receberá investimento de R$ 331.177,00. A unidade é a primeira das 20 academias que serão construídas na Cidade, previstas no 2º Plano de Obras do Orçamento Participativo, convênio assinado pela PCR e Governo do Estado em março deste ano. Um investimento total nas novas 20 unidades é de R$ 13 milhões.

Matérias Relacionadas
- Saúde realiza caminhada para usuários e familiares do CAPSad Professor José Lucena
- PCR participa do IX Fórum de Tabagismo
- Vigilância Sanitária capacita comerciantes
- Saúde promove caminhada para usuários e familiares do CAPSad Professor José Lucena
- PCR segue com atividades em referência ao Dia Nacional de Combate ao Fumo
- Secretaria de Saúde promove 2ª Semana da Família no Distrito Sanitário VI
- Prefeitura promove palestra sobre a dengue em Jardim São Paulo
- Mutirão da saúde realiza ação contra a dengue no bairro de San Martin
- João da Costa participa da reinauguração do Hospital Pedro II
- Saúde do Recife convoca médicos para participar de seleção simplificada
- PCR e Governo do Estado iniciam obras do Academia da Cidade no Parque 13 de Maio
- Prefeito João da Costa lança Programa Saúde na Escola
- Secretário de Saúde participa de encontro em Brasília
- Saúde do Recife capacita profissionais em hipertensão arterial
- Secretário de Saúde participa de reunião no Distrito Federal
- Saúde promove capacitação em pressão arterial
- Caminhada incentiva moradores a reaproveitarem o lixo
- Prefeitura do Recife dá início à Campanha de Vacinação contra a Pólio
- PCR promove abertura do recicladescoberta
- PCR comemora 30 anos da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite


Enviar    Imprimir