Saúde
SEMINÁRIO MARCA O DIA MUNDIAL DO IDOSO
00:00 Terça-feira, 5 de Outubro de 2010
Cerca de cem pessoas participaram do evento que discutiu a saúde da pessoa idosa
Por Cris Sobral
Melhor qualidade de vida, valorização e participação efetiva do idoso na sociedade. Estes foram os temas abordados no II Seminário de Saúde do Idoso do Distrito Sanitário V, realizado durante toda a manhã desta terça-feira (05), na Biblioteca Municipal de Afogados. O evento, promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Saúde, comemorou o dia 1 de outubro, Dia Mundial da Pessoa Idosa, com sessões de alongamento e tai chi chuan, apresentação cultural, orientações sobre saúde bucal e uma palestra sobre o lar ideal para pessoas da terceira idade, ministrada pelo médico do PSF Vila Tamandaré, Márcio Campos.
A ação contou com a participação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos da Saúde Bucal, estudantes de medicina, representantes da Coordenação de Saúde do Idoso, Coordenação de Educação Popular em Saúde e da Gerência Operacional de Atenção à Saúde do Distrito.
Segundo a coordenadora de Saúde do Idoso, Maria de Lúcia Barbosa, o evento tem como principal objetivo incentivar a participação do idoso na sociedade para que ele se sinta mais valorizado. “Queremos que as pessoas da terceira idade tenham um envelhecimento mais saudável, uma vida mais ativa e continuem absorvendo conhecimento sempre”, afirmou.
“Trazemos os grupos de idosos para participar desta ação, não apenas com o intuito de comemorar a data, mas também para divulgar estas ações e torná-las mais acessíveis para estas pessoas que muitas vezes encontram muitos obstáculos”, disse Márcia Andréa, gerente operacional de Atenção à Saúde Básica. “Aqui estamos trabalhando a saúde do idoso, sua autonomia e autoestima. As pessoas da terceira idade não podem se isolar em casa e viver apenas à base de medicamentos”, complementa.
Para dona Lindalva Maria Lira, de 73 anos, participar de eventos como este é importante para valorizar o idoso e mostrar seu papel na sociedade, além de incentivá-lo a cuidar mais da saúde. “Quanto mais vivemos, mais aprendemos. Por isso, nunca esqueço de cuidar da minha saúde bucal, fazer sempre todos os exames necessários para prevenir doenças e procuro participar sempre de atividades educativas”, disse.
Grupos de idosos – Na ocasião estavam presentes idosos dos grupos Alegria de Viver, As Super Poderosas, Boa Idade da Sabedoria, Amigos do Zepelim, Amor à Vida, Grupo da 3ª Idade Santa Tereza, Grupo de Idosos Chico Mendes Ximboré, Pedras que Cantam, Vida Saudável e o Grupo de Atendimento Multiprofissional ao Idoso (GAMI) da Policlínica Agamenon Magalhães.

- - PCR realiza ação contra a leptospirose no Aníbal Bruno
- - Recife comemora Dia Internacional dos Animais
- - Saúde comemora o Dia Mundial do Idoso
- - Policlínica Agamenon Magalhães reinicia pronto-atendimento
- - Prefeitura comemora Dia Internacional dos Animais
- - Reutilização do lixo marca o encerramento do ReciclaDescoberta II
- - Secretaria de Saúde celebra abertura do movimento Outubro Rosa
- - Saúde participa de atividades do Outubro Rosa
- - Saúde promove o encerramento do II Recicladescoberta
- - Usuários da rede municipal comemoram o Dia Mundial do Coração
- - Saúde promove Feira de Reciclados em Nova Descoberta
- - Saúde comemora o Dia Mundial do Coração
- - Secretaria de Saúde promove feira de reciclados na comunidade de Nova Descoberta
- - Secretaria de Saúde promove feira de reciclados em Nova Descoberta
- - Recife apresenta modelo de Atenção Básica em encontro nacional de Terapia Ocupacional
- - Saúde discute implantação da rede de atenção à saúde da mulher e da criança
- - Comunidade do Caranguejo recebe nova Unidade de Saúde da Família
- - Evento discute políticas e ações voltadas para a Saúde Ambiental
- - Saúde realiza oficina sobre futura rede perinatal do Município
- - Saúde realiza caminhada para comemorar o Dia do Idoso
|