Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

PREVENÇÃO AO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO MOBILIZA RECIFENSES
16:56 Sexta-feira, 22 de Outubro de 2010

Realizadas simultaneamente em seis pontos da Capital, caminhadas tiveram a participação de mais de duas mil pessoas

Por Clara Albuquerque

A Prefeitura do Recife promoveu, na manhã desta sexta-feira (22), uma grande caminhada de prevenção ao câncer de colo uterino. A iniciativa chamou a atenção do público para o problema, que causou a morte de 55 mulheres na capital pernambucana em 2009. Cerca de duas mil pessoas se engajaram na ação, uma celebração prévia do 27 de outubro, dia Municipal e Estadual de prevenção da enfermidade.

Organizado pela Secretaria de Saúde do Recife, o evento teve a colaboração das secretarias municipais de Assistência Social, Serviços Públicos e Controle, Desenvolvimento Urbano e Obras em parceria com a Universidade de Pernambuco (UPE). Além de alertar a população a respeito da moléstia, a marcha serviu como forma de valorização da cidadania e solidariedade. Os participantes foram convidados a levar donativos como alimentos não-perecíveis, itens de higiene e material de limpeza, a serem doados a instituições que trabalham com pessoas carentes.

Nos vários pontos da mobilização, equipes da Saúde orientaram a população a respeito da doença e seu tratamento. Em todos eles, profissionais da Academia da Cidade abriram as atividades com sessões de alongamento. “Estamos focados em trabalhar a saúde de forma integrada a fim de que as pessoas possam refletir sobre o que a atividade física representa na vida delas. As mulheres, por exemplo, devem ser orientadas sobre a contribuição que o exercício tem na prevenção do câncer de colo de útero. Nossa preocupação tem sido cuidar da saúde com alegria por uma questão de qualidade de vida”, apontou o gerente do programa, Ebrivaldo Cavalcanti.

A mobilização do Distrito Sanitário II, que inclui bairros como Água Fria e Arruda, teve início no polo da Academia da Cidade, situado na Praça do Hipódromo. De lá, seguiu até o Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros – Cisam, na Encruzilhada. A comemoração contou com a participação de grupos culturais, como o Maracatu Chão de Estrelas, durante a caminhada. Na unidade médica, um espaço disponibilizava serviços como vacinação contra a Gripe A (H1N1) e rubéola e Hepatite, medicação de taxa glicêmica, verificação da pressão arterial, orientação sobre DST/Aids, exames de pele para detecção de hanseníase, sessões de reike e distribuição de preservativos masculinos.

Estamos animados com a repercussão do público e instigados a fazer mais mobilizações como essa nos próximos anos. A comunidade feminina recebeu bem o alerta contra o câncer de colo de útero e acreditamos que haverá uma melhor procura pelo exame preventivo nas unidades de saúde”, afirmou a gerente de Atenção à Saúde da Mulher do Recife, Benita Spinelli.

O Distrito Sanitário III, abrangendo localidade como Macaxeira e Apipucos, aproveitou o evento para promover também a 5ª Caminhada da Pessoa Idosa. A concentração foi no Sítio Trindade, em Casa Amarela. “Está tudo lindo aqui. O bom do evento é que aproveito para fazer coisas que adoro, como passear, conversar e sorrir”, falou Doralice Pereira, 69 anos. No local, também houve a entrega de um material especialmente confeccionado para pessoas com deficiência visual. O folder, produzido em Braille, trazia informações sobre câncer uterino. A caminhada foi encerrada com apresentações de ciranda e coco, com o grupo Força e Garra, e da dança da peneira, com o Grupo da Macaxeira e passistas de frevo.

Saiba Mais - A rede municipal disponibiliza o exame de prevenção contra o câncer de colo de útero gratuitamente em todas as unidades de saúde. A Gerência de Atenção à Saúde da Mulher orienta as mulheres recifenses a fazer a avaliação ao menos uma vez por ano e a sempre usar preservativo. A medida é uma das formas mais seguras de prevenção contra a enfermidade, já que o vírus HPV é sexualmente transmissível. O microorganismo é um dos principais causadores da enfermidade.

“É importante que os parceiros reflitam sobre o uso da camisinha no ato sexual e que as mulheres procurem a unidade de saúde mais próxima de casa para realizar o exame preventivo. Detectada precocemente, a doença pode ter o seu desenvolvimento impedindo”, reforçou Benita Spinelli.

Matérias Relacionadas
- PCR e Fundação Altino Ventura realizam entrega de óculos a alunos da Rede Municipal de Ensino
- Prefeitura do Recife entrega óculos a estudantes da rede municipal
- Caminhada alerta para a prevenção do câncer de colo de útero no Recife
- Curso irá discutir alterações osteoarticulares na doença
- Técnicos da Saúde orientam profissionais da Brinks Segurança sobre dengue
- Recife apresenta novas equipes do NASF
- Academia da Cidade do Coque completa dois anos de atividades físicas
- Recife amplia programa de Atenção Básica à Saúde
- Acolhimento é tema de capacitação para profissionais do Guilherme Abath
- Recife inicia tratamento em massa contra a filariose
- Secretaria de Saúde participa do XII Congresso Brasileiro de Informática em Saúde
- Técnicos da Saúde participam de curso sobre animação sociocultural
- Gestor da Secretaria de Saúde participa de curso em Minas Gerais
- PCR promove palestra sobre tabagismo para profissionais da Brink’s Segurança
- Prefeitura do Recife lança campanha Xô Filariose
- Secretaria de Saúde do Recife alerta para o combate à Sífilis
- Caminhada no Ibura celebra Dia do Idoso com usuários da rede municipal de saúde
- Prefeitura do Recife lança campanha de combate à Filariose
- Secretaria de Saúde promove caminhada em comemoração ao Dia do Idoso
- Saúde realiza oficina de material reciclado no Alto do Reservatório


Enviar    Imprimir