Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

PREFEITURA DO RECIFE CELEBRA DIA MUNDIAL DA SAÚDE
19:01 Quinta-feira, 7 de Abril de 2011

Evento na Praça de Jardim São Paulo reuniu dezenas de pessoas em atividades e ações saudáveis com a presença de, aproximadamente, 100 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde

Práticas e hábitos saudáveis, prevenção diária, cuidados diversos com o corpo e a mente. Esses foram alguns dos recados passados na manhã desta quinta-feira (07), na ação promovida pela Prefeitura do Recife em celebração ao Dia Mundial da Saúde. Um grande evento realizado na Praça Jardim São Paulo, no bairro de mesmo nome, na Zona Sudoeste da Cidade, reuniu dezenas de pessoas que participaram de diversas atividades. No local, o público teve acesso a um aulão de ginástica, sessões de lian gong e tai chi chuan, massoterapia, orientações de combate à dengue, dicas de saúde bucal e prevenção ao uso de drogas, entre outras.

Desde às 6h, a movimentação foi intensa na área de lazer com a promoção do aulão liderado pelos professores do Programa Academia da Cidade. Os alunos, na grande maioria senhoras, participaram ativamente da execução dos exercícios e da brincadeira. A aposentada Ivanilda Santana, de 74 anos, foi uma das pessoas que prestigiaram a aula de ginástica. Para ela, que é aluna há mais de 3 anos do Academia da Cidade, os exercícios são excelentes para uma vida saudável. “Fico mais disposta e desde que comecei no Programa tenho muito menos problemas de saúde”, revela dona Ivanilda, que também aproveitou para aferir a pressão.

Outro estande muito procurado pelos passantes foi o de saúde bucal. No espaço dedicado para todas as idades, crianças, jovens e adultos tiveram a oportunidade de receber informações sobre prevenção ao câncer de boca e escovação correta dos dentes. Já os pequenos, além de aprenderem como limpar os dentes, receberam kits contendo escova e creme dental.

Para o secretário de Saúde do Recife, Gustavo Couto, o Dia Mundial da Saúde é um momento muito importante para toda a população, pois se trata de uma questão que representa um grande desafio para todos os povos que buscam a construção de uma qualidade de vida melhor. “Ter saúde é estar de bem com a vida, com condições de moradia e de educação. Comemorar a saúde é comemorar a conquista da democracia e a conquista dos nossos direitos”, afirmou o gestor, ressaltando a necessidade de atender a todos, mais com uma atenção especial aos mais vulneráveis.

A atividade contou ainda com a apresentação da banda marcial da Escola Estadual Nilo Coelho de um número de dança sobre dengue com os alunos da Escola Municipal André de Melo, de um esquete de teatro do grupo de Redução de Danos da Secretaria de Saúde. Além disso, também aconteceu a exibição de uma peça com bonecos, realizada pelo grupo Asas da Imaginação, formado por agentes do Distrito Sanitário V. Na mensagem, a importância de acabar com o mosquito transmissor da dengue.

Ainda sobre a doença, outro estande montado na Praça com a presença de técnicos do Programa de Saúde Ambiental (PSA) reforçou o enfrentamento da dengue no Município, descartando focos e orientando sobre como evitar a proliferação, promovendo iniciativas simples como a de não deixar água acumulada em recipientes abertos. A dona de casa Célia Fernandes, foi uma das que receberam a mensagem. “Não adianta eu eliminar toda água parada se o não fizer o mesmomeu vizinho . A responsabilidade deve ser de todos”, afirmou.

Mais estandes – Ainda na Praça, o público conferiu um espaço para discussões sobre doenças sexualmente transmissíveis, aids e hepatites virais, com entrega de material educativo e camisinhas masculinas. Outra área tratou da importância da prevenção e diagnóstico precoce nos casos de câncer de mama e colo de útero.

Além da própria Secretaria de Saúde, as comemorações do Dia Mundial da Saúde contaram com apoio das secretarias municipais de Educação e de Serviços Públicos – por meio da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), da Companhia de Serviços Urbanos (Csurb), Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) e Guarda Municipal. O Metrorec e a Secretaria Estadual de Educação foram outros parceiros da iniciativa.

MAIS FOTOS

Prefeitura do Recife celebra Dia Mundial da Saúde Evento reuniu dezenas de pessoas. Confira AQUI.

Matérias Relacionadas
- Recife comemora Dia de Promoção da Qualidade de Vida
- Saúde promove caminhada sobre biodiversidade na comunidade de San Martin
- Dia Mundial da Saúde será comemorado no Recife com diversas atividades
- Prefeitura comemora um ano do Serviço de Atenção Domiciliar com seminário
- Futuros servidores recebem acolhimento por parte da Secretaria de Saúde do Recife
- PCR apresenta projeto da Academia da Cidade aos moradores do Jordão
- Vigilância Ambiental se prepara para enfrentar possíveis desastres naturais no período das chuvas
- Saúde promove acolhimento para 344 novos profissionais da Rede
- Zeladores e porteiros de condomínios do Recife recebem capacitação sobre a dengue
- Saúde capacita profissionais do Distrito Sanitário II sobre tuberculose
- Saúde contrata médicos para atuação na rede municipal
- Médicos reguladores do Samu contam com nova sala de atendimento
- Moradores do Coque recebem orientações sobre tuberculose
- População do Ibura é contemplada com mobilização sobre hanseníase
- Coque recebe mobilização sobre tuberculose
- Seminário uniformiza debate sobre atenção básica em Pernambuco
- Ibura recebe evento de sensibilização sobre hanseníase
- Saúde discute atenção básica nas três esferas de governo
- Secretaria de Saúde abre a 17ª Residência Terapêutica no Recife
- Coordenação de Saúde da Mulher movimenta Sítio Trindade


Enviar    Imprimir