Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

SECRETARIA DE SAÚDE ABRE A 17ª RESIDÊNCIA TERAPÊUTICA NO RECIFE
18:43 Terça-feira, 29 de Março de 2011

Unidade será mantida por meio de um convênio entre a PCR e a Santa Casa de Misericórdia e abrigará sete moradores

Por Tádzio Estevam

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Saúde, inaugurou nesta terça-feira (29) mais uma residência terapêutica, a 17ª unidade da capital pernambucana. A residência – que será mantida por meio de um convênio entre a PCR e hospital Santa Casa de Misericórdia do Recife - fica no bairro do Jordão Baixo (Distrito Sanitário VI) e vai abrigar sete pacientes advindos do antigo Hospital Psiquiátrico Alberto Maia, localizado no bairro de Camaragibe. Com esses pacientes, a Rede Municipal de Saúde contabiliza 85 moradores distribuídos nas 17 unidades distribuídas pela Cidade.

Os integrantes do grupo passaram cerca de 20 anos internados em instituições psiquiátricas. Eles serão inseridos na Rede Municipal de Saúde e receberão assistência pelo Centro de Atenção Psicossocial Livremente e pelo PSF do território”, explicou a gerente de Atenção à Saúde Mental do Recife, Alyne Lima.

Segundo a gestora, foi elaborado um projeto terapêutico individualizado. Antes da chegada desses moradores na nova residência, o grupo esteve, desde dezembro do ano passado, no centro transitório, localizado na Várzea, para se adequar à nova realidade que terá a partir de hoje. A iniciativa proporciona a ampliação dos espaços de troca e a busca pela autonomia de cada morador. “Inicialmente, os moradores serão acompanhados 24 horas por cuidadores e um técnico de referência, mas a dinâmica deverá mudar a partir das respostas apresentadas pelos usuários. Atualmente, eles não possuem vínculos que permitam o retorno às suas famílias de origem. No entanto, continuaremos trabalhando para que a reaproximação seja possível, no caso dos que ainda têm parentes vivos”, acrescentou.

Ainda segundo Alyne, a transferência dos pacientes para o estabelecimento marca o início de uma nova vida para eles. “É uma oportunidade importante, com o resgate da sua cidadania e a possibilidade de voltar ao convívio em comunidade e com a sociedade”, destaca.

Rede Municipal – As residências terapêuticas são mantidas pela Prefeitura do Recife. Os moradores também recebem benefícios federais. A instalação dos estabelecimentos faz parte da política municipal de saúde mental, que tem entre os seus focos a desospitalização e a reabilitação social de ex-internos de instituições psiquiátricas e a assistência e a reinserção em comunidade de pessoas com transtornos mentais. A Rede Municipal conta ainda com 17 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), dos quais 11 são voltados para esse segmento. Os outros seis tratam dependentes químicos.

Saúde Mental – Cerca de 100 profissionais de Saúde Mental do Município estiveram reunidos na manhã desta terça-feira, em um hotel em no Bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, para discutirem os transtornos de personalidade e a importância do acolhimento desses pacientes nas unidades de saúde do Recife. O encontro reuniu especialistas da área como Ana Lúcia Francisco, psicóloga, pesquisadora e professora da Universidade Católica de Pernambuco; Gilvanice Noblat e Socorro Macedo, ambas psiquiatras da Rede Municipal de Saúde e Antônio Ricardo, psicólogo do Centro de Pesquisa em Psicanálise e Linguagem (CPPL).

Matérias Relacionadas
- Coordenação de Saúde da Mulher movimenta Sítio Trindade
- Saúde promove sensibilização sobre envelhecimento saudável
- Profissionais da Saúde do Recife participam de curso na UPE
- PCR promove mobilização dedicada à saúde da mulher
- Profissionais de saúde são qualificados sobre anemia falciforme
- Saúde promove palestra sobre anemia falciforme
- Comunidade de Lagoa Encantada é contemplada com Feira de Saúde
- Combate à tuberculose agita a Policlínica Lessa de Andrade
- Porteiros e zeladores do Recife recebem capacitação sobre os riscos da dengue
- Saúde inicia mobilizações em torno do Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose
- Lagoa Encantada recebe feira de saúde
- Entidades parceiras da PCR e Miss Brasil conhecem experiências de controle às doenças negligenciadas
- Porteiros e zeladores de condomínios do Recife são capacitados sobre dengue
- Secretaria de Saúde do Recife apresenta projeto para instituição estadual
- Dia Mundial da Água é festejado nesta terça
- CAPS Espaço Azul recebe Grupo de Teatro Oprimidos/Pontão do Rio de Janeiro
- Prefeitura do Recife inicia combate às doenças negligenciadas
- Secretaria de Saúde lembra o Dia Mundial da Água
- Prefeitura do Recife celebra Dia Mundial da Água
- Programa Mãe Legal é lançado no Recife


Enviar    Imprimir