Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

ENCONTRO DISCUTE TRANSTORNOS LIGADOS À INFÂNCIA

Os transtornos mentais ligados à infância e adolescência – a exemplo do autismo, da hiperatividade e da psicose – estarão na pauta das discussões do 1º Encontro de CAPS Infantil, que ocorrerá no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, nesta segunda (10) e terça-feira (11). Promovido pela Prefeitura do Recife, em parceria com o Ministério da Saúde e o Governo do Estado, o evento reunirá em torno de 300 pessoas, entre profissionais de saúde e estudantes. População em geral interessada no assunto também pode participar.

A abertura está marcada para as 8h da segunda (10), com a presença da secretária Municipal de Saúde, Tereza Campos. Em seguida, o psicanalista e consultor do ministério, Luciano Elia, proferirá a primeira conferência, das 9h às 10h, sobre a articulação da rede de saúde mental no País, com enfoque no trabalho integrado entre Caps e ambulatórios. Além disso, haverá mesas redondas sobre as políticas de atenção à saúde da criança e do adolescente, das 11h30 às 12h45, e a importância dos Caps infantis, das 15h30 às 17h. Duas unidades do tipo existentes no Recife – o Cléa Lacet e o Zaldo Rocha – apresentarão as suas experiências, inclusive com estudo de caso.

Na terça-feira (11), o cuidado no diagnóstico e na prescrição de medicamentos para crianças será foco da mesa redonda “O uso da medicação na infância”, que ocorrerá das 8h às 9h. Um outro tema de relevância será o atendimento de adolescentes com uso abusivo de álcool e outras drogas nos CAPSad num debate que ocorrerá das 11h15 ao meio-dia. Paralelo a isso, os supervisores de saúde mental do município participarão de uma capacitação sobre políticas públicas. Dez trabalhos científicos foram selecionados para apresentação, sendo seis em formato pôster e quatro oralmente. Profissionais que atuam em CAPS de Natal (RN), João Pessoa e Campina Grande (PB) foram convidados para apresentar os trabalhos desenvolvidos.

As inscrições para o 1º Encontro de CAPS Infantil ainda podem ser feitas. Para isso, basta a pessoa enviar uma solicitação com dados pessoais para o e-mail saudementalrecife@yahoo.com.br ou ir pessoalmente ao Centro de Convenções de Pernambuco na segunda-feira a partir das 8h, horário em que será realizado o credenciamento dos participantes. Informações sobre a programação poderão ser obtidas por meio do site .

Rede infanto-juvenil – O início da rede de Centros de Atenção Psicossocial (Caps) no Recife data de 2000. A criação de unidades exclusivas para crianças e adolescentes ocorreu a partir de 2004. Atualmente, 5 dos 17 Caps são voltados para o atendimento do público infanto-juvenil. Três são específicos para transtornos mentais. Entre eles, Professor Zaldo Rocha (1 a 15 anos), na Encruzilhada, Centro Médico Psico-Pedagógico Infantil-CEMPI (1 a 12 anos), em Jardim São Paulo, e Cléa Lacet (12 a 18 anos), em Afogados. Os outros dois centros – Luiz Cerqueira, em Santo Amaro, René Ribeiro, em Afogados,– são destinados apenas para prestar assistência a jovens de 12 a 18 anos que fazem uso álcool e outras drogas.

Matérias Relacionadas
- Teatro reforça combate à filariose no Recife
- Iasc promove Semana da Saúde do Servidor
- PCR participa de Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele
- Teatro reforça combate à filariose no Recife
- PSFs serão campo de prática para residência multiprofissional da UPE
- Unidades de saúde da PCR serão campo de prática para especialização
- Gota espessa e controle da muriçoca fazem parte no combate à filariose
- Recife inicia tratamento coletivo da filariose
- PCR apresenta novas estratégias de controle da filariose
- Saúde Recife amplia setor de atendimento ao associado
- Samu simula atendimento em acidente aéreo
- PCR apóia Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra
- PCR comemora Dia de Luta pela Saúde da População Negra
- Samu Recife participa de simulação de resgate em desastre aéreo
- PCR participa de seminários de tabagismo no Rio
- Recife receberá R$ 1,4 milhão para combater a dengue
- Simulação de resgate aéreo agita Jornada do Samu Recife
- Ações marcam Dia Mundial de Prevenção ao Câncer de Colo de Útero
- USF Ilha de Joaneiro ganha nova sede
- PCR promove Encontro de Saúde e Terreiros


Enviar    Imprimir