Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

TEATRO REFORÇA COMBATE À FILARIOSE NO RECIFE

Cem alunos da Escola Municipal Professor Ricardo Gama, na Linha do Tiro, aprenderam sobre filariose de uma forma diferente na manhã desta sexta-feira (07): com a encenação de uma esquete teatral. A apresentação foi feita por oito jovens aprendizes do Programa de Saúde Ambiental da Prefeitura do Recife. Conhecidos como Asinhas, eles destacaram a importância de toda a população estar atenta ao tratamento em massa contra a doença, iniciado pela gestão municipal no último dia 03.

Com idade entre cinco e sete anos de idade, os estudantes não perderam nenhum movimento dos atores. No palco, o incentivo para não somente os alunos aderirem ao acompanhamento coletivo como lembrarem o compromisso para membros da família e vizinhos. “O bom de desenvolver um trabalho como esse para a criançada é que eles estão mais abertos às informações e ainda tornam-se agentes multiplicadores, quando incentivam que outras pessoas participem do tratamento em massa”, apontou a coordenadora do Programa Municipal de Controle da Filariose, Érika Avelar.

O espetáculo foi organizado de forma coletiva pelos Asinhas e demais participantes do setor de Educação Popular em Saúde do Distrito Sanitário II. “Preparamos tudo em dois dias, do texto ao figurino, maquiagem e cenário. Para isso, nos inspiramos nos materiais educativos e nas capacitações já recebidas sobre o tema. Vamos nos apresentar em escolas, unidades de saúde e onde mais for possível”, comentou Edvaldo Lopes, um dos coordenadores técnicos do grupo.

Há nove meses atuando como Asinha, Taiara Ruana da Silva estava empolgada com a encenação, onde usou maquiagem inspirada na personagem Catarina, do folclore pernambucano. “O teatro é uma forma de ensinar às pessoas de todas as idades de uma maneira divertida. Também desenvolvemos uma peça para o combate à dengue e a experiência foi bem-sucedida”, ressaltou.

Xô Filariose – Este ano, sete novos bairros foram incluídos no tratamento coletivo contra a doença no Recife: Santo Amaro, Ilha Joana Bezerra, Linha do Tiro, Nova Descoberta (Alto do Reservatório e Alto da Brasileira), Mustardinha, Mangueira e Afogados. Até 2007, eram cobertos Água Fria, Alto Santa Teresinha, Campo Grande, Brejo de Beberibe, Passarinho e Alto José Bonifácio.

Nas 13 localidades, todos os moradores receberão acompanhamento em massa, recebendo o remédio em casa, entregue nas visitas domiciliares dos agentes comunitários de saúde (ACSs) e de saúde ambiental (ASAs). A campanha se estende até o diz 12 dezembro e a expectativa é atingir, pelo menos, 80% dos 185 mil habitantes das áreas consideradas endêmicas para a doença, como é preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Além do tratamento em massa, a Prefeitura oferece mensalmente o teste da gota espessa em todos os distritos sanitários. Realizado das 22h à meia-noite, o exame consiste na coleta de sangue através de um furo no dedo. O teste é importante para identificar as novas ocorrências, verificar se houve redução da doença nas áreas tratadas e detectar registros em pontos que não são considerados endêmicos. Para saber as unidades de saúde que realizam o exame, basta ligar para a Ouvidoria Municipal de Saúde (0800.281.1520). O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. A ligação é gratuita.

Matérias Relacionadas
- Recife apresenta política de saúde no Sudeste do País
- Encontro discute transtornos ligados à infância
- Iasc promove Semana da Saúde do Servidor
- PCR participa de Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele
- Teatro reforça combate à filariose no Recife
- PSFs serão campo de prática para residência multiprofissional da UPE
- Unidades de saúde da PCR serão campo de prática para especialização
- Gota espessa e controle da muriçoca fazem parte no combate à filariose
- Recife inicia tratamento coletivo da filariose
- PCR apresenta novas estratégias de controle da filariose
- Saúde Recife amplia setor de atendimento ao associado
- Samu simula atendimento em acidente aéreo
- PCR apóia Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra
- PCR comemora Dia de Luta pela Saúde da População Negra
- Samu Recife participa de simulação de resgate em desastre aéreo
- PCR participa de seminários de tabagismo no Rio
- Recife receberá R$ 1,4 milhão para combater a dengue
- Simulação de resgate aéreo agita Jornada do Samu Recife
- Ações marcam Dia Mundial de Prevenção ao Câncer de Colo de Útero
- USF Ilha de Joaneiro ganha nova sede


Enviar    Imprimir