Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

SEMINÁRIO DISCUTE INTEGRAÇÃO DA SAÚDE COM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Por mês, cerca de 1,5 mil estudantes dos níveis técnico e superior valem-se da rede municipal de saúde como território prático de estágio curricular. Para discutir sobre o assunto, a Prefeitura do Recife promove, nesta terça-feira (14), o seminário Diretrizes Institucionais de Integração Ensino x Serviços de Saúde. Coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, o evento reunirá gestores da pasta e representantes e estudantes de estabelecimentos de ensino superior da capital que utilizam as unidades da rede de assistência médica da capital pernambucana como campo de prática. O encontro ocorrerá das 8h30 ao meio-dia, na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac (avenida Visconde de Suassuna, 500, Santo Amaro).

A abertura será feita pelo secretário municipal de Saúde, Gustavo Couto. Além dele, participam como palestrantes Amaro Lins, reitor da Universidade Federal de Pernambuco, Antonio Carlos Figueira, presidente do Instituto de Medicina Integral Professor Fernandes Figueira–Imip, Carlos Calado, reitor da Universidade de Pernambuco–UPE, e Eduardo Freese, diretor do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães–Fiocruz. A expectativa é que 80 pessoas compareçam ao seminário.

“Apresentaremos às instituições parceiras o modelo de saúde da Secretaria e aproveitaremos para reforçar nosso compromisso com o processo de aprendizagem e a formação dos profissionais da área. O desenvolvimento de uma política consolidada nesse sentido exige a realização de iniciativas compartilhadas, que definam o papel dos profissionais no serviço público, discutam a adequação das necessidades acadêmicas às necessidades do Sistema Único de Saúde e fortaleçam o SUS Escola”, explicou Gustavo Couto.

Segundo o secretário, o SUS deve ter uma função formadora e não ser apenas um espaço utilizado para a formação. “A integração ensino-serviço é fundamental também para que sejam traçados caminhos conjuntos voltados para seu aprimoramento e operacionalização”, argumenta.


Medicina – A Prefeitura do Recife é pioneira na institucionalização da parceria entre o ensino de medicina e o estágio curricular na rede municipal de saúde. A estruturação, que tornou a capital pernambucana referência nacional no assunto, teve início há quase dois anos, com a publicação da Portaria nº 10.507/07. De autoria da Secretaria de Saúde do Recife, o documento criou um Grupo de Trabalho exclusivo para discutir o assunto e definiu o critério geográfico para a distribuição das vagas de estágio no curso de Medicina entre os alunos da UFPE, UPE e Faculdade Boa Viagem (FBV/Imip).

Para o diretor de Gestão do Trabalho da Saúde, Carlos Sena, a normatização foi um ganho para todas as instituições envolvidas. “Entre outras vantagens, durante a permanência no campo prático, os universitários passaram a ter contato com o que preconiza o SUS e o Programa de Saúde da Família. Com o encaminhamento dos estudantes segundo a localização do estabelecimento de ensino, percebemos um incremento na procura por vagas em mais unidades de saúde”, disse.

Para estudantes de medicina, a Prefeitura oferece aproximadamente 50 vagas de estágio na rede municipal. Elas são divididas entre os PSFs, porta de entrada do SUS no município, e os serviços de urgência, que integram a chamada média complexidade. Para cumprir a carga horária, os alunos passam três meses em cada uma das áreas.

Matérias Relacionadas
- Vigilância intensifica fiscalizações para a Páscoa
- Oficiais das Forças Armadas são capacitados para o combate à dengue
- Saúde capacita funcionários da Ceasa sobre prevenção à dengue
- Academia comemora Dia da Atividade Física em Boa Viagem
- Prefeito participa de varredura contra a dengue em San Martin
- PCR estimula a prática de Atividades Físicas
- Prefeito anuncia plano de combate à Dengue 2009
- Vigilância Sanitária intensifica fiscalização nesta Páscoa
- Servidores da Emlurb participam de seminário sobre Tuberculose
- Saúde capacitada funcionários da Emlurb sobre tuberculose
- Prefeitura promove ações de saúde em Dois Unidos
- Ações da Prefeitura destacam o Dia Mundial de Combate à Tuberculose
- Secretaria de Saúde debate violência em seminário
- PCR estende comemorações pelo Dia Mundial da Água
- Saúde comemora Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose
- Profissionais da saúde debatem a violência em seminário
- Secretário de Saúde do Recife participa de Congresso em Caruaru
- Dia Mundial da Água ganha comemoração especial da PCR
- Dia Mundial da Água é celebrado pela PCR
- PCR celebra Dia Mundial da Água nesta quinta (19) e sexta (20)


Enviar    Imprimir