Controle e Desenvolvimento Urbano e Obras     Plenária do OP na Torre reúne mais de dois mil moradores Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

Controle e Desenvolvimento Urbano e Obras

PLENÁRIA DO OP NA TORRE REÚNE MAIS DE DOIS MIL MORADORES
00:00 Quinta-feira, 23 de Julho de 2009

Inaldo Lins
Plenária do Orçamento Participativo na microrregião 4.1
Inaldo Lins
Foram exatamente 2.286 moradores concentrados

Mais de meio quilômetro de rua coberta por toldos não foi suficiente para abrigar a multidão que acompanhou, na noite dessa quarta-feira (22), a terceira plenária do Orçamento Participativo na microrregião 4.1. Foram exatamente 2.286 moradores concentrados em frente ao Colégio Helena Lubienska, na Torre, firmando a tradição desse local de reunião como o terceiro mais movimentado na média histórica do OP, ficando atrás apenas das plenárias do Campo da União (Macaxeira), que atingiu 2.522 pessoas em 2002, e da Guabiraba, reunindo 2.505 em 2001. “Uma prova do bom desempenho do planejamento participativo”, ostentou o coordenador do OP, Augusto Miranda.

O pleito defendido pela maioria dos 78 candidatos a delegados eleitos na ocasião, habitação, encabeçou a lista das dez ações mais bem colocadas. Setecentos e três moradores optaram pela construção de residências para a comunidade de Santa Luzia, na Torre. Em seguida, com 521 votos, priorizou-se a edificação de praça na Rua Engenheiro Moacir Paraíba, em Poço Alto, também na Iputinga. A terceira posição volta para habitação, com a construção de casas para o grupo da comunidade Luta do Bueirão, na Torre (351 votos).

Ainda no início da plenária, a plateia foi prestigiada com uma prestação de contas do bairro apresentada pelo assessor executivo da Secretaria de Saneamento, Jorge César. Segundo ele, um projeto de R$ 120 milhões vai, em breve, transformar a infraestrutura urbanística da localidade. “Serão instaladas seis estações elevatórias e mais uma de tratamento, situada por trás do Parque de Exposições de Animais do Cordeiro, totalizando 150 mil metros de tubulação. Além disso, 109 ruas serão recuperadas”, expôs Jorge César.

A microrregião 4.1 compreende os bairros do Cordeiro, Prado, Zumbi, da Ilha do Retiro, Iputinga, Madalena e Torre. Desde 2001, ano de início do OP no Recife, já foram investidos R$ 46 milhões nessa área. Das 681 obras concluídas ou em execução, 628 referem-se a projetos habitacionais. A quarta e última plenária do OP na microrregião 4.1 vai acontecer na próxima terça-feira (28) no Parque do Caiara, na Iputinga. Quem ainda não teve oportunidade de votar, é imprescindível levar caneta esferográfica e documento de identidade com foto. Abaixo, confira a relação das dez ações mais votadas na plenária da Torre:

1) Construção de unidade habitacional para a comunidade de Santa Luzia, na Torre (703 votos);
2) Construção de praça na Rua Engenheiro Moacir Paraíba, em Poço Alto, na Iputinga (521 votos);
3) Construção de unidade habitacional para a comunidade de Luta do Bueirão, na Torre (351 votos);
4) Pavimentação e drenagem da Rua Baltazar da Silva Lisboa, na Iputinga (266 votos);
5) Implantação de academia da cidade e pista de cooper na Praça Professor Coelho de Almeida, no Cordeiro (263 votos);
6) Requalificação da Praça Arari Fonseca, na Iputinga (223 votos);
7) Construção da Praça Gregório Bezerra, na Vila Santa Luzia, na Torre (166 votos);
8) Oferta de cursos profissionalizantes para a comunidade Luta do Bueirão;
9) Pavimentação e drenagem da Rua Antônio Vieira, na Torre (119 votos);
10) Construção de habitacional para as famílias do excedente da comunidade Abençoada por Deus, na Torre (105 votos).

- Coordenador do OP se encontra com arcebispo de Olinda e Recife
- Fórum Temático de Mulheres do OP discute planejamento
- Posse festiva do OP agita Clube Internacional
- Delegados e delegadas do OP participam de posse festiva nesta quinta-feira