Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

DIA DE PROMOÇÃO DE QUALIDADE DE VIDA MOVIMENTA A PRAIA DO PINA
17:37 Domingo, 11 de Abril de 2010

O domingo de praia não foi um dia comum para os freqüentadores da orla do Pina. Quem passou por lá, das 8h às 17h do dia 11, disposto a curtir o sol e o mar, se deparou com uma imensa estrutura montada a beira mar. Nove tendas e um palco, erguidos pela Prefeitura do Recife e Ministério da Saúde (MS), abrigaram, durante todo o dia, diversas atividades de lazer, cultura e educação para estimular os recifenses a adquirir hábitos de vida mais saudáveis. É o chamado Dia da Promoção da Qualidade de Vida, realizado há quatro anos pelo MS, de forma itinerante.

A ação esteve por dois anos em Brasília, passou pelo Rio de Janeiro e, este ano, chegou ao Recife. “Não tivemos a menor dúvida em escolher esta cidade para abrigar o evento. Recife é referência para o resto do Brasil quando o assunto é promoção à saúde. Vocês foram o primeiro lugar a implantar o projeto Academia da Cidade e deu tão certo nas mão de vocês que estamos investindo para que seja copiado pelo resto do País. O sucesso é tanto que estão querendo implantar até lá fora”, disse o representante do Ministério da Saúde, Otabila Libânio, diretor do Departamento de Análise de Situação de Saúde da Secretaria de Vigilância em Saúde. Libânio se referiu à estruturação de uma Academia da Cidade em San Diego, na Califórnia (EUA), nos mesmos moldes do que é feito aqui.

Shows, dança, teatro, oficinas de brinquedos, mágica, circo, cuidados com o meio ambiente, aulas de práticas esportivas, orientação para alimentação saudável, escovação dentária, entre outras atividades fizeram parte da extensa programação montada. Estima-se que mais de cinco mil pessoas prestigiaram o evento. Ações parecidas aconteceram simultaneamente em outros 75 municípios em todas as cinco regiões do Brasil.

Saúde não significa somente ter ou não uma doença. Saúde é um conjunto de atividades que interferem na qualidade de vida das pessoas. E aí entra condições para a prática de lazer, moradia, educação, trânsito, exercício físico, alimentação e vários outros fatores. A cidade precisa estar preparada para oferecer uma vida plena aos seus habitantes, e estamos conquistando isso a cada dia”, afirmou o secretário de Saúde do Recife, Gustavo Couto, que representou o prefeito João da Costa, durante a atividade. Gustavo também destacou a importância do projeto Academia da Cidade para os recifenses. “Temos 21 pólos de atividade, até o final do ano serão 41 Academias no Recife. Estas 20 novas sedes, que serão implantadas em parceria com o Governo do Estado, foram reivindicações das comunidades nas reuniões do Orçamento Participativo”, disse.

Pesquisa realizada recentemente pelo MS, em parceria com o Centro de Prevenção e Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, mostrou que as pessoas que freqüentam os pólos da Academia da Cidade são até três vezes mais ativas que o restante da população. “Existem relatos de diminuição do uso de remédios de quem participa dessa atividade”, conta a coordenadora de Promoção à Saúde do Ministério, Débora Malta. Outro ganho detectado pela pesquisa é que pessoas que vêem outras pessoas freqüentando as aulas do projeto, tendem a querer praticar alguma atividade física e termina fazendo. “Vale mais do que qualquer propaganda”, brincou a técnica.

Outro estudo patrocinado pelo Ministério da Saúde indicou que somente 15% da população do Recife fazem exercícios regularmente, trinta minutos pelo menos cinco vezes por semana. “São tantos ganhos para a saúde que a prática de algum esporte deveria ser tão comum quanto escovar os dentes e tomar café da manhã”, disse a atleta de vôlei de praia e medalhista de ouro nas Olimpíadas de Atlanta, Sandra Pires, também presente no evento.

As atividades foram encerradas com chave de ouro. A tarde terminou com os shows do cantor Ed Carlos e do Maestro Forró e a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério.

Caminhada – A mobilização para o Dia da Promoção da Qualidade de Vida começou cedo. Por volta das 8h, saiu uma caminhada rumo ao Pina do 3 Jardim de Boa Viagem. Uma verdadeira multidão seguiu ao som da Frevioca, chamando atenção dos banhistas que estavam na orla. A energia da dona de casa Maria Severina de Santana, 67 anos, se destacava no meio da folia. “Vivia com dores em casa, depois que entrei para Academia da Cidade, há cinco anos, nunca mais senti nada. Acho que por causa disso continuo viva”, afirmou. Os participantes da caminhada foram recebidos por um aulão de aquecimento no palco principal. Foi o início de um dia cheio de atividades que mobilizou a população para a prática de uma vida mais saudável.

Matérias Relacionadas
- Desafios da política de saúde mental são debatidos em Conferência no Recife
- Saúde realiza Dia D contra a Gripe A
- PCR e Governo Federal comemoram Dia da Promoção da Qualidade de Vida
- Recife sedia 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental
- PCR e Governo Federal comemoram Dia da Promoção da Qualidade de Vida
- PROGRAMAÇÃO
- 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental é realizada no Recife
- PCR e MS apresentam programação do Dia de Promoção da Qualidade de Vida
- Prefeitura inicia terceira etapa da vacinação contra Gripe A
- Saúde inscreve voluntárias para curso de formação de doulas
- XIV CURSO DE FORMAÇÃO PARA DOULA COMUNITÁRIA VOLUNTÁRIA
- PCR discute políticas públicas e lança Caderneta de Saúde do Idoso
- Vigilância Sanitária continua fiscalização em mercados do Recife
- Prefeitura reforça a inspeção dos alimentos mais consumidos na Semana Santa
- Saúde participa de simpósio sobre realidade da Assistência Farmacêutica Municipal
- Plenária interdistrital amplia discussão sobre a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental
- Caminhada em Brasília Teimosa chama atenção para a Tuberculose
- Saúde promove sensibilização sobre Gripe H1N1
- Presidente Lula entrega novas ambulâncias para ampliação da frota do Samu Recife
- Saúde promove atividades no Dia Mundial de Combate à Tuberculose


Enviar    Imprimir