Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

PCR DISCUTE POLÍTICAS PÚBLICAS E LANÇA CADERNETA DE SAÚDE DO IDOSO
16:18 Terça-feira, 30 de Março de 2010

A Prefeitura do Recife promove, nesta quarta-feira (31), o I Seminário de Atenção à Saúde da Pessoa Adulta e Idosa. O evento discutirá as políticas municipais voltadas para a faixa etária, com destaque para as ações de assistência integral à população. O encontro ocorrerá das 8h30 às 16h30, no Recife Praia Hotel (avenida Boa Viagem, 09, Pina) e terá a participação do secretário de Saúde, Gustavo Couto, além de outros gestores da pasta.

O lançamento oficial da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa será um dos destaques do Seminário. Para falar sobre a iniciativa foi convidada a consultora técnica Luiza Machado, que responde pela Coordenação de Saúde do Idoso do Governo Federal. Contendo informações essenciais, o material permite a identificação de situações de risco de cada usuário. Entre os dados estão levantamento dos problemas de saúde, medicamentos usados e posologia, carteira vacinal e agenda de consultas.

Por uma decisão do Ministério da Saúde, os municípios com mais de 500 mil habitantes, como o Recife, ficarão diretamente encarregados pela distribuição das suas cadernetas. A ferramenta é mais um facilitador para o fortalecimento das nossas políticas, principalmente por possibilitar um maior planejamento e controle das ações de promoção, manutenção e reabilitação da capacidade funcional dos idosos inseridos na rede municipal”, apontou Gustavo Couto.

Segundo Kátia Magdala, gerente de Atenção à Saúde da Pessoa Adulta e Idosa do Recife, a realização do evento também permitirá um maior envolvimento das estratégias em andamento na capital pernambucana. “Queremos discutir permanentemente as ações realizadas no território. Nossa intenção é que todos ajam de forma integrada, identificando e implementando iniciativas que possam contribuir para uma melhor qualidade de vida da nossa população, com ênfase para os maiores de 60 anos”, detalhou.

De acordo com Kátia, entre as ações já em desenvolvimento que serão abordadas no seminário estão as de odontogeriatria nos Distritos Sanitários (DSs) III e VI. A gerente destacou ainda o SAD - Serviço de Assistência Domiciliar, em funcionamento nos DSs I e V, lançado pelo prefeito João da Costa em 19 de março.

Dados do mais recente censo do IBGE (2000) indicam que a capital pernambucana possui cerca de 134 mil pessoas com idade igual ou superior a 60 anos – o que representa 9,3% da população. A maior parte delas, aproximadamente 33,2 mil indivíduos, está concentrada no DS VI, que corresponde à Zona Sul da Cidade e inclui bairros como Boa Viagem, Ibura, Pina e Imbiribeira. Proporcionalmente, o bairro de Santo Antônio, no DS I, é o que possui mais idosos em seu território: dos 539 moradores da área, 120 – ou cerca de 22,3% – encaixam-se nesse perfil.

Matérias Relacionadas
- Vigilância Sanitária continua fiscalização em mercados do Recife
- Prefeitura reforça a inspeção dos alimentos mais consumidos na Semana Santa
- Saúde participa de simpósio sobre realidade da Assistência Farmacêutica Municipal
- Plenária interdistrital amplia discussão sobre a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental
- Caminhada em Brasília Teimosa chama atenção para a Tuberculose
- Saúde promove sensibilização sobre Gripe H1N1
- Presidente Lula entrega novas ambulâncias para ampliação da frota do Samu Recife
- Saúde promove atividades no Dia Mundial de Combate à Tuberculose
- Saúde promove atividades durante semana de combate à tuberculose
- Saúde alerta para a importância do aproveitamento da Água
- Saúde inicia segunda etapa de vacinação contra o vírus da Gripe A
- Academia da Cidade faz acompanhamento especial para diabéticos
- Prefeitura e UPE divulgam pesquisa sobre diabetes em usuários do Academia da Cidade
- Prefeitura inaugura o Serviço de Atenção Domiciliar do Recife - SAD
- Prefeitura define programação para o Dia Nacional de Promoção da Saúde
- Seminário sobre o SUS avalia políticas e práticas em saúde no Recife
- Secretaria de Saúde vacina contra o vírus Influenza A (H1N1)
- Saúde inicia vacinação contra o vírus da Gripe A no Recife
- Prefeito empossa novos conselheiros de saúde do Recife
- Saúde alerta idosos sobre riscos com o sol


Enviar    Imprimir