Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

PROFISSIONAIS DE SAÚDE RECEBEM QUALIFICAÇÃO SOBRE DOENÇA FALCIFORME
16:48 Sexta-feira, 22 de Outubro de 2010

Hematologistas, infectologistas, enfermeiros, fisioterapeutas e ortopedistas receberam aulas teóricas e práticas em dois dias de curso

Por Cris Sobral

Em junho deste ano, foi comemorado o lançamento da campanha 100 anos de Diagnóstico da Doença Falciforme em todo o Brasil. E para dar continuidade às discussões sobre o tema, a Prefeitura do Recife promoveu, em parceria com o Governo Federal, nesta quinta-feira (21) e sexta-feira (22), um curso sobre alterações osteoarticulares e úlceras de perna em portadores da enfermidade. O treinamento foi realizado na Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope). Cerca de 50 pessoas, entre profissionais de saúde e pacientes, participaram da capacitação.

“O resultado foi muito positivo para todos que participaram do curso. Conseguimos aumentar a bagagem de informações destes profissionais através dos conteúdos abordados, aliando a teoria com a prática. Nosso principal propósito ao realizar estas aulas foi aumentar o desempenho das funções dos participantes nas unidades de saúde e, também estimulá-los para que se tornem multiplicadores”, afirma a gerente de Atenção à Saúde da População Negra e às Pessoas com Doença Falciforme, Miranete Arruda.

As aulas foram ministradas por José Válber, cirurgião plástico com especialização em feridas, e Gildásio Daltro, ortopedista. No primeiro dia do curso foram discutidas as manifestações esqueléticas e musculares da anemia falciforme, a questão das úlceras de pernas, fatores preditivos de não-cicatrização, atenção básica e as úlceras complexas. Já durante toda a manhã de hoje, os profissionais receberam aulas práticas sobre avaliação de pacientes, exames de imagem, diagnósticos e condutas. Foram distribuídos folderes educativos, cartilhas sobre a saúde da população negra e os cuidados com a doença.

Segundo Vilma Guedes, enfermeira da Unidade de Saúde de Jordão Baixo, a iniciativa para participar do curso surgiu da necessidade de ampliar a visão sobre o tema. “A troca de experiência profissional enriquece muito nosso aprendizado sobre o tema. Aqui estamos aprendendo a avaliar e conduzir melhor o tratamento para aos portadores da doença falciforme”, complementa.

O encontro contou com a presença da gerente de Atenção à Saúde da População Negra e às Pessoas com Doença Falciforme, Miranete Arruda; representantes do Hemope; e da Associação Pernambucana de Portadores de Anemias (APPAH). Participaram da capacitação, hematologistas, infectologistas, enfermeiros, fisioterapeutas e ortopedistas.

Política – Instituído em 2006, o Programa de Atenção à Saúde da População Negra do Recife tem trabalhado para realizar o diagnóstico precoce da enfermidade e acompanhar os casos que chegam à rede de saúde municipal. O teste do pezinho, que identifica a doença, é oferecido nas três maternidades do Recife – Barros Lima (Avenida Norte, 6465, Casa Amarela); Professor Bandeira Filho (Rua Londrina, S/N, Afogados) e Arnaldo Marques (Avenida Dois Rios, S/N, Ibura de Baixo). Já o Laboratório Municipal de Saúde Pública realiza o exame de eletroforese da hemoglobina, capaz de identificar a hemácia falciforme.

Matérias Relacionadas
- Ação educativa mobiliza moradores de Afogados
- Prevenção ao câncer de colo de útero mobiliza recifenses
- PCR e Fundação Altino Ventura realizam entrega de óculos a alunos da Rede Municipal de Ensino
- Prefeitura do Recife entrega óculos a estudantes da rede municipal
- Caminhada alerta para a prevenção do câncer de colo de útero no Recife
- Curso irá discutir alterações osteoarticulares na doença
- Técnicos da Saúde orientam profissionais da Brinks Segurança sobre dengue
- Recife apresenta novas equipes do NASF
- Academia da Cidade do Coque completa dois anos de atividades físicas
- Recife amplia programa de Atenção Básica à Saúde
- Acolhimento é tema de capacitação para profissionais do Guilherme Abath
- Recife inicia tratamento em massa contra a filariose
- Secretaria de Saúde participa do XII Congresso Brasileiro de Informática em Saúde
- Técnicos da Saúde participam de curso sobre animação sociocultural
- Gestor da Secretaria de Saúde participa de curso em Minas Gerais
- PCR promove palestra sobre tabagismo para profissionais da Brink’s Segurança
- Prefeitura do Recife lança campanha Xô Filariose
- Secretaria de Saúde do Recife alerta para o combate à Sífilis
- Caminhada no Ibura celebra Dia do Idoso com usuários da rede municipal de saúde
- Prefeitura do Recife lança campanha de combate à Filariose


Enviar    Imprimir