Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?




RECIFE INICIA NOVAS ESTRATÉGIAS PARA VACINAÇÃO DA RUBÉOLA

Na primeira semana da campanha de vacinação contra rubéola, Recife ultrapassou o percentual de vacinas aplicadas do estado. Um total de 167.827 pessoas entre 20 a 39 anos se imunizou na capital. Isso representa 31,27% da população a ser vacinada. Em Pernambuco, 20,51% dos adultos já tomou a vacina. Os resultados foram considerados positivos. Mas não é motivo para relaxamento. Muito pelo contrário. Esta semana, a Prefeitura do Recife está com um cronograma intenso e novas estratégias para garantir que a meta de 95% de adultos (509.824 pessoas) seja vacinada até o dia 12 de setembro, prazo final da campanha no país.

Além de todos os PSFs, policlínicas e centros de saúde municipais, a vacinação da rubéola estará disponível nos principais supermercados da cidade. Nesta quarta-feira (13), a Secretaria Municipal de Saúde iniciará uma nova estratégia: vacinadores percorrerão o Mercado da Encruzilhada e as lojas do entorno, das 9h ao meio-dia, com isopores a tiracolo para aplicar a dose em comerciantes e clientes adultos. A mesma estratégia se repete, na quinta (14), no comércio situado nos arredores do Mercado de Água Fria, e, na sexta (15), no Mercado Público de Beberibe e nas lojas da Imbiribeira próximas da loja Jacaúna Decorações.

Além disso, técnicos de saúde da Prefeitura estarão percorrendo obras de construção civil e empresas privadas para imunizar os trabalhadores. “O compromisso é garantir que toda a população recifense de 20 a 39 anos seja protegida contra a rubéola. Por isso, estamos lançando mão de estratégias diferenciadas para atingirmos a meta estipulada até setembro”, afirma a secretária de Saúde do Recife, Tereza Campos. A imunização coletiva faz parte de um compromisso firmado pelos países das Américas com a Organização Mundial Pan-Americana de Saúde (Opas) de eliminar a rubéola até 2010 e a Síndrome da Rubéola Congênita, que causa problemas irreversíveis aos bebês, como surdez, cegueira e retardo mental.

Na Campanha Nacional de Vacinação para Eliminação da Rubéola, os homens são público-alvo principal. Isso porque a população masculina vem sendo a mais acometida pela doença nos últimos anos. Em 2007, dos 8.156 casos registrados no Brasil, 70% ocorreram entre homens adultos. Na capital, foram registrados 35 casos da doença. Um total de 5.000 profissionais de saúde e voluntários está envolvido na ação no Recife.

Poliomielite – A Secretaria de Saúde do Recife lembra aos pais e responsáveis que ainda não levaram os seus filhos para tomar a segunda dose da pólio para procurar, ainda esta semana, as unidades de saúde municipais. A vacinação é importante, pois é a única forma de proteger os pequenos contra a paralisia infantil. De acordo com balanço divulgado nesta terça-feira (12), foram vacinadas até agora 89.275 crianças menores de cinco anos de idade. Esse quantitativo representa 79,83% da população infantil a ser vacinada na capital.

Para garantir a cobertura necessária, 106.243 crianças menores de cinco têm de ser vacinadas, o que corresponde a 95% da população nessa faixa etária, conforme meta preconizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). “A vacinação é a única forma de garantir que o vírus da poliomielite não seja reintroduzido no Brasil. Por isso, levar as crianças aos postos de saúde para se vacinarem é um ato de responsabilidade e de amor dos pais para com as suas crianças”, afirma a secretária Tereza Campos.

No Recife, o último caso de pólio é de 1988. No país, o último registro ocorreu no município de Souza (PB), em 1989. Em outros lugares do mundo, porém, a pólio ainda é uma realidade. A África e a Ásia lideram os casos da doença no mundo. Em 2007, foram registrados 130 casos de pólio no mundo. Este ano, até o último mês de abril, já houve 354 casos, devido à reintrodução do poliovírus em 13 países, como Sudão, Nepal, Angola, Camarões e Chade. “Enquanto houver a pólio em outros países, a vacinação tem de ser feita para que novos casos não venham a ocorrer no Brasil”, diz a coordenadora do Programa de Imunização do Recife, Elizabeth Azoubel.

Onde encontrar – A vacinação da pólio pode ser encontrada em 152 unidades de saúde da capital, entre PSFs, policlínicas e centros de saúde, no horário das 8h às 17h. A secretaria lembra aos pais e responsáveis de levarem o cartão vacinal das crianças. Para saber os locais de vacinação, as pessoas podem ligar a Ouvidoria Municipal de Saúde (0800.281.1520), das 7h às 19h. A ligação é gratuita. Outra opção é acessar o site da Prefeitura do Recife .

Este ano, a vacinação virou “Programa Família” por ser dirigida a adultos (20 a 39 anos) e crianças (menores de 5 anos) de ambos os sexos. Enquanto os pequenos tomam as gotinhas que protegem contra a paralisia infantil, os grandes se protegem do vírus que causa a rubéola.

Matérias Relacionadas
- Conselheiros municipais são capacitados
- Universitários são vacinados contra rubéola
- Vacinação contra rubéola nos jogos do Santa Cruz e Náutico
- Centro médico de Casa Forte ganha nova sala de fisioterapia
- Experiência do Laboratório Municipal é apresentada em congresso
- Centro Médico Ermírio de Morais completa 10 anos
- PCR divulga cronograma de coleta da filariose
- Gincana movimenta campanha da rubéola
- Eventos nacionais e internacionais na agenda da Saúde
- Novos servidores da Saúde são capacitados para o Academia da Cidade
- Novos servidores da saúde recebem as boas-vindas
- Prefeitura promove vacinação itinerante contra rubéola
- Enfermeiros e outros profissionais de saúde recebem as boas-vindas
- Famílias recifenses são vacinadas contra pólio e rubéola
- Vacinação da rubéola e pólio é aberta no Gouveia de Barros
- Crianças das creches são vacinadas contra pólio
- Saúde Recife completa um ano e amplia número de beneficiários
- Crianças das creches são vacinadas contra pólio
- Agentes de saúde estimulam o aleitamento materno exclusivo
- Recife monitora vírus da Influenza


Enviar    Imprimir