Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?




NOVOS SERVIDORES DA SAÚDE SÃO CAPACITADOS PARA O ACADEMIA DA CIDADE

A Prefeitura do Recife iniciou, nesta sexta-feira (15), no Recife Praia Hotel, no Pina, a capacitação dos novos professores do Programa Academia da Cidade. São 70 profissionais de Educação Física aprovados em concurso público que se preparam para promover a saúde à população nos bairros. “O programa foi instituído pensando em requalificar os espaços públicos, atrair a população para o uso desses locais, estabelecer um maior diálogo com a rede de saúde e, principalmente, criar uma inovação que é incluir os profissionais de educação física em programas de saúde do Recife”, explicou a secretária de saúde, Teresa Campos.

Segundo o gerente do programa, Wilson Damascena, a idéia do curso é ampliar e aprofundar com os profissionais de educação física o conteúdo do Sistema Único de Saúde e do próprio Programa Academia da Cidade, mostrando o funcionamento da rede municipal de Saúde. “Buscamos fazer com que eles entendam melhor como ocorrem as intervenções do programa e sua importância para cidade”, disse. Para o profissional e participante, Bruno da Silva, a capacitação servirá para gerar maior compreensão sobre a idéia da prefeitura com o projeto e a melhor forma de atender a população. “Espero proporcionar a adesão da população a um estilo de vida saudável”.

“Esse programa tem importância fundamental para a saúde, uma vez que introduz o exercício físico com uma proposta de mudança na rotina das pessoas”, afirma a diretora de Atenção a Saúde, Graça Calvalcante. Dessa forma, o programa busca uma mudança no estilo de vida da população promovendo a saúde. De acordo com a diretora, os resultados da iniciativa já são evidentes. “Percebemos, como resultado do projeto, uma diminuição no número de doenças crônicas”, destaca. A população tem sido muito receptiva e vem solicitando a abertura de novas Academias da Cidade. “É contagiante ver as pessoas se exercitando, desperta a vontade de aderir ao programa”, ressalta Graça.

Academia da Cidade - O Academia da Cidade realiza cerca de 30 mil atendimentos por mês em 19 pólos espalhados por toda cidade. Iniciativa da Prefeitura do Recife, o programa foi criado em 2002 com a proposta de democratizar o acesso à prática de atividades físicas regulares na cidade, já que os espaços são abertos e qualquer um pode participar, bastando se inscrever. Todos os pólos instalados estão localizados em áreas públicas, como praças, parques e à beira-mar. No comunidade do Coque, no bairro da Ilha Joana Bezerra, está sendo construído o 20º equipamento. Além de promover a prática da atividade física, o Academia da Cidade incentiva a adoção de hábitos alimentares saudáveis, construindo um modo de viver melhor.

Desde a criação do programa até agora, o governo municipal já investiu em torno de R$ 11 milhões na requalificação e construção dos pólos, além de recursos humanos e equipamentos técnicos. Considerada referência no Brasil, a iniciativa foi premiada pelo Ministério da Saúde, em 2004, como ação exitosa, e pela Fundación Cuidad Humana, da Colômbia, em 2005, como melhor programa de atividade física das Américas. Ano passado, o Academia da Cidade foi bem avaliado através de uma pesquisa científica feita pelo Centers for Disease Control and Prevention (CDC), do Departamento de Saúde do governo americano.

Matérias Relacionadas
- Conselheiros municipais são capacitados
- Universitários são vacinados contra rubéola
- Vacinação contra rubéola nos jogos do Santa Cruz e Náutico
- Centro médico de Casa Forte ganha nova sala de fisioterapia
- Experiência do Laboratório Municipal é apresentada em congresso
- Centro Médico Ermírio de Morais completa 10 anos
- PCR divulga cronograma de coleta da filariose
- Gincana movimenta campanha da rubéola
- Eventos nacionais e internacionais na agenda da Saúde
- Novos servidores da saúde recebem as boas-vindas
- Prefeitura promove vacinação itinerante contra rubéola
- Recife inicia novas estratégias para vacinação da rubéola
- Enfermeiros e outros profissionais de saúde recebem as boas-vindas
- Famílias recifenses são vacinadas contra pólio e rubéola
- Vacinação da rubéola e pólio é aberta no Gouveia de Barros
- Crianças das creches são vacinadas contra pólio
- Saúde Recife completa um ano e amplia número de beneficiários
- Crianças das creches são vacinadas contra pólio
- Agentes de saúde estimulam o aleitamento materno exclusivo
- Recife monitora vírus da Influenza


Enviar    Imprimir