Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?




PCR DIVULGA CRONOGRAMA DE COLETA DA FILARIOSE

Todos os meses, a Prefeitura do Recife realiza gratuitamente a coleta de sangue para o exame que determina a microfilária, verme causador da filariose. Neste mês de agosto, serão disponibilizados 17 postos fixos e 22 volantes em todos os seis distritos sanitários do município. A coleta é feita das 22h à meia-noite, horário em que o parasita causador da doença circula nos vasos sangüíneos mais superficiais da pele, facilitando sua detecção.

O nome do exame é estranho: gota espessa. Mas a coleta é muito simples. Basta um pequeno furo no dedo, uma gotinha de sangue e pronto! Esse ato pode prevenir a filariose ou detectá-la precocemente, evitando o desenvolvimento da doença. A Secretaria Municipal de Saúde vem intensificando o trabalho de prevenção e combate à doença, realizando testes mensais durante todo o ano.

“O objetivo dessas ações de rotina é identificar e tratar precocemente os casos positivos e observar em quais áreas da cidade houve diminuição ou aumento em relação aos meses anteriores”, explica a gerente de Epidemiologia da Prefeitura, Denise de Oliveira. Os pacientes que apresentam resultado positivo para a microfilária são encaminhados para os PSFs do município, onde recebem tratamento adequado e são acompanhados pelas equipes de Saúde da Família.

Em 2007, cerca de 81.078 pessoas se submeteram ao exame da filariose em Recife. Desse total, apenas 164 casos foram positivos. A meta da Organização Mundial de Saúde (OMS) é eliminar a doença até 2020 em todo o planeta. Para saber quais as unidades da Prefeitura que realizam o teste, basta a pessoa ligar de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h, para a Ouvidoria Municipal de Saúde (0800.281.1520). A ligação é gratuita.

Fique Ligado!

O que é?

A Filariose ou filaríase é causada por vermes que parasitam os vasos linfáticos. A infecção ocorre quando mosquitos da espécie Culex quinquefasciatus, conhecidos pelo nome popular de pernilongo ou muriçoca, picam uma pessoa sadia, transmitindo larvas da W. bancrofti. A transmissão ocorre através da fêmea do mosquito, que começa agir ao crepúsculo e pica durante à noite, preferindo as horas mais avançadas e pouco antes do amanhecer. É mais freqüente nos meses quentes e chuvosos, pois a água que se acumula no solo amplia seus criadouros, mas pode ser encontrado durante todo o ano. Ao contrário do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, o Culex quinquefasciatus prolifera-se principalmente em depósitos artificiais, no solo ou em recipientes, com água estagnada e poluída, de aspecto sujo e mal cheirosa, rica em detritos e dejetos humanos. Põem seus ovos em valas negras, fossas, ralos, poços, latões, bebedouros de animais e latas ou copos usados.

Quais os sintomas?
Os primeiros sinais costumam ser processos inflamatórios localizados nos vasos linfáticos, com febre, dor de cabeça, náusea, sensibilidade dolorosa e vermelhidão em diferentes regiões como escroto, mama e membros inferiores.

Como prevenir?
Medidas simples como combater a muriçoca podem prevenir a doença. Portanto, conservar os ambientes de convívio limpos, fossas vedadas e evitar o acúmulo de água suja e empoçada são as melhores formas de manter os mosquitos afastados. Outra opção é o uso de mosquiteiros nas camas durante a noite.

Como tratar?
O tratamento é feito com um medicamento que combate os vermes que estão no organismo. Para os casos avançados, não existe cura, mas é necessário que se faça o tratamento médico para que os vermes parem de atuar e os inchaços e deformações não aumentem. Por isso, o teste é importante para prevenir a ocorrência da doença.

Matérias Relacionadas
- Conselheiros municipais são capacitados
- Universitários são vacinados contra rubéola
- Vacinação contra rubéola nos jogos do Santa Cruz e Náutico
- Centro médico de Casa Forte ganha nova sala de fisioterapia
- Experiência do Laboratório Municipal é apresentada em congresso
- Centro Médico Ermírio de Morais completa 10 anos
- Gincana movimenta campanha da rubéola
- Eventos nacionais e internacionais na agenda da Saúde
- Novos servidores da Saúde são capacitados para o Academia da Cidade
- Novos servidores da saúde recebem as boas-vindas
- Prefeitura promove vacinação itinerante contra rubéola
- Recife inicia novas estratégias para vacinação da rubéola
- Enfermeiros e outros profissionais de saúde recebem as boas-vindas
- Famílias recifenses são vacinadas contra pólio e rubéola
- Vacinação da rubéola e pólio é aberta no Gouveia de Barros
- Crianças das creches são vacinadas contra pólio
- Saúde Recife completa um ano e amplia número de beneficiários
- Crianças das creches são vacinadas contra pólio
- Agentes de saúde estimulam o aleitamento materno exclusivo
- Recife monitora vírus da Influenza


Enviar    Imprimir