Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

RECIFE APRESENTA POLÍTICA DE SAÚDE NO SUDESTE DO PAÍS

O êxito da implantação da política de saúde a população negra no Recife, em 2001, com ênfase na doença falciforme, garantiu a presença da Prefeitura do Recife na Semana Municipal de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme, que ocorre no município de Uberlândia (MG) entre os dias 11 a 14 desse mês. A gerente de Atenção à Saúde da População Negra, Miranete Arruda, apresentará o modelo implantado na cidade para combater a doença, que é referência no Brasil, junto com o Rio de Janeiro.

O convite para a Prefeitura participar do seminário surgiu após representantes da secretaria de saúde do município mineiro terem participado de uma capacitação no Recife no ano passado, que forneceu bases para estruturar o programa de atenção integral às pessoas com doença falciforme em Uberlândia. “Nesse treinamento, que durou uma semana, apresentamos a rede de saúde e como ela funciona. Depois da parte teórica, todos os participantes foram a campo visitar e conhecer nossas unidades de saúde, sobretudo às maternidades, e o setor de hematologia do nosso laboratório municipal”, recorda Miranete.

A experiência adquirida ao longo dos últimos sete anos, as ações desenvolvidas pela gerência e a criação da política de saúde a população negra pela Prefeitura do Recife serão alguns dos tópicos abordados na palestra. “Mostraremos o caminho percorrido por nós, com a ampliação da abordagem de atenção a saúde da população negra. Esperamos que a discussão ajude outros municípios a implantarem programas semelhantes”, afirma Miranete Arruda.

Histórico – O Programa Municipal de Anemia Falciforme foi criado em 2001, fruto da articulação entre o movimento social negro, a Associação de Portadores de Anemias Hereditárias e a Prefeitura do Recife, sendo referência nacional. Entre as ações já desenvolvidas, o município implantou o teste do pezinho nas maternidades, a oferta e adequação do laboratório municipal para realização de exames hematológicos e a realização de atividades e campanhas de promoção à saúde. Em agosto de 2006, foi instituída a Gerência de Atenção à Saúde da População Negra dentro da Secretaria Municipal de Saúde.

Paralelo a essas ações, a Prefeitura vem realizando capacitações, cursos e seminários de promoção à saúde da população negra, sobretudo para os profissionais da rede municipal, a implementação do preenchimento do quesito raça/cor nos formulários de saúde, além do estímulo e apoio a implantação do Programa de Anemia Falciforme, doença que acomete especialmente pessoas descendentes de matrizes africanas.

Matérias Relacionadas
- Encontro discute transtornos ligados à infância
- Teatro reforça combate à filariose no Recife
- Iasc promove Semana da Saúde do Servidor
- PCR participa de Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele
- Teatro reforça combate à filariose no Recife
- PSFs serão campo de prática para residência multiprofissional da UPE
- Unidades de saúde da PCR serão campo de prática para especialização
- Gota espessa e controle da muriçoca fazem parte no combate à filariose
- Recife inicia tratamento coletivo da filariose
- PCR apresenta novas estratégias de controle da filariose
- Saúde Recife amplia setor de atendimento ao associado
- Samu simula atendimento em acidente aéreo
- PCR apóia Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra
- PCR comemora Dia de Luta pela Saúde da População Negra
- Samu Recife participa de simulação de resgate em desastre aéreo
- PCR participa de seminários de tabagismo no Rio
- Recife receberá R$ 1,4 milhão para combater a dengue
- Simulação de resgate aéreo agita Jornada do Samu Recife
- Ações marcam Dia Mundial de Prevenção ao Câncer de Colo de Útero
- USF Ilha de Joaneiro ganha nova sede


Enviar    Imprimir