Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

INTEGRAÇÃO ENTRE SAÚDE E INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR É DISCUTIDA EM SEMINÁRIO

O secretário municipal de Saúde, Gustavo Couto, comandou, na manhã desta terça-feira (14), o seminário Diretrizes Institucionais de Integração Ensino x Serviços de Saúde. Bastante prestigiado, o evento, promovido pela Prefeitura do Recife, reuniu gestores da pasta e integrantes de estabelecimentos públicos e privados de ensino superior. No encontro, foi apresentado o novo modelo de gestão que a Secretaria pretende adotar. Houve espaço também para discussões sobre a importância da integração dos estabelecimentos acadêmicos e da rede municipal como território para a prática.

Além de Gustavo Couto, a mesa de abertura contou com a presença do assessor executivo da Secretaria, Eronildo Felisberto; Bertoldo Kruse, vice-presidente do Instituto de Medicina Integral Professor Fernandes Figueira–Imip; Eduardo Freese, do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães–Fiocruz; e dos representantes das universidades de Pernambuco – UPE, Bernadete Antunes, e José Thadeu Pinheiro, da Federal de Pernambuco – UFPE. O ponto em comum em todos os discursos foi a necessidade de discutir de forma conjunta e ampliada o papel do SUS Escola e a formação profissional.

“Queremos mais do que simplesmente integrar a rede de serviços e o ensino. É preciso ter foco estratégico e definir o que será prioridade. Estamos vindo de oito anos de uma política exitosa na Saúde, mas é preciso rever o que foi feito até então. Passamos pela redefinição do novo modelo de atenção e gestão e da relação com os antigos parceiros, ainda visando à instituição de novas parcerias”, comentou Couto.

Segundo o secretário, todo sistema que cresce muito precisa de acompanhamento para que não se perca nem se crie vícios de funcionamento. “Por isso, o momento atual é fundamental no que se refere à ampliação do SUS Recife. Não nos basta aumentar em números, queremos melhorar a resolutividade, o acesso e a qualidade do serviço. Para isso, precisamos que cada envolvido entenda sua função, o que inclui os gestores, os nossos profissionais, os estudantes que usam a rede como campo prático e mesmo os usuários”, completou.

Para fechar o evento, houve palestra com a diretora geral de Atenção à Saúde do Recife, Bernadete Perez; o diretor geral de Gestão do Trabalho da Secretaria, Carlos Sena; e com a assessora Cinthia Alves. Ao todo, cerca de 150 pessoas compareceram à conferência, que lotou o auditório do Senac, em Santo Amaro.

Matérias Relacionadas
- Seminário discute integração da Saúde com instituições de ensino superior
- Vigilância intensifica fiscalizações para a Páscoa
- Oficiais das Forças Armadas são capacitados para o combate à dengue
- Saúde capacita funcionários da Ceasa sobre prevenção à dengue
- Academia comemora Dia da Atividade Física em Boa Viagem
- Prefeito participa de varredura contra a dengue em San Martin
- PCR estimula a prática de Atividades Físicas
- Prefeito anuncia plano de combate à Dengue 2009
- Vigilância Sanitária intensifica fiscalização nesta Páscoa
- Servidores da Emlurb participam de seminário sobre Tuberculose
- Saúde capacitada funcionários da Emlurb sobre tuberculose
- Prefeitura promove ações de saúde em Dois Unidos
- Ações da Prefeitura destacam o Dia Mundial de Combate à Tuberculose
- Secretaria de Saúde debate violência em seminário
- PCR estende comemorações pelo Dia Mundial da Água
- Saúde comemora Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose
- Profissionais da saúde debatem a violência em seminário
- Secretário de Saúde do Recife participa de Congresso em Caruaru
- Dia Mundial da Água ganha comemoração especial da PCR
- Dia Mundial da Água é celebrado pela PCR


Enviar    Imprimir