Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

AGENTES DE SAÚDE E MILITARES INICIAM VARREDURA CONTRA A DENGUE

Agentes de saúde ambiental da Prefeitura do Recife e militares das Forças Armadas se uniram na manhã desta quarta-feira (22) para iniciar uma varredura contra de dengue. O “combate”, que tem o mosquito Aedes aegypti como inimigo n° 1, pretende impactar positivamente na mudança das condições favoráveis para transmissão da dengue neste período do ano na cidade, em que há alternância de chuvas com sol. O ponto de partida da operação ocorreu na UR-5, no Ibura. Lá, as residências dos moradores foram visitadas por 80 agentes e soldados em busca de possíveis focos do mosquito transmissor da doença. Foram visitadas durante a manhã e a tarde, cerca 2,5 mil casas na localidade.

Em toda a cidade, existem 1.111 pessoas envolvidas no trabalho, sendo 851 agentes de saúde e 260 militares. A novidade este ano é a inclusão da Aeronáutica e da Marinha na varredura. Na UR-5, as inspeções tiveram o apoio do Exército, que forneceu o maior contingente de homens para o trabalho. “Estamos fortalecendo o processo de enfrentamento da dengue no Recife a fim de garantir grande impacto nas ações num curto espaço de tempo através do apoio de instituições de credibilidade, como as Forças Armadas. A dengue é um problema de todos e precisa ser trabalhado todos os dias. A varredura faz parte desse conjunto de ações da Prefeitura no sentido diminuir os riscos e prevenir novos casos”, considerou o secretário Municipal de Saúde, Gustavo Couto.

Até o dia 13 de maio, todos os 545.458 imóveis do Recife serão visitados, a exemplo da residência da dona de casa Deonice Soares Melo, que foi inspecionada na manhã desta quarta. Moradora há 25 anos da comunidade, ela constatou sob a orientação dos agentes e militares algumas falhas nos cuidados para evitar a proliferação do mosquito, como bacias plásticas e garrafas de vidro com água acumulada no quintal. “Sempre que posso eu limpo o quintal e emborco as garrafas para não juntar água, mas com a chuva de hoje não foi possível. A dengue precisa ser vista diariamente, por isso sempre que posso eu faço a minha parte. Acho muito importante este trabalho porque a gente aprende o que deve fazer”, justificou Deonice.


Registros de dengue são menores em relação ao ano passado

A varredura faz parte do Plano de Ação de Combate à Dengue, lançado pela Prefeitura do Recife no dia 3 deste mês. Para o mutirão com as Forças Armadas, a Vigilância Ambiental realizou nas últimas duas semanas um ciclo de capacitações com os 260 militares (200 Exército, 40 Aeronáutica e 20 Marinha) para ensinar como identificar, tratar e/ou eliminar focos do mosquito, além de orientar a população sobre a doença. Ao final do curso, cada soldado recebeu uma bolsa com todos os materiais necessários para a inspeção (larvicida biológico, dosador, lanterna, calculadora, trena, prancheta, lápis, borracha, apontador e formulário).

“O combate à dengue exige planejamento, disciplina e organização, três pontos importantes nas operações empreendidas pelas Forças Armadas. Fomos novamente sensibilizados pela Prefeitura este ano a participar da operação diante da problemática da dengue. Resolvemos então dar continuidade ao apoio dado ano passado com o objetivo de proteger a sociedade”, disse o major Marcelo Murja, oficial de Comunicação Social da 7ª RM-7ª DE.

Conforme o último boletim epidemiológico do Recife, foram notificados 501 casos de dengue na capital pernambucana. Desses, 83 foram confirmados como dengue clássica. Um registro chegou a ser considerado como hemorrágico no início do mês, mas acabou sendo descartado. Não houve óbitos. No mesmo período do ano passado, Recife apresentava 1.678 notificações e 496 casos confirmados. “Os números do Recife estão muito melhores que em relação ao ano passado, mas isso não significa que podemos relaxar. Muito pelo contrário. A atenção da população precisa ser permanente para evitarmos que o mosquito se prolifere e tenhamos um aumento de casos”, afirmou o secretário Gustavo Couto.

Matérias Relacionadas
- PCR e Forças Armadas iniciam varredura contra dengue
- Vigilância Sanitária apreende produtos no Mercado de Afogados
- PCR realiza plantão de dengue no fim de semana e feriado
- Recife inicia pré-campanha contra a gripe
- Médicos e enfermeiros são capacitados sobre diagnóstico da dengue
- Secretaria de Saúde realiza palestra sobre dengue na Receita Federal
- Saúde capacita marinheiros contra a dengue nesta quarta (15)
- Integração entre saúde e instituições de ensino superior é discutida em seminário
- Seminário discute integração da Saúde com instituições de ensino superior
- Vigilância intensifica fiscalizações para a Páscoa
- Oficiais das Forças Armadas são capacitados para o combate à dengue
- Saúde capacita funcionários da Ceasa sobre prevenção à dengue
- Academia comemora Dia da Atividade Física em Boa Viagem
- Prefeito participa de varredura contra a dengue em San Martin
- PCR estimula a prática de Atividades Físicas
- Prefeito anuncia plano de combate à Dengue 2009
- Vigilância Sanitária intensifica fiscalização nesta Páscoa
- Servidores da Emlurb participam de seminário sobre Tuberculose
- Saúde capacitada funcionários da Emlurb sobre tuberculose
- Prefeitura promove ações de saúde em Dois Unidos


Enviar    Imprimir