Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

CRIANÇAS DO IBURA APRENDEM A CUIDAR DA SAÚDE BUCAL
12:44 Terça-feira, 28 de Julho de 2009

Nesta terça-feira (28), 60 crianças da comunidade Terra Nossa, no Ibura, recebem orientações sobre a importância da higiene bucal. O trabalho é realizado pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Saúde, em parceria com a organização não-governamental Aldeias Infantis. A ação é preventiva e terapêutica e acontece desde às 9h até às 16h na sede da entidade Aldeias Infantis.


Uma equipe composta por uma dentista, uma técnica em higiene dental, uma auxiliar de consultório dentário, uma agente de saúde e uma voluntária da entidade orientam as crianças, com idade entre três e oito anos. As explicações iniciais acontecem através de um teatrinho com fantoches, com a participação das crianças, realizando a escovação nos bonecos. Logo após, elas seguem para o escovódromo, onde aprendem a cuidar da saúde bucal e também recebem aplicação de flúor.

O objetivo principal é oferecer uma melhor qualidade de saúde para os moradores da comunidade. “Além de despertar para a importância da higiene bucal, nós estamos desmistificando o medo que as crianças têm do dentista. Esperamos que elas repassem o que aprenderam para os outros membros da família”, disse a dentista Doralice Pimentel.

Na manhã desta terça-feira (28) foram distribuídos kits de saúde bucal para as crianças. Com escova e pasta de dente em mãos, todas elas estavam bastante animadas. “Achei muito bom participar do teatro e aprendi muito hoje”, disse Isabela Pessoa, de nove anos. Já Bruno Santana, de oito anos, ficou muito feliz com a visita e prometeu repassar o que aprendeu. “Gostei muito de conhecer as tias e, quando chegar à minha casa, vou ensinar aos meus pais como escovar os dentes”, contou o menino.

As ações com a entidade Aldeias Infantis acontecem desde a sua fundação, há dois anos. O suporte é realizado pelo Posto de Saúde da Família Rio da Prata, no Ibura, no Distrito Sanitário VI do Recife. “Já realizamos palestras sobre planejamento familiar, combate à proliferação de piolhos nas crianças, com a distribuição de remédios e tratamento de escabiose”, disse a agente de saúde Eunice Rocha. Esta é a segunda vez que as crianças recebem a ação de higiene bucal.

Matérias Relacionadas
- Saúde anuncia fim da paralisação de auxiliares e técnicos de enfermagem
- PCR capacita profissionais da Academia da Cidade
- Saúde realiza segunda rodada das plenárias
- Prefeitura realiza aula inaugural para profissionais do PSF
- Equipes do PSF recebem capacitação sobre o SUS
- Saúde participa de ação com teste rápido de HIV
- Caravana do SUS reúne servidores Centro de Convenções
- Escola de Frevo participa da abertura da Caravana do SUS
- Prefeitura participa de Caravana em defesa do SUS
- Secretário de Saúde participa da reunião do OP
- Academia da Cidade recebe Conselho Regional de Educação Física nesta terça
- Saúde orienta alunos da rede municipal sobre a dengue
- Plenárias discutem diretrizes para novo Plano Municipal de Saúde
- Saúde orienta moradores sobre cuidados com água e alimentos
- Recife inicia plenárias para definir Plano Municipal de Saúde
- Recife inicia discussões do novo Plano Municipal de Saúde
- Agentes de saúde recebem capacitação sobre câncer de mama
- Terreiro de candomblé sedia oficina sobre aleitamento
- Aleitamento materno é tema de oficina em Terreiros do Recife
- Conferência Municipal de Saúde


Enviar    Imprimir