Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

PROFISSIONAIS DO SAMU METROPOLITANO DO RECIFE ATUARÃO EM RESGATE NA REGIÃO SERRANA DO RJ
20:08 Segunda-feira, 24 de Janeiro de 2011

Ida dos especialistas atende a uma solicitação do Governo Federal

Por Larissa Correia

Profissionais de Pernambuco vão ajudar diretamente no atendimento clínico a vítimas das chuvas que castigam e provocaram centenas de mortes na região serrana do Rio de Janeiro desde a primeira quinzena do mês. Nesta terça-feira (25), em resposta a uma convocação do Ministério da Saúde, dois profissionais do Samu Metropolitano do Recife seguem para o Sudeste do País com esse objetivo, tendo como foco o resgate aeromédico nas áreas mais afetadas pela intempérie.

 
Um deles é o coordenador geral do serviço, Leonardo Gomes. O outro, Rodrigo Patriota Pires, responde pelo setor de enfermagem da assistência aérea. Com ampla experiência em resgate com uso de helicóptero, os dois se juntarão a outros especialistas na difícil missão de resgatar vítimas e ajudar na organização de ações de saúde pública nas cidades atingidas pelo excesso de chuvas.
 
“O Recife foi um dos primeiros municípios brasileiros a contar com o suporte de um helicóptero na assistência prestada pelo Samu. A população pode contar com essa modalidade de atendimento na capital pernambucana desde 2007. Após a calamidade ocorrida no Rio de Janeiro, graças à nossa experiência no assunto, fomos um dos primeiros serviços lembrados pelo Governo Federal. Inicialmente, é comum que as coisas estejam desorganizadas nas regiões atingidas. Trabalharemos no resgate da população e no ordenamento da área. A expectativa é ficarmos dez dias em Nova Friburgo, um dos pontos mais atingidos até agora”, apontou Leonardo Gomes.
 
Segundo o secretário de Saúde do Recife, Gustavo Couto, a ida de dois profissionais de Pernambuco para o epicentro do problema é uma forma importante de se solidarizar com as vítimas do Rio de Janeiro. “Sabemos que a atuação dos dois especialistas do Samu Metropolitano do Recife fará diferença na assistência aos que necessitam de toda a ajuda possível. O momento é delicado para todos os moradores da área e é dever de qualquer gestor público atender a uma solicitação de extrema urgência e de amplo alcance social”, comentou.
 
O helicóptero do Samu Metropolitano do Recife realiza uma média de 35 atendimentos por mês. A ambulância aérea tem autonomia de vôo de até 300 quilômetros, podendo promover resgates também em estados vizinhos como Paraíba e Alagoas. A disponibilização da aeronave faz parte de um convênio entre os ministérios da Saúde e da Justiça com a Polícia Rodoviária Federal e a Prefeitura do Recife.
 
Ajuda - Os recifenses interessados em ajudar as vítimas das chuvas da região serrana do Rio de Janeiro podem contar com a Prefeitura do Recife. A Secretaria de Assistência Social promoveu na última quinta-feira (20) um encontro com a Rede de Voluntários, tendo como objetivo o estabelecimento de parceria e formulação de plano de apoio da campanha ”Recife ajuda o Rio”. A reunião aconteceu no 6º andar do edifício-sede da PCR, bairro do Recife.

O mais importante desta ação é que as pessoas se organizem em torno da doação, criando uma rede de solidariedade voltada para o Rio de Janeiro. Mas é válido lembrar que esta ação é também uma sensibilização para tragédias naturais que podem acontecer em qualquer lugar do Brasil”, enfatizou Niedja Queiroz, secretária de Assistência Social.

A partir de contato estabelecido entre a PCR e a Cruz Vermelha do RJ, foram definidos os produtos de maior necessidade a serem enviados àquele estado. Entre os donativos estão leite em pó, água mineral, produtos de higiene pessoal (pasta de dentes, sabonete, xampu, absorvente íntimo, entre outros), lençóis, toalhas de banho e fraldas descartáveis (infantil e adulto).

A Rede do Voluntariado do Recife é composta por 15 entidades, das quais estiveram presentes ao encontro representantes do IASC; Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã; Defesa Civil do Recife; Fundação Altino Ventura; Banco do Brasil; IMIP; AACD; GAAC; Rede Feminina do Hospital do Câncer; Confraria dos Amigos de Verdade (Cave) e Instituto Cristina Tavares.
 
Diversos postos de arrecadação estarão espalhados pela Cidade até o dia 31/01, podendo haver prorrogação das datas. Para que a campanha chegue ao maior número de cidadãos possível, a PCR estabeleceu uma parceria com a Federação Pernambucana de Futebol. Dessa forma, os jogos do Campeonato Pernambucano a serem realizados na capital até dia 31 contarão com estands para captação de latas e pacotes de leite em pó, dada a facilidade de os torcedores levarem o produto ao campo.

Convite – Qualquer cidadão pode trabalhar na campanha. Quem quiser ser voluntário, como no trabalho de captação de donativos nos postos, por exemplo, pode entrar em contato pelo telefones 3355 8742 ou pelo número do Iasc: 0800 281 0248. Outra maneira de auxiliar os que foram prejudicados com as chuvas na região serrana do Rio de Janeiro é o depósito bancário, em qualquer valor, em conta aberta pela Cúria Metropolitana. Banco do Brasil, agência 3612-9, c/c 102011-0.

Confira os postos de arrecadação dos donativos, por RPA:
 
RPA 1 – Pátio próximo ao estacionamento do Edifício-sede da PCR;
RPA 2 – Mercado da Encruzilhada;
RPA 3 – Sítio Trindade;
RPA 4 – Praça da Várzea;
RPA 6 – Academia da Cidade de Boa Viagem (2º Jardim da avenida) / Academia da Cidade da Praça da Vitória (Ibura / UR-01)

Matérias Relacionadas
- PCR comemora Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase
- Teleatendimento da Ouvidoria Municipal da Saúde ganha novos equipamentos e endereço
- Prefeitura dá as boas-vindas aos novos integrantes do Projeto Asinhas
- Prefeitura faz acolhimento de novos estagiários do Programa de Saúde Ambiental
- PCR apresenta novidades na Saúde Mental do Recife
- Psiquiatra italiano Ernesto Venturini fala sobre luta anti-manicomial no Recife
- Psiquiatra italiano faz avaliação positiva da política de Saúde Mental do Recife
- Psiquiatra italiano visita Secretaria de Saúde
- Atividades circenses para crianças e adolescentes começam nos polos da Academia da Cidade
- Maternidade da Policlínica Arnaldo Marques passa por reforma
- Academia da Cidade promove atividades circenses durante as férias
- Secretaria de Saúde realiza I Ciclo de debates em Saúde Mental
- Academia da Cidade funciona a todo vapor neste Verão
- PCR abre vagas de estágios curriculares na área de saúde mental
- PCR abre vagas de estágios curriculares na área de saúde mental
- Academia da Cidade encerra atividades com os guardas municipais
- Usuários do Caps Galdino Loreto comemoram o Natal com confraternização
- CAPS Galdino Loreto promove festa de confraternização
- Secretaria de Saúde promove confraternização utilizando oficinas e dinâmicas corporais
- Prefeitura do Recife promove um dia de atividades para a população


Enviar    Imprimir