Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

ANIMAÇÃO RAIA O DIA NO MORRO DA CONCEIÇÃO

A chegada de 2009 no pólo descentralizado do Morro da Conceição amanheceu o dia marcada por muita cultura popular e alegria. E se dependesse da animação do público, a festa passaria das 6h da manhã, horário em que a última atração desceu do palco. O público, em sua maioria formada por moradores do próprio morro, foi chegando aos poucos, para lotar o local durante a queima de fogos.

A comemoração começou às 21h em ponto com a apresentação da Escola de Samba Galeria do Ritmo. Às 22h, o grupo de teatro Boi de Loucos subiu ao palco, divertindo o público com histórias engraçadas repletas do imaginário fantástico do folclore regional. Temos 18 anos de estrada e uma ótima relação, que já dura 5 anos, com esta gestão da Prefeitura do Recife (PCR), marcada pelo grande aumento no investimento na cultura e nos grupos poulares, disse o ator e assistente de coordenação do grupo, Thiago Freitas. 

Segundo ele, o grupo utiliza a percussão, a dança e o teatro para representar a cultura do boi. Somos 20 componentes ao todo. Para todos nós, é um privilégio tocar num pólo como o do Morro da Conceição, ainda por cima que a nossa primeira vez neste local é justamente a festa de reveillon, completou. 

Sem incidentes, a festa transcorreu tranquila com a banda Mingau de Cachorro, que promove uma miscelânea de ritmos - passando pelo xote, coco, mangue e ciranda. Paulão, cantor e compositor da banda, lembrava pouco antes de subir ao palco de sua trajetória, marcada pelo apoio da PCR. Eu fui um dos primeiros alunos do programa Multicultural, fiz seis cursos - inclusive em parceria com a UFPE e a Unicap -, tudo através da prefeitura. Essa gestão tem dado muito apoio para a cultura, elogiou.

A Orquestra de Frevo Pop Gandelman veio em seguida e botou fogo no lugar. Desde que começou a ter festa aqui no morro que trago a família para cá. É tudo muito organizado e animado, contou o motoboy Leonardo Ferreira. Seu amigo, o também motoboy Sérgio de Araújo, dançava animado o frevo com a esposa Lidiane. Adoro dançar, e não existe coisa melhor que o frevo pernambucano. A prefeitura está de parabéns pela organização, disse.

Pontualmente a meia noite, vários minutos de queima de fogos encantaram os presentes. No ano passado já tinha sido bonito, mas nesse ano está fenomenal, elogiou o estudante Edson Silva, apoiado pela namorada Jaqueline Souto: é minha primeira vez aqui no morro e estou gostando muito. Estava querendo ir para Boa Viagem, mas não me arrependi nem um pouco de estar aqui, disse.

A festa seguiu com a banda Lumiar, seguida do maracatu Estrela Brilhante, na estrada desde 1906. Com seu batuque contagiante e inigualável, a Nação Estrela Brilhante botou todo mundo para dançar. Perto das duas da manhã, foi a vez da banda Raízes do Quilombo subir ao palco e mostrar seu trabalho, baseado nos ritmos populares tradicionais nordestinos.

A banda Swing Maneiro veio em seguida, invertendo a ordem com a banda Nossa Simpatia, que passou por um pequeno imprevisto e chegou atrasada ao local. Para terminar, a banda Swing do Amor embalou os presentes enquanto amanhecia o dia. Agradeço muito a Prefeitura, pois sou fã de brega e aqui não existe melhor que a Swing do Amor. O ano novo do Morro da Conceição foi maravilhoso, comemorava a cabelereira Ana Lúcia Laney. 
Matérias Relacionadas
- Pólo Brasília Teimosa recebe novo ano ao som de muito frevo
- Pólo Ibura recebe 2009 com palco multicultural
- Réveillon no Marco Zero agita o Bairro do Recife
- Museu Murillo La Grega oferece seis oficinas em janeiro
- CMPC entrega Plano Municipal de Cultura à cidade
- Sítio Trindade contou com bons shows neste domingo
- Mamulengos alegram a Praça do Arsenal
- Noite de domingo animada no Marco Zero
- A Chegança de Marujos no Sítio Trindade
- Outras atrações garantiram a festa no Nascedouro de Peixinhos
- Atrações musicais sacudiram o público no Marco Zero
- Baile do Menino Deus lota Praça do Marco Zero na noite de Natal
- Pólo do Nascedouro brinda o Natal com música e lazer para a família
- Baile do Menino Deus e Noite da Rabeca encantam o Marco Zero
- Véspera de Natal agita pólo de Brasília Teimosa
- Festa de Natal da UR 1 reúne muita cultura, forró e brega
- Natal do Recife terá shows em 5 pólos
- Dança dos Arcos e Baile do Menino Deus na programação natalina desta terça
- Terça Negra apresenta grupos da Casa de Xambá
- Inscrições para escolha do Rei Momo e Rainha do Carnaval 2009 estão abertas


Enviar    Imprimir