Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

PÓLO IBURA RECEBE 2009 COM PALCO MULTICULTURAL

O som do gonguê abriu as comemorações de fim de ano promovidas pela Prefeitura do Recife no Pólo Ibura (UR – 01), nesta quarta-feira (31). Quem oficialmente iniciou a farra foram os integrantes do Maracatu Nação Leão da Campina, com uma apresentação bonita de se ver e interessante de se escutar. E se a expectativa era grande antes da abertura da festa, a presença do público só cresceu ao longo dos muitos shows que tomaram conta do palco.

O
Boi Tatá sucedeu o maracatu e encantou a platéia, que grudou no gargarejo para não perder nenhum movimento do cavalo-marinho e do bumba-meu-boi, manifestações típicas da cultura pernambucana. Atração seguinte, o grupo Leões’ Art conseguiu manter presa a atenção da platéia. Com o espetáculo Místico Folguedo Marinho, eles simularam um encontro do cavalo-marinho e folganças como reisado e boi-bumbá.

Já perto da virada do ano, ocorreu um dos pontos altos do réveillon na comunidade: um ato ecumênico reunindo seguidores de correntes religiosas diferentes, como evangélicos e adeptos do candomblé. Mãe Nadja de Angola, do terreiro Ilê Axé Oyá Balé Omin, fez uma saudação aos orixás, com direito a cânticos em iorubá.

Devemos respeitar todas as religiões. Só teremos identidade se respeitarmos ao próximo, seja ele católico, kardecista, evangélico... Estamos ‘chamando’ os orixás que vão predominar em 2009, além de Olorum, que é Deus, para abrirem os caminhos com sua luz, mantendo o que é bom e cobrindo o que ficou de ruim”, comentou a líder espiritual.

Em seguida, subiu ao palco Luciana Melo, da Igreja Batista Renovada. “Não somos nada sem Cristo”, afirmou a evangélica em sua pregação. Vinda de São Paulo, ela fechou sua participação no ato com louvores, acompanhados por muitos dos presentes.

À meia-noite em ponto, para deleite dos expectadores, começou a multicolorida queima de fogos. O espetáculo durou dez minutos e fez muita gente manter os olhos no alto, acompanhando cada explosão. “Foi incrível. Achei lindo, maravilhoso, tudo o que já teve aqui no pólo. Na casa da minha mãe, tem parentes vindos de vários lugares, de Palmares e Escada até Ribeirão. Só podemos agradecer à prefeitura por uma estrutura dessas tão perto de casa”, afirmou a empregada doméstica Maria do Carmo da Silva. 

A opinião dela era compartilhada pela estudante Tainá de Paula. “Vale muito a pena acompanhar as atrações do palco. Algumas eu conhecia, outras, fiquei curiosa em saber como eram”, disse. Ela estava na festa acompanhada da amiga, a também estudante Roseane Barbosa. “Ter o pólo aqui no bairro facilita a nossa diversão. Se não fosse assim, eu andaria um pouco e voltaria para casa. Com ele, toda a família vem prestigiar os shows”, destacou.  

A programação no espaço contou com as apresentações do DJ Hugo, com direito a muitos hits; da banda Samba D+; do grupo Bria Soul e sua mistura de ritmos regionais com guitarras distorcidas; da Sambrasil e o destaque para a swingueira e o pagode; e a irreverência da Orquestra Frevo Brasil, que fechou a noite em grande estilo. A Guarda Municipal esteve presente durante todo a festividade, assim como a Polícia Militar, que deu reforço na segurança dos cidadãos presentes ao evento.

Matérias Relacionadas
- Pólo Brasília Teimosa recebe novo ano ao som de muito frevo
- Animação raia o dia no Morro da Conceição
- Réveillon no Marco Zero agita o Bairro do Recife
- Museu Murillo La Grega oferece seis oficinas em janeiro
- CMPC entrega Plano Municipal de Cultura à cidade
- Sítio Trindade contou com bons shows neste domingo
- Mamulengos alegram a Praça do Arsenal
- Noite de domingo animada no Marco Zero
- A Chegança de Marujos no Sítio Trindade
- Outras atrações garantiram a festa no Nascedouro de Peixinhos
- Atrações musicais sacudiram o público no Marco Zero
- Baile do Menino Deus lota Praça do Marco Zero na noite de Natal
- Pólo do Nascedouro brinda o Natal com música e lazer para a família
- Baile do Menino Deus e Noite da Rabeca encantam o Marco Zero
- Véspera de Natal agita pólo de Brasília Teimosa
- Festa de Natal da UR 1 reúne muita cultura, forró e brega
- Natal do Recife terá shows em 5 pólos
- Dança dos Arcos e Baile do Menino Deus na programação natalina desta terça
- Terça Negra apresenta grupos da Casa de Xambá
- Inscrições para escolha do Rei Momo e Rainha do Carnaval 2009 estão abertas


Enviar    Imprimir