Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

ACADEMIA DA CIDADE ESTIMULA ATIVIDADES FÍSICAS DURANTE AS FÉRIAS ESCOLARES
19:59 Terça-feira, 30 de Junho de 2009

Parar de se exercitar no inverno? Nem pensar! Mesmo com as chuvas características do mês de julho, as atividades do Programa Academia da Cidade, da Prefeitura do Recife, continuam. E dão uma atenção especial à prática de exercícios saudáveis para as crianças que, por estarem em período de férias escolares, passam a freqüentar mais as praças e parques onde estão localizados os pólos.

Pensando em despertar o interesse das crianças e dos adolescentes para a prática de exercícios que estimulem o bem-estar físico e as boas condições de saúde, o programa desenvolve atividades específicas para essa faixa etária. Jogos esportivos, brincadeiras populares, ginástica, alongamento e danças fazem parte dessas atividades, que ocorrem no horário de funcionamento dos pólos (segunda a sexta, das 5h30 às 8h30 e das 17h às 20h).

“As atividades com o público infantil ocorrem de acordo com a realidade de cada local, ou seja, existem pólos que têm um fluxo de crianças significativo e outros, não. Como se trata de uma demanda espontânea, nem sempre as atividades são sistemáticas. Varia de acordo com o dia e o local. Mesmo assim, buscamos promover atividades físicas diferenciadas a fim de contemplar as diversas faixas etárias que freqüentam as nossas aulas. Nosso objetivo é estimular a prática de exercícios físicos visando à melhoria das condições de saúde das pessoas”, explica o coordenador do Programa Academia da Cidade, Ebrivaldo Cavalcanti.

Sobre o programa – Recife conta atualmente com 20 Academias da Cidade em funcionamento. Desde a implantação do primeiro pólo, na Praça de Jardim São Paulo, em 2002, a Prefeitura investiu mais de R$ 12,5 milhões na requalificação e construção dos pólos, além de contratação de recursos humanos e aquisição de equipamentos. Em 2004, o Programa foi escolhido pelo Ministério da Saúde como uma das 15 ações de êxito no prêmio David Capistrano Filho de Humanização – Humaniza SUS. Em 2005, foi a vez de ser premiado como o melhor programa de atividade física das Américas pela Fundación Ciudad Humana, uma organização não-governamental de Bogotá (Colômbia). Em 2008, o programa da Prefeitura foi considerado modelo no mundo para o Centro de Prevenção e Controle de Doenças (CDC), órgão do governo americano, com impacto efetivo no incentivo às atividades físicas e de lazer, após realizar uma avaliação científica.

Matérias Relacionadas
- Opas apoiará ações de filariose no Recife
- Teste rápido de HIV no Sítio Trindade é ampliado até São Pedro
- PCR promove caminhada contra violência ao idoso
- Seminário debate reforma no atendimento à saúde mental
- Seminário debate saúde mental no Nordeste
- Vigilância Sanitária faz plantão no São João
- Campanha vacina crianças contra pólio
- PCR oferece teste rápido de HIV durante São João
- Arrasta-pé na Academia da Cidade agita Pólo Miguel de Cervantes
- Anemia falciforme em mulheres é discutida no Recife
- Encontro discute doença falciforme em mulheres
- Academia da Cidade trabalha ritmos juninos
- Secretário de Saúde do Recife assume diretoria do Conasems
- São João no CAPS Galdino Loreto
- Negociações entre PCR e odontólogos terminam greve
- PCR participa de audiência pública sobre dengue
- PCR fecha acordo com enfermeiros e greve termina
- Vigilância alerta para validade dos alimentos
- Vigilância realiza plantão no Sítio Trindade neste fim de semana
- Prefeito firma documento de valorização do trabalho médico


Enviar    Imprimir