Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

SAÚDE PROMOVE O DIA DE ENFRENTAMENTO AO TABAGISMO NA AMAMENTAÇÃO
16:19 Quarta-feira, 4 de Agosto de 2010

Agentes da saúde orientaram os passantes da feira de Casa Amarela com a utilização de material ilustrativo

Por Clara Albuquerque

O Distrito Sanitário III da Secretaria de Saúde do Recife promoveu, na manhã desta quarta-feira (04), o Dia do Enfrentamento ao Tabagismo na Amamentação. A ação faz parte da comemoração a 19ª Semana Mundial do Aleitamento Materno, que iniciou no dia 02 e se estende até a sexta-feira (06) em todas as unidades de saúde da Capital. O evento aconteceu no pátio da Feira de Casa Amarela e contou com a participação das coordenações de Atenção à Saúde e Saúde Bucal do distrito.

Sob o tema “Amamentar e fumar não combinam”, os agentes da saúde deram orientações aos transeuntes do local sobre os malefícios que o tabagismo pode levar à saúde da criança nesta fase da vida, como vômito, taquicardia, diarréia, bronquite, asmas e queimaduras. Para chamar a atenção da população, duas caixas de som foram utilizados para divulgar essas informações. “A repercussão tem sido ótima. Não apenas as mães nos procuram para tirar dúvidas, como também as vovós e os papais que têm uma importância fundamental neste processo”, diz Cláudia Guerra, gerente do grupo de Gestores Operacionais de Atenção à Saúde (GOAS) do Distrito Sanitário III.

Com o objetivo de promover uma campanha ampla de conscientização das pessoas para os cuidados no aleitamento materno, a coordenação de Saúde Bucal do Distrito III forneceu informações sobre a formação dentária dos bebês recém-nascidos. “A musculação facial da criança começa a ser trabalhada no peito da mãe. Isso facilita a respiração dela pelo nariz e o desenvolvimento de dentes alinhados, o que resultará numa fala normal”, explica a coordenadora de Saúde Bucal do distrito, Eliane Zelaquett. Ela diz, ainda, que a limpeza oral do bebê pode ser feita com gazes até o momento em que nascerem os primeiros dentes, quando a mãe deve iniciar o trabalho só com a escova. “O creme dental sem flúor deve ser utilizado a partir da formação de todos os dentes de leite... O flúor é uma substância tóxica, não é aconselhável nos primeiros anos de escovação”, diz Eliane Zelaquett.

Na ocasião, foram distribuídos 300 kits de saúde bucal, com cremes e escovas dentais infantis para os estudantes que passavam pelo local. Anderson Santos, de quatro anos, foi um dos que se beneficiou com o brinde. “Acho que a conversa que tive, aqui, com a agente vai me ajudar a cuidar melhor dos dentes dele”, afirma Fabiana Santos, 29, mãe de Anderson.

O grupo de teatro “Três por Quatro”, formado por Adolescentes Educadores em Saúde (Aesa) voluntários do Distrito III, marcou presença com a apresentação de dois esquetes mostrando, de maneira animada e lúdica, a importância de amamentar. Esta parceria entre teatro e saúde vem sendo feita há quatro anos e o objetivo é fortalecer a informação utilizando-se de subsídios que apoiem o trabalho dos profissionais da saúde. “O teatro chama a atenção. É uma forma divertida de fazer a divulgação das orientações da saúde e faz com que o público olhe de maneira diferente para as situações do cotidiano”, diz o ator Felipe Silva, de 18 anos.

Quem quiser tirar dúvidas sobre o assunto pode telefonar para a Ouvidoria Municipal de Saúde pelo telefone - 0800.281.1520, de segunda a sexta, das 7h às 19h. A ligação é gratuita.

Matérias Relacionadas
- Academia da Cidade oferecerá melhor qualidade de vida aos usuários diabéticos
- Saúde faz ações sobre aleitamento materno em terreiros de matrizes africanas
- PCR e UPE traçam estratégias para atender melhor aos usuários diabéticos do Academia da Cidade
- Saúde promove ação contra o tabagismo durante a amamentação
- Saúde capacita comerciantes da orla de Boa Viagem e do Pina
- Unidades de Saúde do Recife dão início a 19ª Semana Mundial de Aleitamento Materno
- Agenda das visitas aos terreiros
- Saúde do Recife comemora 19ª Semana Mundial de Aleitamento Materno
- Saúde promove sensibilização para comerciantes da orla
- Dia Mundial das Hepatites é lembrado com prevenção
- Moradores da Zona Norte recebem orientações para evitar a Filariose
- Saúde participa do Dia Mundial das Hepatites
- Saúde promove ações no Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho
- Atividades marcam Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho
- PCR oferece exames de vista e óculos para alunos da rede
- Profissionais da Saúde dão dicas à população sobre qualidade de vida e cuidados com a dengue
- Saúde participa de evento voltado à promoção da qualidade de vida
- Cuidados com o meio ambiente em debate no III Reciclaforte
- Profissionais do Samu recebem capacitação do Ministério da Saúde
- Saúde capacita técnicos de enfermagem e condutores do Samu


Enviar    Imprimir