Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

QUADRO DE NATALIDADE E MORTALIDADE DA POPULAÇÃO NEGRA É LANÇADO NESTA QUARTA
08:03 Quarta-feira, 27 de Outubro de 2010

O documento apresentará a diferença que existe entre o nascer, adoecer e morrer da população negra e não-negra

Por Tádzio Estevam

A Secretaria de Saúde do Recife lança, nesta quarta-feira (27), a partir das 9h, na sala do Conselho Municipal de Saúde (Rua Major Codeceira, 194, Santo Amaro – Edifício Julião Paulo), o Quadro Epidemiológico de Natalidade e Mortalidade por Raça/Cor Recife 2009. Esta será a quarta edição do documento que é uma realização da gerência de Epidemiologia, vinculada à diretoria de Vigilância à Saúde da Secretaria que tem como objetivo promover o conhecimento da saúde da população negra da Cidade.

De acordo com a gerente operacional de Informação de Natalidade e de Mortalidade da gerência executiva de Epidemiologia, Sony Santos, o documento apresentará a situação de natalidade, mortalidade e morbidade da população negra do Recife, ou seja, a diferença que existe entre o nascer, adoecer e morrer da população negra e não- negra (classificadas como brancas, amarelas e indígenas) que residiram no Recife no ano de 2009. “Casos como qualidade de vida das crianças negras ao nascer e de morte de negros e não-negros em geral, por exemplo, serão discutidos no evento. Um dos dados que constam no documento tem relação com os números de pessoas que contraíram o vírus da AIDS em 2009. Para cada pessoa não-negra doente, existiu cerca de duas pessoas negras infectadas. Nos anos de 2006 e 2007, essa equação era um não-negro infectado para três negros infectados”, disse.

Ainda segundo a gerente, as causas de morte demonstram a pior situação para a população negra. Considerando todo e qualquer tipo de violência, para cada pessoa não-negra que morreu, seis pessoas negras faleceram. Esses números aumentam quando o tipo de morte é o homicídio. A cada branco, amarelo ou indígena que morreu vítima de homicídio, morreram 18 negros. Em 2008, foram registrados 15 negros para cada 1 não-negro.

O lançamento integra as comemorações do Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra. Neste dia, várias atividades acontecerão em todo o País com o objetivo de promover e defender os direitos da população negra à Saúde e também estimular os gestores para a implementação das políticas públicas que são mais direcionadas a essa população (Política de Atenção às Pessoas com Doença Falciforme, instituída no Recife em 2001 e em 2005 pelo Ministério da Saúde; e a Política de Saúde da População Negra, desenvolvida pelo Município em 2006 e pelo MS em 2009).

A ação é uma iniciativa dos movimentos sociais, rede de religiões de Matriz Africana, Fundo das Nações Unidas para Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia – Brasil, e conta com o apoio da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), Ministério da Saúde, secretarias estaduais e municipais e profissionais de saúde e todos os militantes para o alcance da equidade no SUS.

Matérias Relacionadas
- Recife continua ampliando programa de Atenção Básica à Saúde
- Ouvidoria SUS Recife consolida parcerias e comemora dois anos de existência
- Gestor da Prefeitura do Recife participa de congresso no Rio de Janeiro
- Recife inicia campanha de vacinação antirrábica
- PCR inicia processo para a contratação de médicos e farmacêuticos
- Profissionais de saúde recebem qualificação sobre doença falciforme
- Ação educativa mobiliza moradores de Afogados
- Prevenção ao câncer de colo de útero mobiliza recifenses
- PCR e Fundação Altino Ventura realizam entrega de óculos a alunos da Rede Municipal de Ensino
- Prefeitura do Recife entrega óculos a estudantes da rede municipal
- Caminhada alerta para a prevenção do câncer de colo de útero no Recife
- Curso irá discutir alterações osteoarticulares na doença
- Técnicos da Saúde orientam profissionais da Brinks Segurança sobre dengue
- Recife apresenta novas equipes do NASF
- Academia da Cidade do Coque completa dois anos de atividades físicas
- Recife amplia programa de Atenção Básica à Saúde
- Acolhimento é tema de capacitação para profissionais do Guilherme Abath
- Recife inicia tratamento em massa contra a filariose
- Secretaria de Saúde participa do XII Congresso Brasileiro de Informática em Saúde
- Técnicos da Saúde participam de curso sobre animação sociocultural


Enviar    Imprimir