Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

FÓRUM ATUALIZA PROFISSIONAIS EM HANSENÍASE

Orientar os usuários de saúde sobre a importância de estarem atentos aos sinais e sintomas da hanseníase tem sido uma das preocupações da Prefeitura do Recife nos últimos anos. Com o objetivo de reforçar a importância do diagnóstico precoce e tratamento da doença, o município promoverá o 2º Fórum de Atualização em Tratamento em Hanseníase, a partir desta segunda-feira (15), no Hotel Barramares, em Piedade, Jaboatão dos Guararapes. A secretária Municipal de Saúde, Tereza Campos, participará da abertura do evento, às 8h.

Tendo como convidada a médica Maria Eugênia Gallo, pesquisadora da Fiocruz do Rio de Janeiro e consultora da Organização Panamericana de Saúde (Opas), o evento reunirá em torno de 750 pessoas, entre médicos, dentistas e enfermeiros dos PSFs, além de profissionais das unidades de referência e do Instituto de Assistência Social e Cidadania (Iasc) que trabalham com população de rua. Um dos diferenciais da edição deste fórum é a inclusão de 36 profissionais de educação física do Programa Academia da Cidade como aliados na orientação sobre a hanseníase.

“Como o Academia da Cidade faz parte da rede de atenção à saúde do Recife, a idéia é sensibilizar esses profissionais para que eles também possam identificar possíveis sinais de hanseníase no corpo do usuário no momento da avaliação física, orientando-o a procurar a unidade de saúde mais próxima da residência dele para ser examinado, caso seja detectado algo. É uma nova estratégia que visa ampliar cada vez mais o trabalho de controle da doença na cidade”, diz a secretária Tereza Campos. Segundo ela, a capacitação visa garantir a educação permanente dos profissionais da rede municipal, contemplando os recém-concursados que fazem parte do quadro da saúde, mas ainda não haviam sido qualificados anteriormente.

O 2º Fórum de Atualização em Hanseníase será realizado até a sexta-feira (19), sempre das 8h ao meio-dia. A cada dia, cerca de 150 pessoas serão capacitadas. Haverá estudo de casos trazidos pelos próprios profissionais para serem discutidos com a pesquisadora Maria Eugênia Gallo, também consultora do Ministério da Saúde. “Será uma forma de socializar dúvidas e trocar experiências entre situações vividas pelos trabalhadores da saúde que atuam diretamente no atendimento aos pacientes”, adianta a coordenadora do Programa Municipal de Hanseníase da Prefeitura, Milde Cavalcanti.

Matérias Relacionadas
- PCR esclarece população sobre ocorrência de caracol
- População ganha serviços de saúde mais confortáveis
- Alunos são agentes multiplicadores de Saúde
- Saúde anuncia melhoria em unidades de atendimento médico
- Projeto Bom Dia é apresentado em simpósio internacional
- Traumatologia 24h na Policlínica Amaury Coutinho
- Jovens são capacitados em saúde sexual e reprodutiva
- Emergência pediátrica da Barros Lima é transferida para reforma
- Integração Ensino-Serviço é discutida na Saúde
- Gouveia de Barros oferece terapia reiki para usuários
- Crianças aprendem a se prevenir contra doenças da água
- Doenças respiratórias podem ser evitadas
- Profissionais da PCR dão início ao Saúde na Escola
- Oficina discute integração ensino-aprendizagem
- PCR inicia ações preventivas dentro do Saúde na Escola
- Preservativos são distribuídos ao público no Mix Brasil
- Samu capacita equipes de UTIs móveis
- Prefeitura vacina contra rubéola neste fim de semana
- Moradores de Beberibe beneficiados com ação de saúde
- PCR inicia trabalho preventivo na próxima semana


Enviar    Imprimir