Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

CAPSAD EULÂMPIO CORDEIRO COMEMORA 22 ANOS COM JORNADA CIENTÍFICA

Primeiro serviço público destinado ao auxílio de usuários e dependentes químicos em Pernambuco, o Centro Eulâmpio Cordeiro promove, nesta sexta-feira (05), a jornada científica Fundamentando uma Prática, que apresentará 11 trabalhos elaborados por técnicos dos Centros de Atenção Psicossocial para Tratamento de Álcool e Outras Drogas (CAPSad) da capital. O evento comemora os 22 anos da unidade, inaugurada em 1986 e que, com a municipalização, em 2004, passou a integrar a rede de saúde do Recife. O encontro ocorrerá no auditório do centro (rua Rondônia, 100, Cordeiro), das 8h30 ao meio-dia e das 14h30 às 17h30h.

A abertura será realizada pela gerente do Eulâmpio, Alda Campos, que dará as boas-vindas aos participantes. Em seguida, a coordenadora clínica Conceição Vasconcelos apresentará um breve histórico do estabelecimento. Logo após, começam as apresentações dos trabalhos científicos sobre os serviços prestados no Eulâmpio Cordeiro e nos outros Centros de Atenção Psicossocial do Recife, fazendo uma correlação entre as experiências e os resultados obtidos pelos profissionais.

Serão apresentadas abordagens sobre grupos não-intensivos, onde estão os usuários prestes a ganhar alta clínica; atuação em campo dos redutores de danos; e a importância da atividade física oferecida dentro do Programa Academia da Cidade no tratamento a dependentes químicos. Fechando a manhã, haverá discussões sobre o controle do tabagismo e comorbidade psiquiátrica. À tarde, a programação continua com a experiência do grupo de Direitos Sociais, que trabalha a cidadania e direitos humanos com o pessoal do Eulâmpio. Encerrando a jornada, será debatido o papel da família, especialmente a figura paterna, no sucesso do tratamento.

Referência – O CAPSad Eulâmpio Cordeiro atende principalmente a homens na faixa etária entre 40 e 50 anos, tendo o uso de drogas como prevalência entre as pessoas que buscam ajuda no local. Fundado em 10 de maio de 1986 pelo psiquiatra José Carlos Escobar, o estabelecimento atendeu a mais de 8.330 usuários de álcool e outros entorpecentes. Hoje, a unidade realiza aproximadamente 150 atendimentos mensais e 45 diários. “Nosso trabalho não fica restrito às instalações do centro. A equipe multidisciplinar da unidade vai até os usuários para oferecer ajuda por meio de diversos projetos que existem na rede municipal de saúde”, apontou Melissa de Azevedo, gerente do Mais Vida, programa de Redução de Danos da Prefeitura do Recife.

Um dos pontos altos do trabalho na unidade é o projeto Grão, criado em 2004, no qual educadores sociais utilizam a música como procedimento terapêutico. Outro destaque é a Recuperart, primeira associação de dependentes e ex-usuários de álcool e outras drogas, que estimula a prática da redução de danos, além de oferecer oficinas de percussão. “Isso estimula nossos usuários a desenvolverem outras atividades, facilitando sua reinserção no meio social”, completou a gerente.

Rede municipal – Recife conta hoje com uma das maiores redes de CAPS do Brasil. Ao todo, são 17 centros, dos quais 11 destinados a pacientes que sofrem de transtornos mentais (sendo dois CAPS infantis e um para adolescentes) e seis voltados para cuidar dos usuários de álcool, fumo e outras drogas. Para esse público, a Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza ainda três albergues terapêuticos, que dão suporte ao trabalho desenvolvido pelos CAPSad (totalizando 45 vagas).

Além disso, a rede conta com um centro de referência para mulheres que usam de forma abusiva o álcool, o tabaco e outros entorpecentes (Estação Jandira Masur, em Campo Grande), e a unidade de desintoxicação do Hospital Oscar Coutinho, nos Coelhos, para tratar dos pacientes em crise. Todo o trabalho desenvolvido nos CAPS é feito diariamente por uma equipe multidisciplinar que atua na promoção de saúde, prevenção, reabilitação e reinserção social.

Serviço:
O que - Jornada Comemorativa do CAPSad Eulâmpio Cordeiro;
Quando - nesta sexta-feira (05), das 8h30 ao meio-dia e das 14h30 às 17h30h;
Onde - auditório do centro, na rua Rondônia, 100, no Cordeiro.

Matérias Relacionadas
- Saúde da mulher em foco no bairro de Santo Amaro
- Mulheres idosas são alvo de oficinas sobre sexo seguro
- Unidade de Bromatologia e Química é inaugurada
- PCR entrega Unidade de Bromatologia e Química para a população
- Equipes de saúde conscientizam sobre Aids em Planeta dos Macacos
- Seminário discute HIV na Terceira Idade
- Campeonato de futebol contra filariose movimenta Campina do Barreto
- PCR discute infecção pelo vírus da Aids na 3ª idade
- Prefeitura vacina contra raiva até 8 de dezembro
- PCR nomeia 51 profissionais de saúde
- Socorristas participam de palestra do Samu de Grenoble
- Torneio de futebol contra a filariose
- Museu Murillo La Greca sedia exposição de usuários do Cptra
- Saúde se reúne com representantes da Abrasco
- Samu da França capacita profissionais do Recife
- Seminário capacita e sensibiliza profissionais de saúde
- IFP é inaugurado em Santo Amaro
- Seminário discute ações da saúde para mulheres vítimas de violência
- PCR orienta como prevenir mosquito da dengue
- Recife inicia Semana Municipal de Combate à Dengue


Enviar    Imprimir