Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

TORNEIO DE FUTEBOL CONTRA A FILARIOSE

Para incentivar os homens a tomar o remédio que trata e previne a filariose, valem todas as estratégias. Pensando nisso, a Prefeitura do Recife promove, na noite desta sexta-feira (28), das 19h às 22h30, um torneio de futebol no Centro Social Urbano Novaes Filho, que fica na Campina do Barreto. A ação, que faz parte do Tratamento Coletivo, que a PCR realiza até o dia 12 de dezembro, tem como finalidade conscientizar o público masculino quanto à importância da prevenção. O campeonato é organizado pelo Distrito Sanitário II da Secretaria Municipal de Saúde e reúne oito equipes de futebol dos bairros que participam do Tratamento Coletivo na Zona Norte da cidade. Entre eles, Alto do Pascoal, Alto Santa Terezinha, Linha do Tiro, Água Fria e Campo Grande.

Durante o evento, os homens que moram nessas localidades serão convidados a tomar o medicamento. “O público masculino apresenta uma maior resistência quando se trata de cuidar da própria saúde. Por isso, resolvemos criar esse torneio para conscientizá-los da importância do tratamento e administrar os comprimidos que tratam e previnem a filariose”, explica a diretora do Distrito Sanitário II, Silvana Moreira. Segundo ela, o campeonato de futebol é uma forma descontraída de reunir o maior número possível de homens, garantindo maior adesão à campanha. “Todas as pessoas que moram nas áreas endêmicas devem participar do tratamento coletivo independentemente de terem o diagnóstico da doença. Nem sempre as pessoas infectadas apresentam os sintomas, por isso a medicação é importante para evitar o aparecimento ou desenvolvimento da doença”, diz Silvana.

O time campeão ganhará um troféu e um conjunto de 16 uniformes novos. O segundo colocado também levará um troféu para a sede do time. Os destaques do campeonato (artilheiro, defesa menos vazada e melhor atacante) ganharão medalhas de honra ao mérito.

Realizado desde 2003 no Recife, o Tratamento Coletivo da Filariose é uma das estratégias adotadas pela Prefeitura para controlar a doença nas áreas endêmicas, conforme preconiza a Organização Mundial de Saúde (OMS). A novidade este ano é a expansão do tratamento para 13 bairros (Santo Amaro, Ilha Joana Bezerra, Linha do Tiro, Nova Descoberta, Mustardinha, Mangueira, Afogados, Água Fria, Alto Santa Teresinha, Campo Grande, Brejo de Beberibe, Passarinho e Alto José Bonifácio), sete a mais em relação a 2007. A estimativa é que 80% das 185 mil pessoas que vivem nesses locais tomem a medicação até o final da campanha. Para isso, os agentes de saúde estão levando o medicamento na casa das pessoas, durante as visitas domiciliares.

Além do tratamento em massa, a Prefeitura oferece mensalmente o teste da gota espessa em todos os distritos sanitários. Realizado das 22h à meia-noite, o exame consiste na coleta de sangue através de um furo no dedo. O teste é importante para identificar as novas ocorrências, verificar se houve redução da doença nas áreas tratadas e detectar registros em pontos que não são considerados endêmicos. Para saber as unidades de saúde que realizam o exame, basta ligar para a Ouvidoria Municipal de Saúde (0800.281.1520). O serviço funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h. A ligação é gratuita.

Matérias Relacionadas
- Museu Murillo La Greca sedia exposição de usuários do Cptra
- Saúde se reúne com representantes da Abrasco
- Samu da França capacita profissionais do Recife
- Seminário capacita e sensibiliza profissionais de saúde
- IFP é inaugurado em Santo Amaro
- Seminário discute ações da saúde para mulheres vítimas de violência
- PCR orienta como prevenir mosquito da dengue
- Recife inicia Semana Municipal de Combate à Dengue
- Recife realiza Semana Municipal de Combate à Dengue
- Rede de saúde do Recife conta com tratamento homeopático
- I Vídeo-debate sobre Aids reúne profissionais de saúde da PCR
- Órgão americano considera Academia da Cidade modelo no mundo
- Jovens dão orientações na Feira do Adolescente
- PCR promove 1º Vídeo-Debate Saúde Mental e Aids
- Feira do Adolescente movimenta Parque 13 de Maio
- Atividades da PCR marcam Dia Mundial do Diabetes
- 18.617 diabéticos são cadastrados no Saúde da Família do Recife
- Recife realiza atividades no Dia Mundial do Diabetes
- Feira de Saúde reúne mais de 300 crianças
- PCR apresenta experiência no controle de roedores


Enviar    Imprimir