Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

PCR DISCUTE INFECÇÃO PELO VÍRUS DA AIDS NA 3ª IDADE

O Dia Internacional de Luta Contra a Aids é comemorado em todo o mundo nesta segunda-feira (1o de dezembro). Para marcar a data, a Prefeitura do Recife realiza o Seminário População Idosa e Aids, que ocorre das 8h às 12h30, no auditório Enio Cantarelli do Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco (Procape), em Santo Amaro. Durante o seminário será discutida a infecção pelo HIV na Terceira Idade – tema estabelecido este ano pelo Ministério da Saúde. Aproximadamente 200 agentes de saúde, lideranças comunitárias e profissionais de saúde devem participar do evento.

O coordenador Municipal de DST/Aids, Acioli Neto, vai expor a política de ação para o enfrentamento da Aids, além de dados epidemiológicos sobre a doença. A Aids sempre foi vista como uma doença de jovens e adultos, como se a população mais velha não fosse sexualmente ativa. Mas os números recentes mostram que a epidemia cresceu na faixa etária idosa, comenta Acioli. De 1984 a novembro de 2008, foram registrados na capital pernambucana 497 casos em pessoas acima de 50 anos, correspondendo a 9,7% do total de casos no município.

O Programa Nacional de Aids do Ministério da Saúde mostra que a incidência da doença no Brasil entre pessoas acima dos 50 anos dobrou entre 1996 e 2006. Passou dos 7,5 casos por 100 mil habitantes para 15,7. Dos 47.437 casos notificados desde o início da epidemia no País em pessoas nessa faixa etária, 29.393 (62%) foram registrados de 2001 a junho de 2008, sendo a população masculina a mais acometida pelo vírus (63%), a frente das mulheres (37%).

Na ocasião, serão discutidas as formas de prevenção, tratamento e assistência ao HIV, com a presença de Fábia Pottes, professora de Enfermagem da UFPE e do Núcleo de Articulação e Atenção Integral a Saúde do Idoso; e o infectologista Vicente Vaz, do Hospital Universitário Osvaldo Cruz. Além disso, haverá um debate sobre o tema Envelhecer com HIV – Desafios e Soluções, com a participação de Sérgio Abreu, da Rede Nacional de Pessoas com HIV de São Paulo, e a psicóloga Ana Aurora, do Hospital Correia Picanço.

Além das diversas questões que dificultam a prevenção a Aids junto a essa faixa etária, o sucesso do tratamento anti-retroviral apresenta uma nova realidade. São vários os exemplos de pessoas soropositivas com o diagnóstico há mais de 20 anos, ou seja, hoje já se pode envelhecer com HIV, ressalta Acioli Neto. A Prefeitura do Recife conta com o Serviço de Atenção Especializada em DST e Aids, que funciona na Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena. Lá, o soropositivo tem o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar formada por médicos, psicólogos e assistentes sociais. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Serviço:
Seminário População Idosa e Aids
Data - 01/12;
Horário - 8h às 12h30;
Local - auditório Ênio Cantarelli/Procape (rua dos Palmares, 262, Santo Amaro).

Matérias Relacionadas
- Prefeitura vacina contra raiva até 8 de dezembro
- PCR nomeia 51 profissionais de saúde
- Socorristas participam de palestra do Samu de Grenoble
- Torneio de futebol contra a filariose
- Museu Murillo La Greca sedia exposição de usuários do Cptra
- Saúde se reúne com representantes da Abrasco
- Samu da França capacita profissionais do Recife
- Seminário capacita e sensibiliza profissionais de saúde
- IFP é inaugurado em Santo Amaro
- Seminário discute ações da saúde para mulheres vítimas de violência
- PCR orienta como prevenir mosquito da dengue
- Recife inicia Semana Municipal de Combate à Dengue
- Recife realiza Semana Municipal de Combate à Dengue
- Rede de saúde do Recife conta com tratamento homeopático
- I Vídeo-debate sobre Aids reúne profissionais de saúde da PCR
- Órgão americano considera Academia da Cidade modelo no mundo
- Jovens dão orientações na Feira do Adolescente
- PCR promove 1º Vídeo-Debate Saúde Mental e Aids
- Feira do Adolescente movimenta Parque 13 de Maio
- Atividades da PCR marcam Dia Mundial do Diabetes


Enviar    Imprimir