Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

SOCORRISTAS PARTICIPAM DE PALESTRA DO SAMU DE GRENOBLE

Médicos, enfermeiros e demais socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Recife participaram, na noite desta quarta-feira (26), de uma palestra com o chefe de serviço da regulação do Samu de Grenoble (França), Philippe Menthonnex. Realizada no auditório do Hospital Agamenon Magalhães, na Tamarineira, a palestra foi baseada na exposição do médico sobre o trabalho desenvolvido pelo serviço pré-hospitalar francês, pioneiro no mundo.

Na França, o Samu foi criado em 1965, tendo sido disseminado para outras regiões posteriormente. Grenoble foi a quarta cidade a ter o serviço implantado, em 1969. “Já conhecia o Samu brasileiro desde a década de 90. Já visitei os serviços de São Paulo, Marília, Brasília, Fortaleza e, mais recentemente, Salvador e Recife. A filosofia de trabalho entre os dois países é semelhante. Mas percebo que foi a partir do governo Lula que o Samu ampliou e evoluiu, integrando uma rede de serviços de pronto-atendimento”, considerou Philippe.

No Recife, a implantação ocorreu em 2001, em substituição ao antigo SOS-Recife. Atendendo pelo 192, o serviço é inspirado no Samu francês, prestando atendimento pré-hospitalar em situações de risco. O êxito do Samu-Recife tem sido utilizado como referência pelo Governo Federal, que vem implantando o serviço em todas as grandes cidades do País. Em 2006, foi criado o Samu Metropolitano com a proposta de integração entre o Samu Recife e os demais municípios da região metropolitana. Além de cuidar do Samu municipal, Recife é o responsável pela regulação do Samu Metropolitano.

Evidentemente, existem diferenças na prestação do serviço até porque estamos falando de duas realidades sociais diferentes, como em Recife e Grenoble. Mas o contato com profissionais de fora só nos enriquece porque nos dá a oportunidade de trocar idéias e conhecimentos”, considerou o gerente interino do Samu-Recife, Leonardo Gomes. O condutor do Samu há sete anos, Jamerson Barbosa, achou válida a palestra, pois possibilita conhecer novas experiências. “Isso acaba melhorando o nosso serviço”, disse.

Matérias Relacionadas
- Torneio de futebol contra a filariose
- Museu Murillo La Greca sedia exposição de usuários do Cptra
- Saúde se reúne com representantes da Abrasco
- Samu da França capacita profissionais do Recife
- Seminário capacita e sensibiliza profissionais de saúde
- IFP é inaugurado em Santo Amaro
- Seminário discute ações da saúde para mulheres vítimas de violência
- PCR orienta como prevenir mosquito da dengue
- Recife inicia Semana Municipal de Combate à Dengue
- Recife realiza Semana Municipal de Combate à Dengue
- Rede de saúde do Recife conta com tratamento homeopático
- I Vídeo-debate sobre Aids reúne profissionais de saúde da PCR
- Órgão americano considera Academia da Cidade modelo no mundo
- Jovens dão orientações na Feira do Adolescente
- PCR promove 1º Vídeo-Debate Saúde Mental e Aids
- Feira do Adolescente movimenta Parque 13 de Maio
- Atividades da PCR marcam Dia Mundial do Diabetes
- 18.617 diabéticos são cadastrados no Saúde da Família do Recife
- Recife realiza atividades no Dia Mundial do Diabetes
- Feira de Saúde reúne mais de 300 crianças


Enviar    Imprimir