Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

UNIDADE DE BROMATOLOGIA E QUÍMICA É INAUGURADA

De duas salas pequenas para uma área ampla de aproximadamente 200 metros quadrados. Assim pode ser descrita a mudança da Unidade de Bromatologia e Química do Laboratório Municipal de Saúde Pública da Prefeitura do Recife. Realizada na manhã desta terça-feira (2), a inauguração da reforma contou com a presença da secretária de Saúde do Recife, Tereza Campos, além de gestores e técnicos da pasta.

Funcionando nas antigas instalações do Samu-Recife, no Edifício Julião Paulo da Silva, em Santo Amaro, o estabelecimento é responsável pela análise de amostras de água e alimentos coletados pelos técnicos das Vigilâncias Sanitária, Epidemiológica e Ambiental. A obra custou R$ 110.000,00 aos cofres municipais, valor empregado na aquisição de equipamentos e na adequação do novo espaço.

Com a entrega da Unidade de Bromatologia, estamos dando continuidade a mais uma etapa no processo de ampliação da rede de saúde do Recife. Para nós, que fazemos parte da gestão João Paulo, é motivo de comemoração entregar mais esta obra à população, de extrema importância para a prevenção de riscos e problemas que possam atingir a saúde das pessoas. Ao oferecer melhores serviços, asseguramos excelência nas condições de trabalho para os técnicos de saúde e garantimos uma maior qualidade de vida para a população”, disse a secretária Tereza Campos.

Na sua fala, além de agradecer a todos os trabalhadores e gestores que atuaram na concretização da reforma, ela ressaltou a ampliação da rede municipal como etapa importante para a consolidação do Sistema Único de Saúde, que este ano completa 20 anos. “Só no ano passado, a Prefeitura investiu R$ 3,5 milhões em reforma de unidades de saúde. Também efetivamos cerca de 1.700 agentes de saúde e criamos cargos novos no SUS, como o profissional de Educação Física, o agente redutor de danos e o cuidador de residência terapêutica. Desde 2001, a saúde vem sendo considerada prioridade do Governo João Paulo e, por isso, os investimentos se ampliam a cada ano na área”, disse a secretária.

A coleta de amostras de água e alimentos é parte fundamental do trabalho da Secretaria Municipal de Saúde. O material é recolhido durante inspeções das Vigilâncias Sanitária e Ambiental que, entre outras possibilidades, utilizam os resultados da Unidade de Bromatologia como instrumento para ratificar processos abertos contra estabelecimentos que estão em desacordo com a legislação sanitária. O alcance do trabalho, no entanto, é bem maior, já que se estende às avaliações do leite humano coletado e utilizado nas maternidades municipais, e de água para consumo humano e uso recreativo, como piscinas.

A unidade também analisa o solo para detecção ou não de contágio biológico e a qualidade do ar em ambientes refrigerados artificialmente, tanto de uso público como coletivo. Na parte da Vigilância Epidemiológica, um dos destaques é o permanente monitoramento da água dos mananciais de rios que cruzam a capital. A iniciativa permite uma rápida resposta por parte da Secretaria de Saúde diante da possibilidade de contaminação da água por agentes como o vibrião colérico.

A Unidade de Bromatologia e Química funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ininterruptamente. No local, atuam 16 profissionais de saúde desde o recebimento do material na recepção até a análise, elaboração de laudos e descarte. “A qualificação da Bromatogia dá condições de um trabalho de melhor qualidade para o município do Recife, dentro das boas práticas de laboratório e das normas sanitárias e ambientais, aumento da capacidade de análises e organização do fluxo de entrada das amostras no laboratório de maneira a assegurar que não haja contaminação dos diferentes materiais coletados”, disse Ana Cristina Reis, gerente do Laboratório Municipal de Saúde Pública.

Matérias Relacionadas
- PCR entrega Unidade de Bromatologia e Química para a população
- Equipes de saúde conscientizam sobre Aids em Planeta dos Macacos
- Seminário discute HIV na Terceira Idade
- Campeonato de futebol contra filariose movimenta Campina do Barreto
- PCR discute infecção pelo vírus da Aids na 3ª idade
- Prefeitura vacina contra raiva até 8 de dezembro
- PCR nomeia 51 profissionais de saúde
- Socorristas participam de palestra do Samu de Grenoble
- Torneio de futebol contra a filariose
- Museu Murillo La Greca sedia exposição de usuários do Cptra
- Saúde se reúne com representantes da Abrasco
- Samu da França capacita profissionais do Recife
- Seminário capacita e sensibiliza profissionais de saúde
- IFP é inaugurado em Santo Amaro
- Seminário discute ações da saúde para mulheres vítimas de violência
- PCR orienta como prevenir mosquito da dengue
- Recife inicia Semana Municipal de Combate à Dengue
- Recife realiza Semana Municipal de Combate à Dengue
- Rede de saúde do Recife conta com tratamento homeopático
- I Vídeo-debate sobre Aids reúne profissionais de saúde da PCR


Enviar    Imprimir