Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

SEMINÁRIO DISCUTE AÇÕES DA SAÚDE PARA MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA

Em alerta ao Dia Internacional pelo Fim da Violência Contra a Mulher, a Prefeitura do Recife realiza nesta terça-feira (25) o “Seminário Municipal Viver sem Violência – Direito da Mulher”. O evento ocorre no auditório Desembargador Nelson Santiago, que fica no Fórum Joana Bezerra, a partir das 8h30. A abertura contará com presença da secretária Municipal de Saúde, Tereza Campos. Durante toda a manhã, até o meio-dia, serão apresentadas as políticas desenvolvidas na rede municipal para o acolhimento das mulheres vítimas de violência e a importância da notificação dos casos. O seminário pretende reunir profissionais de saúde e de instituições ligadas ao combate da violência contra a mulher.

A Secretaria Municipal de Saúde apresentará o fluxo de atendimento na rede, com abordagem focada no programa municipal de enfrentamento à violência, especialmente para os novos profissionais da casa. “Nos últimos oito anos, o município vem investindo no atendimento às mulheres vítimas da violência por meio da atenção básica e da média complexidade. Os profissionais dos PSFs, das policlínicas com serviço de urgência e maternidades foram capacitados para acolherem e assistirem às mulheres que se encontram em situação de violência, encaminhando, quando necessário, para os serviços de referência. Todas essas unidades também dispõem da profilaxia para evitar ocorrência de DSTs e gravidez nesses casos. Além disso, instituímos o serviço de aborto legal nas maternidades Barros Lima, em Casa Amarela, Bandeira Filho, em Afogados, e Arnaldo Marques, no Ibura. Isso faz parte de uma decisão política da atual gestão da Prefeitura com o objetivo de atender as mulheres vítimas de violência sexual e doméstica, garantindo a assistência aos seus direitos sexuais e reprodutivos”, afirma a secretária Tereza Campos.

Além de apresentar as ações desenvolvidas na área da saúde, o seminário vai trabalhar o lado humano do atendimento médico. “Vamos abordar sobre a importância da assistência dos profissionais a essas mulheres, sensibilizando-os e treinando-os para a abordagem nesses casos. A maioria das mulheres que procuram o serviço sofre em silêncio, devido a vergonha ou medo do agressor. Diante desse quadro, o profissional da rede é orientado a prestar o acolhimento e o atendimento. Em casos de danos psicológicos, as usuárias são encaminhadas para os serviços especializados da saúde. Além disso, elas podem ser referenciadas para o Centro Clarice Lispector, que oferece apoio jurídico e psicossocial”, explica a gerente de Atenção à Saúde da Mulher do Recife, Benita Spinelli.

A programação do seminário ainda conta com a participação da coordenadora de Prevenção aos Acidentes e Violências do Recife, Carmelita Maia, que abordará a importância da notificação dos casos de violência contra as mulheres atendidas na rede de saúde. A notificação tem sido feita desde 2006, sendo importante para identificar os casos de violência na cidade. A coordenadora da Mulher do Recife, Juliana César, também estará presente para explanar sobre o Programa Municipal de Enfrentamento da Violência Contra a Mulher, denominado popularmente de “Nem Com Uma Flor”. No evento, serão distribuídas cartilhas criadas pelo programa e a segunda edição do protocolo de atendimento às mulheres na rede municipal.

Matérias Relacionadas
- PCR orienta como prevenir mosquito da dengue
- Recife inicia Semana Municipal de Combate à Dengue
- Recife realiza Semana Municipal de Combate à Dengue
- Rede de saúde do Recife conta com tratamento homeopático
- I Vídeo-debate sobre Aids reúne profissionais de saúde da PCR
- Órgão americano considera Academia da Cidade modelo no mundo
- Jovens dão orientações na Feira do Adolescente
- PCR promove 1º Vídeo-Debate Saúde Mental e Aids
- Feira do Adolescente movimenta Parque 13 de Maio
- Atividades da PCR marcam Dia Mundial do Diabetes
- 18.617 diabéticos são cadastrados no Saúde da Família do Recife
- Recife realiza atividades no Dia Mundial do Diabetes
- Feira de Saúde reúne mais de 300 crianças
- PCR apresenta experiência no controle de roedores
- Feira de Saúde do CAPSad René Ribeiro movimenta Afogados
- Prefeitura inaugura PSF no Casarão do Cordeiro
- Recife discute controle da leptospirose
- Teste do pezinho é importante para tratar doenças genéticas
- Academia da Cidade é opção gratuita para entrar em forma no verão
- Vigilância Sanitária alerta para consumo de alimentos na praia


Enviar    Imprimir