Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

PCR ENTREGA UNIDADE DE BROMATOLOGIA E QUÍMICA PARA A POPULAÇÃO

A Prefeitura do Recife inaugura, nesta terça-feira (2), às 8h30, as novas instalações da Unidade de Bromatologia e Química do Laboratório Municipal de Saúde Pública. O estabelecimento é responsável pela análise de amostras de água e alimentos coletados pelos técnicos das Vigilâncias Sanitária, Epidemiológica e Ambiental. A empreitada custou R$ 110.000,00, valor empregado na aquisição de equipamentos e na adequação do novo espaço, que funciona no Edifício Julião Paulo da Silva, na rua Major Codeceira, 194, em Santo Amaro.

“Cuidar da saúde pública vai além de disponibilizar tratamento e reabilitação para o público. É preciso investir permanentemente na prevenção de riscos e problemas que possam atingir a saúde das pessoas. Por isso, também é compromisso da nossa gestão oferecer os melhores serviços, assegurando a excelência nas condições de trabalho para os técnicos e garantindo uma maior qualidade de vida para a população”, comentou o prefeito João Paulo.

A coleta de amostras de água e alimentos é parte fundamental do trabalho da Secretaria Municipal de Saúde. O material é recolhido durante inspeções das Vigilâncias Sanitária e Ambiental, que, entre outras possibilidades, utilizam os resultados como instrumento para ratificar processos abertos contra estabelecimentos que estão em desacordo com a legislação sanitária. O alcance do trabalho, no entanto, é bem maior, já que se estende às avaliações do leite humano coletado e utilizado nas maternidades municipais e de água para consumo humano e uso recreativo, como piscinas.

A unidade também analisa o solo para detecção ou não de contágio biológico e a qualidade do ar em ambientes refrigerados artificialmente, tanto de uso público como coletivo. Na parte da Vigilância Epidemiológica, um dos destaques é o permanente monitoramento da água dos mananciais de rios que cruzam a capital. A iniciativa permite uma rápida resposta por parte da Secretaria de Saúde diante da possibilidade de contaminação da água por agentes como o vibrião colérico.

“Desde 2001, estamos ampliando a capacidade da Unidade de Bromatologia e Química com a aquisição de equipamentos mais modernos e a implantação de novas metodologias de análise, sempre de acordo com as atualizações da legislação vigente. Somente em 2007, foram mais de 28.100 diagnósticos realizados. Isso, sem contar com as avaliações de leite materno, cuja média anual é 2.979 exames desde a implementação em 2003. Ainda estamos comemorando a conquista das novas instalações, mas já consideramos a possibilidade de ampliar o serviço e disponibilizar também a análises de saneantes e até medicamentos”, antecipou a secretária de Saúde do Recife, Tereza Campos.

Serviço:
Unidade de Bromatologia e Química do Laboratório Municipal de Saúde
Rua Major Codeceira, 194, Santo Amaro

Matérias Relacionadas
- Equipes de saúde conscientizam sobre Aids em Planeta dos Macacos
- Seminário discute HIV na Terceira Idade
- Campeonato de futebol contra filariose movimenta Campina do Barreto
- PCR discute infecção pelo vírus da Aids na 3ª idade
- Prefeitura vacina contra raiva até 8 de dezembro
- PCR nomeia 51 profissionais de saúde
- Socorristas participam de palestra do Samu de Grenoble
- Torneio de futebol contra a filariose
- Museu Murillo La Greca sedia exposição de usuários do Cptra
- Saúde se reúne com representantes da Abrasco
- Samu da França capacita profissionais do Recife
- Seminário capacita e sensibiliza profissionais de saúde
- IFP é inaugurado em Santo Amaro
- Seminário discute ações da saúde para mulheres vítimas de violência
- PCR orienta como prevenir mosquito da dengue
- Recife inicia Semana Municipal de Combate à Dengue
- Recife realiza Semana Municipal de Combate à Dengue
- Rede de saúde do Recife conta com tratamento homeopático
- I Vídeo-debate sobre Aids reúne profissionais de saúde da PCR
- Órgão americano considera Academia da Cidade modelo no mundo


Enviar    Imprimir