Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

RECIFE INICIA SEMANA MUNICIPAL DE COMBATE À DENGUE

A Prefeitura do Recife deu início na manhã desta segunda-feira (24) a uma série de ações preventivas de combate ao mosquito Aedes aegypti, dentro da Semana Municipal de Combate à Dengue. Os trabalhos continuam até a próxima sexta-feira (28), vistoriando principalmente locais com maior risco de incidência do vetor. Para as ações, agentes de saúde ambiental (ASA) da Secretaria Municipal de Saúde foram às ruas vistoriar as áreas que ainda abrigam focos do mosquito a fim de eliminá-los e/ou tratá-los. O Alto Santa Terezinha, na zona Norte do Recife, foi um dos 14 bairros selecionados para realização de mutirões durante a semana. Trinta agentes de saúde foram designados para o trabalho na localidade, devendo cobrir até o fim da tarde de hoje uma média de 400 casas.

O pedreiro Renato da Silva, 46 anos, foi um dos moradores contemplados com a ação. Os ASAs visitaram sua residência e não constataram foco do mosquito. Mesmo assim, para prevenir o aparecimento do Aedes, os agentes colocaram larvicida biológico (produto que não agride o meio ambiente) em possíveis locais de aparecimento de criadouros, como pneus existentes no quintal e uma cisterna, com o objetivo de prevenir a proliferação. “Quase todo o dia estou de olho em garrafas, pratos e tudo o que possa vir a ter a dengue. Vou também seguir a orientação dos agentes e vedar completamente a minha cisterna, diminuindo as chances do Aedes aegypti aparecer na minha casa”, garantiu o pedreiro.

Segundo o gerente do Programa de Saúde Ambiental (PSA) da Prefeitura, Otoniel Barros, esta época do ano é o momento propício de intensificar os trabalhos contra a dengue, devido à estiagem das chuvas, fator que contribui para o desenvolvimento dos mosquitos. “Tudo o que o Aedes aegypti quer é sombra e água fresca. Fazer vistorias antes do período das chuvas acarreta na diminuição do número de focos. Além disso, estamos orientando a população para fazer a sua parte, porque, mesmo sem água, os ovos podem permanecer na natureza por até 450 dias”, afirmou o gerente.

Atualmente, a cada 100 residências recifenses, cerca de 2,1 abrigam focos do mosquito transmissor, segundo cálculos do PSA. A necessidade de armazenar água potável em caixas d’água, cisternas e outros tipos de reservatórios é o principal fator para proliferação do mosquito no Recife. “Esses locais de abastecimento de água são os criadouros predominantes para o mosquito na cidade. Por isso, orientamos a população a retirar todo o material que possa acumular água, como pneus, latas, baldes, pratos de plantas, copos descartáveis, cascas de ovo e até tampinhas de garrafa. Com o esforço de todos, poderemos reduzir bastante a população de mosquitos, prevenindo casos de dengue no próximo ano”, considera a secretária Municipal de Saúde, Tereza Campos.

A Prefeitura do Recife vem atuando de forma permanente no controle da dengue, por meio das inspeções domiciliares feitas diariamente pelos agentes de saúde ambientais em toda a cidade, para identificação e eliminação de focos. “A partir do monitoramento regular de infestação do mosquito, programamos uma série de ações durante toda esta semana. Como o número de notificações e casos confirmados de dengue tende a baixar neste período do ano, nosso objetivo de reduzir o número de criadouros de Aedes aegypti na cidade a partir de agora já pensando em 2009”, explica a secretária.

Todos os 961 agentes de saúde ambiental (ASA) estão envolvidos nas ações de campo. O trabalho é reforçado com a participação dos agentes comunitários, que aproveitam as visitas diárias para conversar com os moradores e entregar material educativo sobre as medidas preventivas contra a doença. Especificamente na Mangueira e na Mustardinha, a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) estará integrada à Secretaria de Saúde na realização de mutirões de limpeza. Nos dois locais, a quarta-feira (26) será destinada à atividade educativa, com os agentes de saúde realizando visitas casa a casa para entregar sacos de lixo aos moradores e solicitar que juntem todos os entulhos existentes dentro das casas. O lixo será recolhido na quinta (27), pela Emlurb.

Na Várzea, além dos mutirões que serão realizados ao longo desta semana, os agentes aproveitarão o momento para recolher os ovos capturados pelas armadilhas instaladas no bairro (ovitrampas), um dos instrumentos usados pela Vigilância Ambiental do município para monitoramento de infestação do Aedes. Paralelo a isso, estão sendo realizadas mobilizações nos mercados públicos, escolas e salas de espera de unidades de saúde a fim de orientar a população sobre as medidas individuais de controle para prevenir o aparecimento de criadouros. Mais uma vez, todo o foco do trabalho da Prefeitura será na campanha “10 Minutinhos e Adeus, Dengue”, que o município desenvolve desde o ano passado, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, abordando a importância de cada cidadão recifense reservar dez minutos por semana para fazer uma checagem nas suas residências, retirando todo o material que possa acumular água.

Matérias Relacionadas
- Recife realiza Semana Municipal de Combate à Dengue
- Rede de saúde do Recife conta com tratamento homeopático
- I Vídeo-debate sobre Aids reúne profissionais de saúde da PCR
- Órgão americano considera Academia da Cidade modelo no mundo
- Jovens dão orientações na Feira do Adolescente
- PCR promove 1º Vídeo-Debate Saúde Mental e Aids
- Feira do Adolescente movimenta Parque 13 de Maio
- Atividades da PCR marcam Dia Mundial do Diabetes
- 18.617 diabéticos são cadastrados no Saúde da Família do Recife
- Recife realiza atividades no Dia Mundial do Diabetes
- Feira de Saúde reúne mais de 300 crianças
- PCR apresenta experiência no controle de roedores
- Feira de Saúde do CAPSad René Ribeiro movimenta Afogados
- Prefeitura inaugura PSF no Casarão do Cordeiro
- Recife discute controle da leptospirose
- Teste do pezinho é importante para tratar doenças genéticas
- Academia da Cidade é opção gratuita para entrar em forma no verão
- Vigilância Sanitária alerta para consumo de alimentos na praia
- Guilherme Abath oferece terapia de automassagem
- Iasc promove I Semana da Saúde voltada para o trabalhador


Enviar    Imprimir