Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

SAMU DA FRANÇA CAPACITA PROFISSIONAIS DO RECIFE

Um representante do Samu da França vem à capital pernambucana, nesta quarta-feira (26), a convite da Prefeitura do Recife para ministrar uma palestra sobre o transporte de pacientes pelo serviço móvel de urgência e apresentar as suas experiências na regulação médica. O evento ocorre no auditório do Hospital Agamenon Magalhães, na Tamarineira, a partir das 19h, e pretende reunir 100 profissionais da área, entre médicos e enfermeiros.

O chefe de serviço da regulação do Samu de Grenoble (cidade situada no sudeste da França), Philippe Nthonnex, vai falar sobre os protocolos utilizados pelo país – consideradas normas de atendimento em urgência. “A partir da troca de experiências com os procedimentos adotados lá e aqui, aproveitaremos a ocasião para discutir questões referentes à análise da situação clínica dos nossos usuários que pedem socorro e estão sendo orientados pelos médicos reguladores”, explica o coordenador de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde, Carlos Figueiredo.

Essa é a segunda vez que uma equipe do Samu da França visita o Recife. A primeira ocorreu em maio de 2007, quando o presidente do Samu da França, Marc Giroud, o presidente do Samu de Paris, Michel Decreau, e o diretor do Departamento de Relações Internacionais do Ministério de Saúde da França, Paulo de Rezende, estiveram na sede do Samu-Recife para conhecer de perto como é feita a assistência pré-hospitalar na capital pernambucana. Logo depois, Carlos Figueiredo, esteve na França para observar o serviço pré-hospitalar prestado naquele país. Além dele, João Moraes, um dos médicos do Samu-Recife, fez um estágio de um mês na França.

Essa troca de experiências entre as equipes é bastante positiva, pois possibilita uma renovação e um intercâmbio de conhecimentos entre os profissionais”, diz Carlos. Na quinta-feira pela manhã (27), está prevista a visita do médico francês Philippe Nthonnex à sede do Samu-Recife, que fica no bairro da Boa Vista, próximo da praça Chora Menino, para conhecer de perto o trabalho da equipe da regulação local.

Histórico – Na França, o Samu foi criado na década de 60. No Recife, a implantação ocorreu em 2001, ainda na primeira gestão do governo João Paulo, em substituição ao antigo SOS-Recife. Atendendo pelo 192, o serviço presta atendimento pré-hospitalar em situações de risco. O êxito do Samu-Recife tem sido utilizado como referência pelo Governo Federal, que vem implantando o serviço em todas as grandes cidades do País. Em 2006, foi criado o Samu Metropolitano com a proposta de integração entre o Samu Recife e os demais municípios da região metropolitana. Além de cuidar do Samu municipal, Recife é o responsável pela regulação do Samu Metropolitano.

Serviço
O quê: Palestra “Urgências e Emergências na Visão do Samu França”
Onde: Auditório do Hospital Agamenon Magalhães (Estrada do Arraial, 2.723, Tamarineira)
Quando: Quarta-feira (26), a partir das 19h
A quem se destina: médicos e enfermeiros do Samu-Recife

Matérias Relacionadas
- Seminário capacita e sensibiliza profissionais de saúde
- IFP é inaugurado em Santo Amaro
- Seminário discute ações da saúde para mulheres vítimas de violência
- PCR orienta como prevenir mosquito da dengue
- Recife inicia Semana Municipal de Combate à Dengue
- Recife realiza Semana Municipal de Combate à Dengue
- Rede de saúde do Recife conta com tratamento homeopático
- I Vídeo-debate sobre Aids reúne profissionais de saúde da PCR
- Órgão americano considera Academia da Cidade modelo no mundo
- Jovens dão orientações na Feira do Adolescente
- PCR promove 1º Vídeo-Debate Saúde Mental e Aids
- Feira do Adolescente movimenta Parque 13 de Maio
- Atividades da PCR marcam Dia Mundial do Diabetes
- 18.617 diabéticos são cadastrados no Saúde da Família do Recife
- Recife realiza atividades no Dia Mundial do Diabetes
- Feira de Saúde reúne mais de 300 crianças
- PCR apresenta experiência no controle de roedores
- Feira de Saúde do CAPSad René Ribeiro movimenta Afogados
- Prefeitura inaugura PSF no Casarão do Cordeiro
- Recife discute controle da leptospirose


Enviar    Imprimir