Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

CAMPEONATO DE FUTEBOL CONTRA FILARIOSE MOVIMENTA CAMPINA DO BARRETO

Juventude 1, da Ilha do Joaneiro, foi o grande vencedor do torneio “Faça um Gol na Saúde Dando um Chute na Filariose”, realizado na sexta-feira à noite (28) no Centro Social Urbano Novaes Filho, que fica na Campina do Barreto. O time arrebatou o troféu do primeiro lugar, além de um conjunto de 16 uniformes novos. O Amigos de Chão de Estrelas ficou em segundo, ganhando o troféu de vice-campeão. Promovido pelo Distrito Sanitário II da Prefeitura do Recife, o campeonato reuniu oito times de futebol da Zona Norte da cidade, com a finalidade de alertar o público masculino sobre a importância de aderir ao Tratamento Coletivo da Filariose.

Na semana anterior ao campeonato, os 128 jogadores que participaram dos jogos participaram de uma palestra com as equipes de saúde da Prefeitura sobre a filariose e foram convidados a tomar os comprimidos que tratam e previnem a doença. Com a sensibilização, todos aderiram à campanha. “Tendo em vista que os homens são os que mais se recusam a tomar o remédio, promovemos o torneio como uma forma descontraída de estimular a adesão ao tratamento em massa e, o mais importante, torná-los multiplicadores das informações sobre a doença. Como formadores de opinião, eles acabam nos ajudando, incentivando outras pessoas que moram nas suas comunidades a participarem do tratamento”, afirmou Silvana Moreira, diretora do Distrito Sanitário II.

Todas as pessoas que moram nas áreas endêmicas devem participar do Tratamento Coletivo, independentemente de terem o diagnóstico da doença. No Recife, 13 bairros fazem parte da estratégia da Secretaria Municipal de Saúde, sete a mais em relação a 2007. Entre os bairros incluídos na lista deste ano, estão Santo Amaro, Ilha Joana Bezerra, Linha do Tiro, Nova Descoberta (Alto do Reservatório e Alto da Brasileira), Mustardinha, Mangueira, Afogados, Água Fria, Alto Santa Teresinha, Campo Grande, Brejo de Beberibe, Passarinho e Alto José Bonifácio.

A estimativa é que 80% das 185 mil pessoas que vivem nesses locais tomem a medicação até o final da campanha, que termina no próximo dia 12 de dezembro. Para isso, os agentes de saúde estão visitando a casa dos moradores para levar a medicação. Todas as pessoas acima de quatro anos de idade participam da campanha.  “Nem sempre os infectados apresentam os sintomas, por isso a medicação é importante para evitar o aparecimento ou mesmo o desenvolvimento da doença”, argumenta Silvana.  

O jogador Nilvado Honorato de Andrade Neto, 20 anos, foi um dos que tomou o remédio pela primeira vez depois de ser sensibilizado sobre a importância do tratamento. O bairro em que mora, Linha do Tiro, foi incluído este ano na lista prioritária. “Lá, em casa, eu, meus dois irmãos mais novos e meus pais resolvemos tomar a medicação para prevenir a filariose. Depois que perdemos dois parentes próximos por conta de doença, não quisemos vacilar. Se podemos prevenir a filariose, por que não fazê-lo?”, disse Nivaldo.

A opinião foi compartilhada por José Francisco de Oliveira Filho, 42 anos. Morador de Campo Grande, bairro que participa do tratamento pelo quinto ano consecutivo, ele diz que toma o remédio todos os anos. “Se não tomar o remédio, a gente pode ficar defeituoso. Conheço bem a doença. Uma vizinha minha tem a perna grossa e um irmão meu já teve filariose, mas se tratou logo no início da doença e conseguiu se curar. Evidente que não quero ficar doente. Por isso, participo do tratamento da Secretaria de Saúde”, disse Francisco, jogador do time Boca de Álcool.
Matérias Relacionadas
- PCR discute infecção pelo vírus da Aids na 3ª idade
- Prefeitura vacina contra raiva até 8 de dezembro
- PCR nomeia 51 profissionais de saúde
- Socorristas participam de palestra do Samu de Grenoble
- Torneio de futebol contra a filariose
- Museu Murillo La Greca sedia exposição de usuários do Cptra
- Saúde se reúne com representantes da Abrasco
- Samu da França capacita profissionais do Recife
- Seminário capacita e sensibiliza profissionais de saúde
- IFP é inaugurado em Santo Amaro
- Seminário discute ações da saúde para mulheres vítimas de violência
- PCR orienta como prevenir mosquito da dengue
- Recife inicia Semana Municipal de Combate à Dengue
- Recife realiza Semana Municipal de Combate à Dengue
- Rede de saúde do Recife conta com tratamento homeopático
- I Vídeo-debate sobre Aids reúne profissionais de saúde da PCR
- Órgão americano considera Academia da Cidade modelo no mundo
- Jovens dão orientações na Feira do Adolescente
- PCR promove 1º Vídeo-Debate Saúde Mental e Aids
- Feira do Adolescente movimenta Parque 13 de Maio


Enviar    Imprimir