Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

MUSEU MURILLO LA GRECA SEDIA EXPOSIÇÃO DE USUÁRIOS DO CPTRA

Teve início nesta quarta-feira (26), com realização do Centro de Prevenção, Tratamento e Reabilitação de Alcoolismo da Prefeitura do Recife (Cptra), a 2ª Exposição de Artes e Artesanatos (Cptrartes). O evento, que está acontecendo no Museu Murillo La Greca, no Parnamirim, acontece em dois horários, das 9h ao meio-dia e das 14h às 17h, e reúne quadros, esculturas, bonecas de pano e outras peças de artesanato confeccionadas por usuários do CPTRA que estão em tratamento e participam das oficinas terapêuticas de artes promovidas pelo Centro. Além disso, apresentações de teatro e música também fazem parte da programação. O evento continua até esta quinta-feira (27), nos mesmos horários.

A exposição está montada no galpão de artes do museu, onde um total de 58 peças estão à mostra. Além de conferir o trabalho dos usuários, o público pode adquirir as peças, que também estão à venda. Segundo a assistente-social do Cptra, Maria do Carmo Melo, a exposição tem como objetivo promover a reinserção social dos usuários e fortalecer a sua auto-estima. Para ela, o estímulo à criatividade e a relação com a arte desempenham um papel fundamental no tratamento. “Nós incentivamos a resgatarem esse vínculo com a arte que muitas vezes é perdido com o uso do álcool, tabaco e outras drogas. Então, nós procuramos estimular essa potencialidade neles”, destaca Maria do Carmo. Além disso, ela informou que os próprios usuários colocaram o preço nas suas criações, tendo autonomia suficiente para negociar com as pessoas que estejam interessadas em adquirir as suas peças. “Queremos que eles caminhem sozinhos”.

Um dos usuários, Arquimedes Souza, de 30 anos, já trabalhava com artes plásticas. Ele, que é autor de alguns dos vários trabalhos expostos no museu, conta que aos oito anos de idade desenvolveu uma técnica particular de criação e, desde então, vem confeccionando várias peças em massa plástica, cerâmica, vidro e latão. Para ele, essa iniciativa só traz benefícios aos usuários. “Aqui, nós mostramos que não existe nada que possa estragar a nossa capacidade de vencer. No meu caso, a criação é um dos fatores que me faz sair das situações de risco”, falou Arquimedes. Já o aposentado Hildebrando Aguiar aprendeu a confeccionar cortinas e tapetes em fitas, telas e retalhos durante as oficinas realizadas no Cptra, e diz que esse trabalho é importante para ele, pois o livra da ociosidade, preenchendo seu tempo livre. “Estou me dando bem com o meu trabalho, em vez de ficar por aí, sem fazer nada. Para mim, isso é muito importante e já faz parte da minha vida. Pretendo continuar”, falou Hildebrando.

Uma montagem musical também faz parte da programação da exposição. Dois usuários, coordenados pelo agente redutor de danos Rodrigo Moura, apresentam um repertório que vai do forró ao erudito, e também conta com composições próprias. Além disso, outros quatro usuários, dos tratamentos intensivo e semi-intensivo, mostram seus dotes técnicos, apresentando uma esquete, de 20 minutos, “Jesus: Essa História Você já Viu?”. A peça conta a história de um homem e sua luta para deixar a dependência do álcool e do cigarro, passando pelos momentos de tentação diante do convívio social. A montagem é uma metáfora à vida de Jesus, uma figura santificada, mas que desta vez será apresentada como um homem comum. O teatro faz parte das oficinas terapêuticas que funcionam no Cptra.

Histórico – O Cptra foi criado em dezembro de 1990, como hospital do Estado, sendo municipalizado em 2004. A partir de então, a unidade tornou-se referência no tratamento para álcool, fumo e outras drogas na zona Noroeste do Recife. Hoje, o centro atende, em média, a 136 pessoas por mês, funcionando na avenida Conselheiro Rosa e Silva, 2.130, na Tamarineira.

Matérias Relacionadas
- Saúde se reúne com representantes da Abrasco
- Samu da França capacita profissionais do Recife
- Seminário capacita e sensibiliza profissionais de saúde
- IFP é inaugurado em Santo Amaro
- Seminário discute ações da saúde para mulheres vítimas de violência
- PCR orienta como prevenir mosquito da dengue
- Recife inicia Semana Municipal de Combate à Dengue
- Recife realiza Semana Municipal de Combate à Dengue
- Rede de saúde do Recife conta com tratamento homeopático
- I Vídeo-debate sobre Aids reúne profissionais de saúde da PCR
- Órgão americano considera Academia da Cidade modelo no mundo
- Jovens dão orientações na Feira do Adolescente
- PCR promove 1º Vídeo-Debate Saúde Mental e Aids
- Feira do Adolescente movimenta Parque 13 de Maio
- Atividades da PCR marcam Dia Mundial do Diabetes
- 18.617 diabéticos são cadastrados no Saúde da Família do Recife
- Recife realiza atividades no Dia Mundial do Diabetes
- Feira de Saúde reúne mais de 300 crianças
- PCR apresenta experiência no controle de roedores
- Feira de Saúde do CAPSad René Ribeiro movimenta Afogados


Enviar    Imprimir