Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

IFP É INAUGURADO EM SANTO AMARO

O Instituto do Fígado de Pernambuco (IFP) inaugurou, no início da noite desta segunda-feira (24), uma unidade de endoscopia na rua Arnóbio Marques, em Santo Amaro. O IFP é especializado no tratamento de doenças do aparelho digestivo em especial das doenças hepáticas, destinado aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Compareceram a solenidade, o vice-prefeito Luciano Siqueira e a secretária de Saúde, Tereza Campos.

Batizada Eustácio Vieira, em homenagem ao médico que introduziu o procedimento no Estado, a nova unidade tem capacidade para efetuar 300 exames por mês. Para construir o novo espaço, foi necessário investimento de R$ 1 milhão. Parte dos recursos veio do Ministério da Ciência e Tecnologia e o restante foi investido pela própria entidade. Segundo a presidente da unidade, a médica Leila Beltrão, a nova unidade se destaca pela alta tecnologia e qualificação dos especialistas. “Pernambuco recebe hoje uma das mais modernas clínicas do país. Um diferencial em matéria de endoscopia. São equipamentos e profissionais habilitados para a execução de intervenções de endoscopia avançada, que não estão previstas na rotina do atendimento da rede pública”.

Para Luciano Siqueira, a nova clínica contribui para suprir o déficit de centros especializados na cidade. “Recife além de ser uma cidade pólo em medicina na Região Metropolitana e sempre atrair demandas do interior e de estados vizinhos, continua carente em serviços especializados. Creio que o instituto dá uma contribuição importante ao agregar esses serviços”, disse. Já Tereza Campos destacou a importância do instituto para Pernambuco. “O IFP tem um trabalho importante no estado. Graças a suas parcerias, presta relevantes serviços aos pernambucanos, principalmente os recifenses”, falou.

Durante a solenidade, realizada no auditório João Carlos Paes Mendonça, ocorreu a terceira edição da entrega da Medalha Ricardo Brennand. A homenagem, batizada com o nome do presidente do conselho deliberativo do IFP, é entregue anualmente a pessoas que contribuíram para o crescimento da entidade. O agraciado da noite foi o presidente da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), Dilton da Conti.

IFP - é uma instituição privada, auto sustentável e sem fins lucrativos, parte integrante e funcional do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) da Universidade de Pernambuco (UPE), referência nacional no tratamento, na pesquisa e no ensino da gastro-hepatologia. É o mais bem equipado centro para o atendimento de pacientes em pré e pós-operatório de transplantes de fígado de todo o Nordeste. Além dos atendimentos médicos, atua também na formação de profissionais especializados, no ensino complementar aos alunos de graduação da Faculdade de Ciências Medicas (FCM) da UPE.

Matérias Relacionadas
- Seminário discute ações da saúde para mulheres vítimas de violência
- PCR orienta como prevenir mosquito da dengue
- Recife inicia Semana Municipal de Combate à Dengue
- Recife realiza Semana Municipal de Combate à Dengue
- Rede de saúde do Recife conta com tratamento homeopático
- I Vídeo-debate sobre Aids reúne profissionais de saúde da PCR
- Órgão americano considera Academia da Cidade modelo no mundo
- Jovens dão orientações na Feira do Adolescente
- PCR promove 1º Vídeo-Debate Saúde Mental e Aids
- Feira do Adolescente movimenta Parque 13 de Maio
- Atividades da PCR marcam Dia Mundial do Diabetes
- 18.617 diabéticos são cadastrados no Saúde da Família do Recife
- Recife realiza atividades no Dia Mundial do Diabetes
- Feira de Saúde reúne mais de 300 crianças
- PCR apresenta experiência no controle de roedores
- Feira de Saúde do CAPSad René Ribeiro movimenta Afogados
- Prefeitura inaugura PSF no Casarão do Cordeiro
- Recife discute controle da leptospirose
- Teste do pezinho é importante para tratar doenças genéticas
- Academia da Cidade é opção gratuita para entrar em forma no verão


Enviar    Imprimir