Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

SEXO SEGURO NA TERCEIRA IDADE É FOCO DE OFICINAS

A Prefeitura do Recife está promovendo uma série de oficinas sobre sexo seguro para mulheres com idade igual ou superior a 50 anos. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Coordenadoria da Mulher. Ao todo, serão realizados seis encontros até o próximo dia 16. O terceiro encontro ocorreu na tarde desta terça-feira (09), na Maternidade Professor Bandeira Filho, no bairro de Afogados.
 
Sob o comando da gerente temática da Coordenadoria da Mulher, Jô Menezes, um grupo de mulheres da localidade, que estão envolvidas com as ações da Coordenadoria, participaram dessa atividade, que iniciou com uma espécie de “brincadeira” onde, através de utilização de substância diferentes sobre a pele (álcool, hidratante, acetona), foi trabalhada a questão dos estímulos às sensações. “A gente vai descobrindo o nosso corpo a partir da curiosidade, e daí com as relações que se estabelece com o outro. É importante lembrar que nessa idade se conhece bastante o nosso corpo. E que nós o conhecemos melhor do que nossas avós, bisavós”, disse Jô, que informou que esse tipo de atividade serve de introdução à questão do corpo aliado ao prazer e à sexualidade.
 
Assuntos como prevenção da Aids e de outras doenças sexualmente transmissíveis, e orientações sobre o uso dos preservativos masculino e feminino com o companheiro também fazem parte da abordagem sugerida pela oficina. A proposta, segundo Jô Menezes, é ir aproximando esses temas dessas mulheres, desfazendo preconceitos e possibilitando uma abertura maior na discussão desse tipo de assunto, além da conscientização a respeito do sexo saudável. “Elas vieram de uma geração que não conhece a camisinha e muitas não usam o preservativo porque não estavam habituadas. Daí, a gente vai mostrar isso tudo pra elas, pra que elas se apropriem e pra que elas possam ir quebrando esses tabus, num espaço onde elas se sintam à vontade”, explicou Jô.
 
De acordo com Jô Menezes, a preocupação em trabalhar essa temática advém do aumento dos índices de soropositividade entre pessoas com idade igual ou acima dos 50 anos. No Brasil, entre os portadores do vírus HIV, 10% são pessoas nessa faixa etária. A partir desse quadro, o Governo Federal resolveu trabalhar a temática neste ano. Em consonância com esse direcionamento, a Prefeitura do Recife resolveu oferecer essas oficinas como forma de sensibilizar, principalmente as mulheres, sobre o assunto, procurando quebrar os tabus ainda existentes nessa idade sobre sexualidade, prazer e prevenção. Serão um total de seis oficinas realizadas nas seis RPAs. A próxima oficina acontecerá nesta quarta-feira (10), no Serviço Nacional de Transporte, em Beberibe, na RPA-02, das 14h às 17h30.

Matérias Relacionadas
- Profissionais de saúde do Recife participam de curso sobre kit
- Saúde arma esquema especial para a Festa do Morro
- Jornada científica marca os 22 anos do CAPSad Eulâmpio Cordeiro
- Ministro fala sobre os desafios da saúde aos novos prefeitos na 53ª Reunião da FNP
- Projeto põe a Saúde da Mulher em foco
- CAPSad Eulâmpio Cordeiro comemora 22 anos com Jornada Científica
- Saúde da mulher em foco no bairro de Santo Amaro
- Mulheres idosas são alvo de oficinas sobre sexo seguro
- Unidade de Bromatologia e Química é inaugurada
- PCR entrega Unidade de Bromatologia e Química para a população
- Equipes de saúde conscientizam sobre Aids em Planeta dos Macacos
- Seminário discute HIV na Terceira Idade
- Campeonato de futebol contra filariose movimenta Campina do Barreto
- PCR discute infecção pelo vírus da Aids na 3ª idade
- Prefeitura vacina contra raiva até 8 de dezembro
- PCR nomeia 51 profissionais de saúde
- Socorristas participam de palestra do Samu de Grenoble
- Torneio de futebol contra a filariose
- Museu Murillo La Greca sedia exposição de usuários do Cptra
- Saúde se reúne com representantes da Abrasco


Enviar    Imprimir