Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

PROJETO PÕE A SAÚDE DA MULHER EM FOCO

“Quem se Cuida Vive Melhor, a Saúde da Mulher em Foco”, é o nome do projeto que foi realizado na manhã desta sexta-feira (05), na Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (UPE), em Santo Amaro. Promovida pela Gerência de Atenção à Saúde da Mulher, da Secretaria Municipal de Saúde, em parceira com o Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam) e UPE, a ação tem como objetivo oferecer às mulheres da comunidade de Santo Amaro exames gratuitos, além de orientar como prevenir doenças, com distribuição de material educativo e preservativos.

As atividades realizadas são voltadas para as prevenções de câncer ginecológico, DST/HIV/Aids, de doenças cardiovasculares, além do enfrentamento das doenças cardiovasculares. “Essa é uma forma de trazer as mulheres para cuidar da saúde delas e também mobilizar os alunos para a proposta de intervenção da comunidade”, disse a titular da gerência de Atenção à Saúde da Mulher, Benita Spinelli. Os estudantes de enfermagem estão aferindo a pressão, dosando a glicose, e pesando as mulheres, e as orientando sobre os hábitos saudáveis de alimentação. “Estamos percebendo que a maioria delas tem problemas de hipertensão e diabetes, justamente pela alimentação errada. Então, a nossa intenção é tentar estimulá-las para mudar e, com mais saúde, melhorar a qualidade de vida dessas pessoas”, observou a estudante do 7º período de Enfermagem da UPE, Camila Lins Viana.

As participantes estão assistindo aos vídeos sobre a violência contra a mulher, DST/AIDS – redução de danos e transmissão vertical (a passada da mãe para o filho durante a gestação) – e a prevenção do colo do útero e mama. “Muitas delas não sabem nem sobre a necessidade dos exames preventivos. Pretendemos que elas saiam daqui sabendo dessa importância. Então, além de esclarecer, estamos realizando esses exames”, completou Viana. Para a secretária Cristina Cardoso, essa é uma excelente oportunidade. “O trabalho está sendo muito bom porque é voltado para pessoas leigas nesses serviços. Principalmente as de classe mais baixa, pois não têm acesso às informações e, por não saberem, muitas vezes não se cuidam”, opinou Cristina Cardoso. De acordo com a necessidade de cada mulher, ela será encaminhada para atendimentos mais específicos. “Elas serão orientadas a procurar a Policlínica Valdemar de Oliveira, no Distrito Sanitário I”, informou Spinelli.

Matérias Relacionadas
- Ministro fala sobre os desafios da saúde aos novos prefeitos na 53ª Reunião da FNP
- CAPSad Eulâmpio Cordeiro comemora 22 anos com Jornada Científica
- Saúde da mulher em foco no bairro de Santo Amaro
- Mulheres idosas são alvo de oficinas sobre sexo seguro
- Unidade de Bromatologia e Química é inaugurada
- PCR entrega Unidade de Bromatologia e Química para a população
- Equipes de saúde conscientizam sobre Aids em Planeta dos Macacos
- Seminário discute HIV na Terceira Idade
- Campeonato de futebol contra filariose movimenta Campina do Barreto
- PCR discute infecção pelo vírus da Aids na 3ª idade
- Prefeitura vacina contra raiva até 8 de dezembro
- PCR nomeia 51 profissionais de saúde
- Socorristas participam de palestra do Samu de Grenoble
- Torneio de futebol contra a filariose
- Museu Murillo La Greca sedia exposição de usuários do Cptra
- Saúde se reúne com representantes da Abrasco
- Samu da França capacita profissionais do Recife
- Seminário capacita e sensibiliza profissionais de saúde
- IFP é inaugurado em Santo Amaro
- Seminário discute ações da saúde para mulheres vítimas de violência


Enviar    Imprimir