Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

MINISTRO FALA SOBRE OS DESAFIOS DA SAÚDE AOS NOVOS PREFEITOS NA 53ª REUNIÃO DA FNP

Vitória (ES) – A Plenária dos Prefeitos da 53ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que está acontecendo em Vitória, no Espírito Santo, teve início nesta sexta-feira (05), às 9h, com a participação do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, que foi convidado para falar na mesa Saúde: desafio maior para os novos prefeitos. Também participaram o prefeito do Recife e presidente da FNP, João Paulo, o prefeito de Vitória, João Coser e os secretários de Saúde do Governo do Espírito Santo, Anselmo Tozi; e de Belo Horizonte, Helvécio Magalhães. O prefeito de Campo Grande/MS, Nelson Tradd, coordenou os trabalhos.

Temporão lembrou aos 116 prefeitos de 16 estados, que estão participando do evento, que eles acabaram de sair de um processo eleitoral e que a saúde foi um dos temas mais discutidos durante a eleição. Vocês podem se preparar porque a batalha é dura. A questão da saúde continua sendo um tema prioritário, mas isso significa que ainda existem muitos problemas. Temos que enfrentar, enquanto governantes, esse desafio, ressaltou.

O ministro fez um histórico da implantação do Sistema Único de Saúde (SUS) e disse que, com ele, a saúde passou a ser um direito de todos. Saímos de um sistema fragmentado para um sistema unificado, universal e para todos, lembrou. Ele também ressaltou os avanços conseguidos na área, como a diminuição da mortalidade infantil, o trabalho dos profissionais do Programa de Saúde da Família, a melhoria no atendimento da urgência e emergência com o Samu, o Brasil Sorridente, o programa Farmácia Popular e os CAPs, entre outros.

Emenda 29 - Durante seu discurso, José Gomes Temporão também reforçou que a regulamentação da Emenda 29, que fixa os percentuais mínimos a serem investidos anualmente em saúde pela União, por estados e municípios, é fundamental para se conseguir mais recursos para a saúde. Se aprovada, teremos mais 10 milhões de recursos adicionais ao ano, informou. O prefeito de São Carlos, Newton Lima, aproveitou sua fala para propor a entrega, aos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado, de uma moção solicitando a tramitação rápida da regulamentação da emenda, aprovada pelos presentes.

Dengue – O ministro, em sua explanação, apresentou a campanha Brasil Unido Contra a Dengue. Ele falou das estratégias e ações de combate à doença, lembrando que está sendo investido 1,08 bilhão na luta contra a dengue. Temporão encerrou sua participação na Reunião da FNP ressaltando que durante a sucessão nos municípios é importante que não haja descontinuidade das ações de controle da doença. Temos que transformar informação de qualidade em ação coletiva, finalizou.

Matérias Relacionadas
- Projeto põe a Saúde da Mulher em foco
- CAPSad Eulâmpio Cordeiro comemora 22 anos com Jornada Científica
- Saúde da mulher em foco no bairro de Santo Amaro
- Mulheres idosas são alvo de oficinas sobre sexo seguro
- Unidade de Bromatologia e Química é inaugurada
- PCR entrega Unidade de Bromatologia e Química para a população
- Equipes de saúde conscientizam sobre Aids em Planeta dos Macacos
- Seminário discute HIV na Terceira Idade
- Campeonato de futebol contra filariose movimenta Campina do Barreto
- PCR discute infecção pelo vírus da Aids na 3ª idade
- Prefeitura vacina contra raiva até 8 de dezembro
- PCR nomeia 51 profissionais de saúde
- Socorristas participam de palestra do Samu de Grenoble
- Torneio de futebol contra a filariose
- Museu Murillo La Greca sedia exposição de usuários do Cptra
- Saúde se reúne com representantes da Abrasco
- Samu da França capacita profissionais do Recife
- Seminário capacita e sensibiliza profissionais de saúde
- IFP é inaugurado em Santo Amaro
- Seminário discute ações da saúde para mulheres vítimas de violência


Enviar    Imprimir