Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

PREFEITURA INICIA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

Uma grande festa marcou a abertura oficial da 11ª Campanha de Vacinação do Idoso organizada pela Prefeitura do Recife, na manhã deste sábado (25), em frente ao PSF Alto do Capitão, em Dois Unidos. O evento contou com a presença de servidores e, principalmente, diversos grupos de pessoas na terceira idade, público alvo da empreitada do Governo Federal. A mobilização foi comandada pelo secretário de Saúde, Gustavo Couto, que agradeceu a participação de todos e o empenho de quase três mil funcionários públicos e voluntários em tentar assegurar a maior cobertura vacinal no município.

A realização da campanha vai ao encontro da proposta do programa Envelhecimento Saudável, criado pelo prefeito João da Costa, voltado para a garantia do bem-estar da população recifense com mais de 60 anos de idade. Na última década, a vacinação em massa contra a gripe tem reduzido a morbidade e gastos com tratamento de infecções secundárias, como a pneumonia. A meta do Ministério da Saúde é de 80%, mas queremos imunizar o máximo de idosos possível, número que chega a quase 160 mil pessoas na capital pernambucana”, afirmou Gustavo Couto.

A manhã começou com uma aula feita especialmente para a data por um professor de educação física do Programa Academia da Cidade. Em seguida, o público foi brindado com uma apresentação do trio de forró Quixabeira. O arrasta-pé animou os presentes, que recarregaram as baterias com um café-da-manhã frugal oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde. Também houve espaço para uma feira de artesanato, com peças das mais variadas técnicas.

Aos 64 anos, Claudete Silva era uma das mais empolgadas. Depois de receber sua dose, rodopiou pelo salão improvisado embaixo de toldos. Entre um passo de baião e outro de xote, ressaltava a importância de todos buscarem se vacinar. “Faz quatro anos que participo da campanha e nunca mais gripei. Todos devem fazer o mesmo para garantir uma vida livre da doença, que bota qualquer um de cama”, completou.

No grande dia nacional de mobilização, mais de 200 pontos de imunização funcionaram em unidades da rede municipal de saúde, como PSFs, policlínicas e centros de saúde. Também foram disponibilizados postos volantes, exclusivamente no sábado, em mercados públicos, associações de moradores, clubes sociais, escolas e creches, centros de compras, supermercados, hospitais públicos, estações do metrô, centros espíritas, salões paroquiais, templos evangélicos e terreiros de matrizes africanas, entre outros. A campanha segue até 8 de maio. Até lá, quem quiser saber onde receber a vacina pode entrar em contato com a Ouvidoria Municipal de Saúde pelo telefone 0800.281.1520. O serviço funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h. A ligação é gratuita.

Prévia - Antes do início oficial da vacinação em todo o País, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu a imunização de idosos acamados, com dificuldade de locomoção e internos de instituições de longa permanência, como asilos, hospitais e clínicas de repouso. As equipes fizeram um trabalho casa a casa entre os dias 20 e 24 de abril, assegurando que essa parcela da população fosse imunizada contra o vírus influeza, transmissor da gripe, e contra a bactéria Pneumococos (Streptococcus pneumoniae), causadora da pneumonia.

Em 2008, a Prefeitura do Recife vacinou 91,82% indivíduos com 60 ou mais anos de idade. Este ano, a meta é atingir, pelo menos, 131.471 pessoas. Segundo o Ministério da Saúde, estudos indicam que a vacina contra a influenza reduz em mais de 50% a incidência de doenças relacionadas à gripe nos idosos vacinados e, no mínimo, 32% das hospitalizações por pneumonias, além de 31% das mortes hospitalares por pneumonia e gripe e cerca da metade das mortes hospitalares relacionadas à outras doenças respiratórias.  

A realização da campanha segue a recomendação da Organização Mundial de Saúde de priorizar os idosos na vacinação contra a gripe, doença infecciosa aguda, de natureza viral e altamente contagiosa. “Em geral, a gripe entre jovens não representa um problema de saúde pública. Eles costumam perder um dia de estudo ou trabalho porque ficam de cama. No caso dos idosos, além do organismo ser mais vulnerável à gripe, eles podem sofrer complicações mais sérias, como a pneumonia”, avalia a coordenadora do Programa Municipal de Imunização do Recife, Elizabeth Azoubel.

Matérias Relacionadas
- Vigilância apreende queijo irregular no Mercado do Cordeiro
- Campanha de Vacinação do Idoso começa neste sábado
- Acolhimento na rede municipal de saúde é assunto de debate
- Especialista discute acolhimento na rede municipal de saúde
- Agentes de saúde e militares iniciam varredura contra a dengue
- PCR e Forças Armadas iniciam varredura contra dengue
- Vigilância Sanitária apreende produtos no Mercado de Afogados
- PCR realiza plantão de dengue no fim de semana e feriado
- Recife inicia pré-campanha contra a gripe
- Médicos e enfermeiros são capacitados sobre diagnóstico da dengue
- Secretaria de Saúde realiza palestra sobre dengue na Receita Federal
- Saúde capacita marinheiros contra a dengue nesta quarta (15)
- Integração entre saúde e instituições de ensino superior é discutida em seminário
- Seminário discute integração da Saúde com instituições de ensino superior
- Vigilância intensifica fiscalizações para a Páscoa
- Oficiais das Forças Armadas são capacitados para o combate à dengue
- Saúde capacita funcionários da Ceasa sobre prevenção à dengue
- Academia comemora Dia da Atividade Física em Boa Viagem
- Prefeito participa de varredura contra a dengue em San Martin
- PCR estimula a prática de Atividades Físicas


Enviar    Imprimir