Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

RECIFE REALIZA SEMANA MUNICIPAL DE COMBATE À DENGUE

O trabalho de combate à dengue é permanente na capital pernambucana, sendo realizado pelos agentes de saúde nas ações de rotina por meio do Programa de Saúde Ambiental (PSA), instituído em 2002 pelo município. Aproveitando a chegada do verão, a Prefeitura do Recife programou uma série de ações preventivas dentro da Semana Municipal de Combate à Dengue. O trabalho começa a partir desta segunda-feira (24), e se estende até a sexta-feira (28), com ênfase especial nas áreas de maior risco para proliferação do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da doença.

Em bairros como Várzea, Torrões, Nova Descoberta, Campo Grande, Alto Santa Terezinha, Dois Unidos, Passarinho, Brejo de Beberibe, Vasco da Gama, Pina, Cohab/Ibura, e Imbiribeira, serão realizados mutirões envolvendo os agentes comunitários e agentes de saúde ambiental. Eles farão visitas a casa para identificação e tratamento e/ou eliminação de possíveis focos do mosquito. Paralelo a isso, haverá mobilização nos mercados públicos, escolas e salas de espera de unidades de saúde a fim de orientar a população sobre as medidas individuais de controle para prevenir o aparecimento de criadouros.

Mais uma vez, todo o foco do trabalho da Prefeitura será na campanha “10 Minutinhos e Adeus, Dengue”, que o município desenvolve desde o ano passado, por meio da Secretaria de Saúde, abordando a importância de cada cidadão recifense reservar dez minutos por semana para fazer uma checagem nas suas residências, retirando todo o material que possa acumular água, tais como pneus, latas, baldes, pratos de plantas, copos descartáveis, cascas de ovo e até tampinhas de garrafas.

A Prefeitura atua constantemente no controle da dengue, por meio das inspeções domiciliares feitas diariamente pelos agentes de saúde, para identificação e eliminação de focos. A partir do monitoramento regular de infestação do mosquito, programamos uma série de ações durante toda esta semana. Como o número de notificações e casos confirmados de dengue tende a baixar neste período do ano, nosso objetivo de reduzir o número de criadouros de Aedes aegypti na cidade a partir de agora, antes das chuvas no início do ano, evitando assim o aumento de ocorrências de dengue em 2009. Com menos focos do mosquito, menores serão as chances de se adoecer pela dengue”, diz a secretária municipal de Saúde, Tereza Campos.

Todos os 961 agentes de saúde ambiental (ASA) estarão envolvidos nas ações de campo no Recife. O trabalho será reforçado com o apoio dos agentes comunitários de saúde, que aproveitarão as visitas diárias para conversar com os moradores e entregar material educativo sobre as medidas preventivas contra a doença. Especificamente na Mangueira e na Mustardinha, a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) estará integrada à Secretaria de Saúde na realização de mutirões de limpeza. Nos dois locais, a quarta-feira (26), será destinada à atividade educativa, com os agentes de saúde realizando visitas casa a casa para entregar sacos de lixo aos moradores e solicitar que juntem todos os entulhos existentes dentro das casas. O lixo será recolhido na quinta (27), pela Emlurb.

Na Várzea, além dos mutirões que serão realizados ao longo desta semana, os agentes aproveitarão o momento para recolher os ovos capturados pelas armadilhas instaladas no bairro (ovitrampas), um dos instrumentos usados pela Vigilância Ambiental do município para monitoramento de infestação do Aedes.

Matérias Relacionadas
- Rede de saúde do Recife conta com tratamento homeopático
- I Vídeo-debate sobre Aids reúne profissionais de saúde da PCR
- Órgão americano considera Academia da Cidade modelo no mundo
- Jovens dão orientações na Feira do Adolescente
- PCR promove 1º Vídeo-Debate Saúde Mental e Aids
- Feira do Adolescente movimenta Parque 13 de Maio
- Atividades da PCR marcam Dia Mundial do Diabetes
- 18.617 diabéticos são cadastrados no Saúde da Família do Recife
- Recife realiza atividades no Dia Mundial do Diabetes
- Feira de Saúde reúne mais de 300 crianças
- PCR apresenta experiência no controle de roedores
- Feira de Saúde do CAPSad René Ribeiro movimenta Afogados
- Prefeitura inaugura PSF no Casarão do Cordeiro
- Recife discute controle da leptospirose
- Teste do pezinho é importante para tratar doenças genéticas
- Academia da Cidade é opção gratuita para entrar em forma no verão
- Vigilância Sanitária alerta para consumo de alimentos na praia
- Guilherme Abath oferece terapia de automassagem
- Iasc promove I Semana da Saúde voltada para o trabalhador
- Prefeitura participa de campanha de prevenção a câncer de pele


Enviar    Imprimir