Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

PCR CAPACITA PROFISSIONAIS DO PSF PARA ENFRENTAMENTO DA SÍFILIS

Empregadas no tratamento da sífilis, substâncias como a penicilina podem causar manifestações alérgicas graves, como o choque anafilático. Por conta disso, a Prefeitura do Recife capacita 480 médicos e enfermeiros do Programa de Saúde da Família (PSF) para identificar, intervir e atender pacientes nesses casos. Os treinamentos começam nesta quarta (17), entre 8h30 e 11h30, e seguem até a sexta (19), sempre na Policlínica Lessa de Andrade (Estrada dos Remédios, 2416, Madalena). A iniciativa integra as ações para eliminação da sífilis no município. A abertura do evento ficará a cargo da secretária municipal de Saúde, Tereza Campos.

O objetivo da gestão é que o quadro funcional do PSF conheça as técnicas apropriadas para evitar danos causados pelo choque anafilático - reação alérgica intensa a um elemento e que pode causar dano cerebral, insuficiência renal e mesmo a morte.

Choques anafiláticos acontecem em menos de 1% dos usuários de penicilina. Mesmo assim, esperamos que todos os nossos profissionais estejam habilitados a proceder com eficiência e agilidade diante de uma ocorrência como essa, explicou a gerente de Atenção à Saúde da Mulher do Recife, Benita Spinelli. As capacitações darão suporte teórico-prático aos médicos e enfermeiros da assistência básica para que possamos cumprir a normatização do uso de penicilina benzatina no tratamento de casos de sífilis, reduzindo também os casos de sífilis congênita, destacou.

A medida facilitará ainda mais a aceitação e o cumprimento do processo por parte dos pacientes, já que o tratamento da doença poderá ser feito em qualquer PSF, sem a necessidade de encaminhamento para os centros de referência da rede municipal. As capacitações serão ministradas por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

No curso, os participantes aprenderão a identificar sintomas de choque anafilático - como sensação de desmaio, inchaços nos lábios, e pulsação acelerada, entre outros -, além de apreender os procedimentos corretos para reverter o quadro clínico do paciente durante uma crise do tipo. Durante as aulas, os profissionais aprenderão ainda a manusear os kits de emergência contendo itens como balão de oxigênio e medicamentos de urgência.

A integração das gerências de atenção à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, Epidemiologia e DST/Aids, além do Samu, tem fortalecido o enfrentamento da sífilis no Recife, principalmente do tipo congênito, transmitido pela mãe ao bebê durante a gestação. É extremamente preocupante que, em pleno século 21, ainda nasçam crianças com sífilis, doença histórica e milenar, de terapêutica eficiente e disponibilizada gratuitamente na rede de atenção básica, afirmou Tereza Campos. Estamos ampliando a capacidade de atendimento e qualificando profissionais da rede municipal, mas a população tem de fazer a sua parte, se conscientizando da necessidade de fazer o exame, prevenindo-se e, quando houver indicação, cumprindo todo o tratamento, completou.

Combate à sífilis - No Recife, entre janeiro e setembro deste ano, foram identificadas 186 ocorrências de sífilis congênita - transmitida pela mãe à criança durante a gravidez - e 46 casos em gestantes. Para minimizar a quantidade de registros e esclarecer a população sobre a necessidade de prevenção e tratamento, a Prefeitura do Recife promove atividades ao longo de todo o ano, com destaque para o mês de outubro, quando ocorre o Dia Nacional de Combate à Sífilis.

Saiba mais - A sífilis é uma doença causada pela bactéria Treponema pallidum, que pode ser transmitida por meio de relação sexual, uso de drogas injetáveis e de mãe para filho, durante a gravidez. Feridas que não doem no pênis, na vagina ou ânus e manchas pelo corpo parecidas com alergia, mas que não coçam, estão entre os principais sintomas. No entanto, não são todos os casos em que eles aparecem. Por isso, a Prefeitura do Recife reforça a importância do uso da camisinha, disponível em todas as unidades de saúde, para evitar a transmissão da doença, que, se não tratada, pode levar a problemas no coração, cérebro, fígado e ossos.

Matérias Relacionadas
- PCR capacita profissionais do PSF para enfrentamento da sífilis
- Espelhos ajudam no auto-exame para detecção de hanseníase
- Saúde recebe visita de técnicos de Cabo Verde
- Auto-exame ajuda a detectar precocemente a Hanseníase
- PCR alerta motociclistas quanto aos cuidados no trânsito neste fim de ano
- Vigilância Sanitária alerta para cuidados com a ceia natalina
- Profissionais de saúde do Recife participam de curso sobre kit
- Sexo seguro na terceira idade é foco de oficinas
- Saúde arma esquema especial para a Festa do Morro
- Jornada científica marca os 22 anos do CAPSad Eulâmpio Cordeiro
- Ministro fala sobre os desafios da saúde aos novos prefeitos na 53ª Reunião da FNP
- Projeto põe a Saúde da Mulher em foco
- CAPSad Eulâmpio Cordeiro comemora 22 anos com Jornada Científica
- Saúde da mulher em foco no bairro de Santo Amaro
- Mulheres idosas são alvo de oficinas sobre sexo seguro
- Unidade de Bromatologia e Química é inaugurada
- PCR entrega Unidade de Bromatologia e Química para a população
- Equipes de saúde conscientizam sobre Aids em Planeta dos Macacos
- Seminário discute HIV na Terceira Idade
- Campeonato de futebol contra filariose movimenta Campina do Barreto


Enviar    Imprimir