Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

PCR REALIZA EXAME DA FILARIOSE NA COLÔNIA PENAL

As reeducandas da Colônia Penal Feminina, no Engenho do Meio, irão receber a equipe do Programa de Saúde Ambiental da Prefeitura do Recife nesta quinta-feira à noite (04). O objetivo dessa visita é a realização da coleta de sangue para exame da microfilária, verme causador da filariose. Aproximadamente 535 detentas participarão da coleta. Dez agentes de saúde ambiental estarão presentes para realizar o procedimento. A iniciativa continua na segunda-feira (08) e depois nos dias 11 e 15. A coleta será feita das 22h à meia-noite, horário em que o parasita causador da doença circula nos vasos sangüíneos mais superficiais da pele, facilitando sua detecção.

As detentas da colônia também participarão de uma palestra, amanhã às 16h, sobre a importância do exame para filariose e os riscos da doença. “Nosso objetivo é conscientizar as reeducandas para que todas participem da coleta de sangue. Através da coleta, detectamos e tratamos os casos positivos”, explica Yara Barreto, gerente da Vigilância à Saúde do Distrito Sanitário IV do Recife. Em média, serão realizadas 150 coletas por dia, durante as quatro visitas. Caso o exame seja positivo, o município fornece a medicação que é ministrada pelo serviço de saúde da penitênciária. Os exames são realizados no Laboratório Municipal de Saúde e o resultado sai no prazo de cinco dias.

As ações contra a filariose não ficam restritas à Colônia Penal. Seis agentes da saúde ambiental do Recife também farão busca e eliminação de possíveis focos do Culex que forem encontrados no bairro do Engenho do Meio. Canais e galerias serão vistoriados, além das casas dos moradores da região. Durante todo o mês de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde oferecerá a coleta e exame todas às terças e quartas-feiras para os moradores do bairro. Na terça (09) e quarta-feira (10) da próxima semana, os moradores podem ir ao posto volante que será instalado na Igreja do Nazareno, localizada na rua Carlos de Brito. O PSF Engenho do Meio também oferece a coleta de segunda à quinta-feira, durante o ano todo, sempre a partir das 22h.

Números – Em 2007, cerca de 81.078 pessoas se submeteram ao exame da filariose em Recife. Desse total, 164 casos foram positivos. A meta da Organização Mundial de Saúde (OMS) é eliminar a doença até 2020 em todo o planeta. Para saber quais as unidades que realizam o teste em toda a cidade, basta a pessoa ligar para a Ouvidoria Municipal de Saúde (0800.281.1520). O serviço funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h. A ligação é gratuita.

Matérias Relacionadas
- PCR anuncia criação de Banco de Leite Humano na Bandeira Filho
- Recife reduz mortalidade infantil e atinge meta da ONU
- Prefeito prestigia posse da nova diretoria do IMIP
- PCR apresenta números da mortalidade infantil
- Recife intensifica vacinação contra rubéola
- PCR nomeia servidores aprovados em concursos
- Recife vacina contra rubéola neste sábado
- Creches ganham títulos de Ambientes Livres do Fumo
- Atendimento à população de rua será alvo de ações unificadas na PCR
- Creches municipais se tornam livres do fumo
- Profissionais da PCR discutem saúde da população em situação de rua
- Prefeitura e Conselho de Saúde capacitam conselheiros municipais
- PCR alerta crianças contra perigo das plantas tóxicas
- Conselheiros municipais são capacitados
- Universitários são vacinados contra rubéola
- Vacinação contra rubéola nos jogos do Santa Cruz e Náutico
- Centro médico de Casa Forte ganha nova sala de fisioterapia
- Experiência do Laboratório Municipal é apresentada em congresso
- Centro Médico Ermírio de Morais completa 10 anos
- PCR divulga cronograma de coleta da filariose


Enviar    Imprimir