Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

LULA LANÇA PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA NO RECIFE

O prefeito do Recife, João Paulo, participou na noite nesta quinta-feira (5), ao lado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do lançamento do Programa Saúde na Escola (PSE), que vai realizar ações de promoção e prevenção à saúde dentro do espaço escolar. Articulação entre os ministérios da Saúde e da Educação, a iniciativa visa ampliar as ações de saúde para alunos da rede pública de ensino de todo o Brasil, através das equipes de Saúde da Família. A assinatura da portaria que instituiu o programa ocorreu na Escola Estadual São Francisco de Assis, na Imbiribeira, primeira unidade escolar a ser beneficiada com a nova política, ao lado da Unidade de Saúde da Família (USF) Cafezópolis, pertencente à Prefeitura do Recife. A capital pernambucana é o primeiro município a ter o PSE implantado.

O prefeito, João Paulo, destacou a importância do novo programa para a população. É uma forma de melhorar as condições de vida dos estudantes, com atendimento preventivo de qualidade. Para nós, que priorizamos a saúde e a educação, é uma alegria termos um programa como esse na cidade. É uma prova de que o atuais governos federal, estadual e municipal têm feito uma verdadeira revolução social, através de uma política de inclusão, disse. Para implantação do programa no Recife, a Secretaria Municipal de Saúde e o Ministério da Saúde realizaram um diagnóstico inicial com estudantes do colégio no que se refere às condições de saúde bucal, nutrição e níveis de pressão arterial. O objetivo foi avaliar como anda a saúde dos jovens a fim de traçar as primeiras estratégias de ação dentro e fora da escola. 

Na parte bucal, foi mensurado o índice CPO-D (indicador de evolução da cárie) de 130 escolares aos 12 e 15 anos de idade. Pelo levantamento, constatou-se que, aos 12, o CPO-D foi de 1,6, enquanto que, aos 15, de 2,8. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o índice na primeira faixa etária deve ser igual ou menor que 1. Apesar de terem sido positivos, os resultados demandam ações odontológicas preventivas, tendo em vista que 70% do índice diz respeito a dentes cariados.  

Já na questão nutricional, foram avaliados outros 277 estudantes. Conforme os dados, 70% dos escolares apresentam um bom estado nutricional. Outros 21,9% estão com sobrepeso e 5,2%, obesos, enquanto que 3% apresentam baixo índice de massa corporal para a idade, o que revela um quadro de desnutrição e 3%, hipertensos. Além da USF Cafesópolis, o trabalho do Saúde na Escola no Recife contará com a participação do Programa Academia da Cidade da Prefeitura do Recife, que promove a prática de atividades físicas e a adoção de bons hábitos alimentares em espaços públicos requalificados. A idéia é promover ações preventivas envolvendo alimentação saudável, atividades físicas, educação sexual, prevenção ao uso de álcool, fumo e outras drogas e promoção da cultura de paz e das violências. 

Matérias Relacionadas
- Moradores de Beberibe beneficiados com ação de saúde
- PCR inicia trabalho preventivo na próxima semana
- Secretaria de Saúde realiza ações em Beberibe
- PCR discute aleitamento materno em simpósio
- PCR e Comitê avaliam serviços nas maternidades municipais
- Nova turma de Adolescentes Educadores em Saúde
- Últimos dias para se vacinar contra a Rubéola
- PCR realiza exame da filariose na Colônia Penal
- PCR anuncia criação de Banco de Leite Humano na Bandeira Filho
- Recife reduz mortalidade infantil e atinge meta da ONU
- Prefeito prestigia posse da nova diretoria do IMIP
- PCR apresenta números da mortalidade infantil
- Recife intensifica vacinação contra rubéola
- PCR nomeia servidores aprovados em concursos
- Recife vacina contra rubéola neste sábado
- Creches ganham títulos de Ambientes Livres do Fumo
- Atendimento à população de rua será alvo de ações unificadas na PCR
- Creches municipais se tornam livres do fumo
- Profissionais da PCR discutem saúde da população em situação de rua
- Prefeitura e Conselho de Saúde capacitam conselheiros municipais


Enviar    Imprimir